Por dentro da história

POR DENTRO DA HISTÓRIA: por dentro da história de Meu Rio PARTE II

EDIÇÃO DO DIA 16/11/2020

Apresentador: Olá olá família séries da Web, terceiro programa entrando no ar e o desejo de que tenhamos uma semana abençoadissima, com a permissão de Deus. E essa semana vamos continuar por aqui entrando por dentro da Historia de “Meu Rio” que se despede da gente na próxima semana. Com duas fases impactantes, repletos de historia e personagens marcantes. E para continuar guiando a gente, vamos receber mais uma vez por aqui, Lucas Serejo… o autor de Meuuuuuu Rio! Seja bem vindo de volta, Lucas!

    Lucas: Olá Cleiton, é um prazer está de volta ao programa.

Apresentador: Pra começar eu vou citar umas palavras desse personagem que falaremos hoje, que foi feita na apresentação dele na história.

CENA (extraída da novela MEU RIO )

  “Não tenho muitos amigos e nem namorada, claro quem vai querer ficar com um rapaz gordo e feio? Eu ultimamente só estou querendo que essa vida termine logo, para essa dor passar.”

Apresentador: O personagem é o Leonardo. Palavras forte né? Vemos ai que apesar dele sofrer Bullying, tem uma questão de aceitação também nesse inicio não é mesmo?

Lucas:  Sim, por causa do Bullying ele tem uma auto estima baixa. É comum vermos pessoas gordas com baixa auto estima, a sociedade quer que eles se aceitem, mas a própria sociedade não aceita.

Apresentador: Isso ai Lucas… e uma das características que vimos foi que ele é prestativo, vai a igreja e sem falar que é estudioso. Até por que  vamos combinar… estuda na UFRJ (risos) Só para descontrair… Mas apesar disso tudo, entra a questão do Bullying que infelizmente tem sido cada vez mais atual em nossa sociedade. Ele sofre isso desde criança, quando na escola alem da parte da exposição por gostar de uma colega, além de ser motivo de piada dos colegas que o expuseram, ainda vê uma reação horrível da menina que era a “crush” dele.

Lucas: Sim, as pessoas parecem ter uma aversão a pessoas fora do padrão. A gordofobia é isso, aversão ao corpo gordo, que muitas das vezes acaba negligenciando serviços para essa pessoas. Especialmente agora com a tendência Fitness, as pessoas fazem um discurso de saúde quando na verdade não é somente saúde quando falamos em gordofobia. Ele tem uma historia de sofrimento de Bullying e isso vai acabanado com ele. Por exemplo, dificilmente temos protagonistas gordos nas novelas. Sempre é magro e bombado.

Apresentador: Verdade… certos preconceitos existem, meio que indiretamente, mas existem. E essa cena Lucas:

CENA (extraída da novela MEU RIO )

BENEDITA – Ele sempre tá né, eu não tenho culpa se ele não tem amigos, namorada, ah deve ser por causa dessa bóia de gordura que tem na barriga, ou por causa dessa bochecha de buldogue? Ah não deve ser essa chatice insuportável que você tem, a feiura também, claro que você não tem com que gastar, é um solitário e sempre vai ser, sabe por que? Isso tudo não tem cura.

Apresentador: Pior do que tudo o que ele sofre, sempre sofreu. Ai entra a questão do que sofre dentro de casa.

Lucas: Sim, a gordofobia existe em todos os lugares e muita das vezes em casa é o pior lugar. As pessoas não percebem, que estão agindo assim, é sempre um “ta gordo, tem que emagrecer, ficaria mais bonito se emagrecesse” imagina uma criança, um adolescente tendo que escutar isso todos os dias dentro de sua casa.

Apresentador: Uma matéria que saiu no site: https://dpontanews.com.br/ em 10/09/2020 falando sobre gordofobia, fala sobre esse preconceito que pode afetar o psicológico e a saúde de quem sofre. No caso do Leonardo, ele vive rodeado por esse “mal” 24 horas. Por que onde esta é vitima desses ataques

Lucas: e é o que acontece no dia a dia de pessoas gordas. O interessante da história do Leonardo é que ela não é tão somente voltada para quem sofre Bullying. A história foi feita para que pessoas vejam o quanto as ações dela podem levar a consequências graves, conseguindo até destruir uma pessoa. É essa reflexão que espero que as pessoas entendam. A história trata disso, como as nossas ações afetam os outros e como as ações dos outros nos afetam, por isso temos que ter responsabilidade.

Apresentador: Sim, sim… Temos que ter essa responsabilidade. Uma pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em 2018, só no  Brasil cerca de 55,7% da população adulta tem excesso de peso e 19,8% são considerados obesos. E, infelizmente, muitas pessoas ainda sofrem preconceito e são julgadas pela forma do corpo e suas características físicas.

   Lucas: Sim, os espaços públicos e privados não são preparados para essas pessoas e é a maioria dos brasileiros.

Apresentador: Lucas, tem uma cena em Meu Rio, que mostra o Leonardo, depois de ficar constrangido ao derrubar o material de uma colega, ainda escuta dentro do banheiro diversos comentários preconceituosos sobre ele.  Essa cena, você se inspirou em algo? Ou se deparou com essa situação… muito forte a cena.

Lucas: Eu leio muitos relatos na internet de pessoas que sofrem por serem gordas, a cena em si não é baseada em alguém, mas de uma série de informações que foi lendo em grupos de discussões sobre o tema.   Mas várias situações que o Leonardo passa, eu digo que já passei também.

Apresentador: E fica claro que os próprios pensamentos dele o levam a ficar ainda pior, por realmente acreditar que ele é tudo isso que os outros dizem. E nos últimos capítulos temos visto mais um baque na vida do Leo (posso chamar assim né? (risos)

Ele se depara com a situação em que ele vê a menina que ele gosta esta em outra. Isso foi o motivo ou é um dos que o fez pesquisar e comprar remédios sem prescrição medica? Sem contar que o desespero o faz tomar vinagre

Lucas: Acredito que seja um conjunto. Para deixar de ser alvo de piadas e de conquistá-la, ele tentar se encaixar no que a sociedade quer para não se sentir excluído.

Apresentador: Preconceito é uma coisa tão ruim que o cara que pratica, as vezes não se liga na situação. Como o caso do dia em que o Leo desmaia na sala e um dos preconceituosos arruma uma maneira de praticar seus atos ate nesse momento quando diz que não precisa de ambulância e sim guincho. Que maldade

Lucas: Sim, todo o preconceito é ruim e está tão enraizado que as pessoas acham normal maltratar pessoas gordas. Meio que vou maltratar para ver se ela se toca e emagrece.

Apresentador: Contando com o capitulo de hoje, são 4 capítulos para você colocar um ponto final nessa história. Vamos nos emocionar ainda mais com o Leo?

Lucas: Sim, o Léo vai ate as ultimas consequências por causa do sofrimento que esta passando. Quando estava escrevendo não queria chegar nesse ponto, mas acho que é necessário pela mensagem que quero passar.

Apresentador:  Como leitor, o meu desejo é que ele supere toda essa barra. Como cidadão o desejo é que olhemos nossas atitudes a cada dia mais. E que tenhamos empatia.

Lucas: Sim falta no mundo empatia entre as pessoas.

Apresentador: Tem alguma coisa que queira acrescentar?

Lucas: Eu só quero chamar atenção para uma coisa. Quando falamos em gordofobia as pessoas acham que estamos vangloriando a obesidade. Não estamos fazendo isso, o que queremos é que haja respeito entre as pessoas gordas, que elas tenham respeitado os seus direitos e que sejam aceitas como são.

Apresentador: isso ai Lucas… seres humanos acima de tudo. Independente de cor, tamanho, forma física, sexo, tipo de cabelo, situação financeira.

Lucas: Precisam ser respeitados e acolhidos

Apresentador: Mano, quero mais uma vez te agradecer. Um bate papo super importante. Muito obrigado.

Lucas: eu que agradeço o espaço para falr de um tema muito importante.

Apresentador: Até a próxima!

Lucas: Até!

Apresentador: É Galera. Todo tipo de preconceito é crime. Nem todo tipo de brincadeira é sadia, E na semana que vem, teremos aqui novamente o Lucas! E dessa vez para um especial sobre a novela Meu Rio que sai de cena, na próxima semana. Será um programa bem legal, pra gente se despedir com chave de ouro desse sucesso aqui do Séries da Web. Maaaaas, até chegar ao ultimo capitulo vamos ver os acontecimentos dessa semana de Meu Rio, que estão imperdíveis.

 Hoje: Teodoro e Beatriz descobrem que Joana foi presa

Suzana e Beatriz são sequestradas

Leonardo é humilhado por Arthur no dia do seu aniversário.

Quarta: Leonardo tenta cometer suicídio

Maxwell volta a enxergar

Sexta (penúltimo capitulo): Maxwell pede desculpas a Lia

Anita, Ricardo, Marcelo e Teodoro vão ao Maranhão para tentar resgatar Suzana e Beatriz.

Apresentador: Eiiiiiiiita Não perca os últimos capitulo de Meu Rio, segunda, quarta e sexta feira, aqui no séries da Web. Mas, enquanto isso essa semana em Destinos Cruzados:

Antônio e Regina ficam surpresos com o reencontro

Diogo é preso pelos bandidos

Helena se aproxima de Marcos

Antônio e Regina se aproximam e discutem

Antônio quer se explicar

Regina descobre que Antônio e Bernardo se conhecem

Apresentador: Imperdíveis os capítulos dessa semana. Vamos acompanhar tudo de pertinho. E semana que vem a gente volta com mais um programa. Fiquem com Deus galera.

Eu sou Cleiton Barbosa e esse foi mais um por dentro da historia

 

 

 

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web