Em nome do filho

“Em Nome do Filho” – CAP 29 PENÚLTIMO CAPÍTULO

Roteiro de Telenovela Brasileira                 Capítulo 029

 

 

Uma novela de:

Wesley Alcântara

Cena 01. Mansão Amadeu/ Sala de estar/ Int./ Noite.

Continuação imediata da última cena do capítulo anterior. Estão na sala, de pé: Vitória, Heloísa, Miguel, Eneida e Eva.

Heloísa – Vem cá, você não vai dizer para ninguém o motivo dessa sua viagem? A gente já sabe que você só voltou, porque ficou sabendo da visita que a sua titia iria fazer a você.

Vitória (irônica) – O caminhão da família Buscapé enguiçou aí na porta, foi? Que tia? Eu descubro que tenho uma prima, agora vou descobrir que tenho uma tia?

Eva (gritando) – Heloísa está falando da sua tia Yvete.

Vitória (incompreensiva) – Que Yvete?

Yvete (voltando à sala) – Eu, querida sobrinha.

Vitória olha Yvete e fica muito espantada.

Eva – Yvete, onde é que você estava Yvete?

Yvete – Fui tomar água.

Miguel – Agora não tô entendendo nada. Aparece a ex-falsa noiva, a suposta prima e agora uma tia? É isso mesmo produção? Se isso daqui fosse uma novela, juraria que era obra do caduco do Wesley Alcântara. Mas como é vida real, alguém precisa me explicar direitinho essa situação.

Vitória (nervosa) – Eu não conheço essas pessoas.

Eneida – Chega de teatrinho Vitória. Acabou pra você, como dizem nos filmes: Game Over! Conta de uma vez por todas toda essa história. Esclarece esse passado e seja feliz.

Vitória fica muito tensa.

Yvete (a Miguel) – Há muitas coisas sobre o passado da minha sobrinha que você desconhece. Inclusive que o nome dela é Nameless.

Miguel (surpreso) – O que?

Yvete – Prepare-se, pois as emoções e revelações estão apenas começando.

Miguel fica muito surpreso e Vitória muito tensa.

Vitória (atônita) – É mentira…tenta entender meu filho, isso daqui é um complô que fizeram para denegrir a imagem da sua mãe.

Yvete – Não sejamos tão hipócritas Nameless. Mais cedo ou mais tarde o seu filho saberia desse seu passado imundo.

Miguel (nervoso) – Que diabos de passado é esse?

Vitória olha Eneida, que olha para Yvete, que olha para Heloísa.

Heloísa – Já que ninguém conta, deixa que eu mesma falo com todas as letras: Sua mãe, querido Miguel, foi na verdade, uma prostituta no passado. Foi num bordel em Vila Velha que ela conheceu o seu pai.

Miguel fica surpreso.

Yvete – A sua mãe usa um pseudônimo. Nameless, como era conhecida Vitória Lemos de Amadeu.

Miguel (abalado) – Isso é verdade mãe?

Vitória começa a chorar.

Vitória (chorando/ triste) – Merda, merda, merda! Eu nunca quis que isso acontecesse, mas a minha mãe me obrigou a fazer isso desde nova. Não foi fácil pra mim, eu nunca quis ser taxada de puta ou de rameira.

Miguel – E por que você nunca me disse isso? Por que escondeu essa história de mim?

Vitória – Porque eu não me orgulho nem um pouco de ter sido prostituta.

Miguel – É por isso que a Tia Pombinha, que aquela tal Dama viviam te pressionando. Elas sabiam desse seu passado sórdido. Eu tenho nojo de você Vitória. Aí precisou a sua tia vir lá de onde Judas perdeu as botas, para revelar, o que você achou que carregaria para o túmulo.

Vitória – Essa mulher não é minha tia.

Eva (espantada) – Como não, Vitória? A Yvete me contou tudo sobre a relação de vocês.

Vitória – Então você sabe pouco dela mesmo, ou melhor, ela te usou pra conseguir o que queria. Ela é manipuladora. Nem Yvete ela se chama. O nome dela é Catalina, Madame Catalina de Bresson.

Yvete fica tensa e Eva fica muito surpresa.

Corta para:

Cena 02. Bar Chegaí/ Salão Principal/ Int./ Noite.

O bar está vazio, Zé Diogo fecha a porta e começa a recolher as garrafas das mesas e leva até o balcão, onde Ondina está limpando.

Zé Diogo – É minha velha, consegui um bom dinheiro, vou vender o Chegaí.

Ondina (meio triste) – Vou sentir saudades desse bar, sabia? São mais de quinze anos atrás de balcão servindo os nossos amigos e fazendo os quitutes mais famosos da cidade.

Zé Diogo – Com o dinheiro da venda do Bar, poderemos comprar a nossa casa e nosso quiosque em Angra dos Reis. É melhor a gente ir para lá mesmo, não acha?

Ondina – Tem razão. É bem melhor irmos para outra cidade, viver outras experiências. Acho que esse ciclo tem que se encerrar.

Zé Diogo – Um ciclo se encerra, para que outro recomece, é a lei da vida.

Ondina começa a limpar a estufa de salgados e Zé pega uma vassoura e começa a varrer o bar.

Corta para:

Cena 03. Mansão Amadeu/ Sala de Estar/ Int./ Noite.

Continuação da cena 01.

Eva (surpresa) – Como assim ela não se chama Yvete?

Vitória começa a gargalhar.

Vitória – Como você é burra hein Eva. Até quando quer ser inteligente, você se deixa enganar fácil demais. Essa mulher velha aí, na verdade é uma cafetina. Ela era a minha cafetina. Madame Catalina de Bresson.

Eva (a Yvete) – Isso é verdade?

Yvete – Infelizmente é. Eu queria há muito tempo destruir com a vida da Vitória, e vi em você essa possibilidade. Eu sabia, muito antes, o plano que essa família estava armando e decidi esperar você chegar ao sanatório, porque eu sabia que lá, a sua sede de vingança seria bem grande e assim eu poderia pegar carona no seu plano e estar onde estou.

Eva (decepcionada) – Mas você disse que era minha amiga, que era solidária a minha sede de justiça.

Yvete – E sou.

Heloísa – Essa conversa tá me dando sono. Onde vamos dormir?

Miguel (a Heloísa) – Vai dormir na puta que te pariu. Bem longe de mim.

Eva – Você me usou Yvete. Assim como o Miguel, a Milena e a Vitória, você me usou. Você mentiu pra mim. Disse uma coisa, quando na verdade, o que você queria era completamente diferente.

Yvete – Tenta entender que eu…/

Eva (corta/gritando) – Que você passou por cima dos valores morais, em prol do seu bel prazer. Queria resolver o seu conflito, mas não teve capacidade para criar sua estratégia, aí pegou carona na dos outros. Você é uma fraca, uma medíocre.

Eneida – À uma hora dessas, vocês querem falar de valores morais? Uma foi prostituta, a outra cafetina, outro mentiu, a outra quer vingança. Acorda gente, ninguém aqui é perfeito. Vocês estão aí, a um tempão julgando os erros alheios, tentando apontar quem tem a maior falha, quando no fundo, vocês estão em pé de igualdade, um ao lado do outro no fundo do poço.

Todos se olham, e em seguida, abaixam a cabeça.

Eva – Eu vou embora. Mas saiba Miguel, amanhã eu volto pra resolver a questão do meu filho.

Yvete – Eva me perdoe.

Eva olha com desdém para Yvete.

Eva – Tá arrependida, ou esse é mais um disfarce, pra você debochar de mim mais tarde?

Yvete abaixa a cabeça e Eva sai da casa.

Vitória – Que noite turbulenta. Agora eu quero essa Heloísa e a Madame Catalina fora daqui. Fo-ra!

Yvete – Mas nós não temos para onde ir.

Vitória – Aguarde um momento.

Vitória vai até a cristaleira, pega um vaso nas mãos e retira dele um molho de chaves e uma nota de 50 reais.

Vitória (entregando a Yvete) – Toma, isso daqui é a chave da casa de uma amiga que está viajando. Fica no aterrado, pode ir.

Yvete – Só 50 reais?

Vitória – Dê-se por satisfeita. É o dinheiro do táxi. E faça o favor de nunca mais voltar a por os pés na minha casa. A relação que tínhamos no passado, ficou lá naquele bordel, quando eu decidi sair daquela vida e me casar com o Ângelo.

Heloísa – Você é uma peste Vitória.

Vitória – Saia daqui, antes que eu também acabe com a sua raça, sua cachorra de beira de estrada.

Yvete e Heloísa saem da casa. Vitória respira aliviada.

Eneida – Acho melhor eu ir dormir. Boa noite!

Eneida sobe as escadas. Miguel fica encarando Vitória.

Vitória – E você, vai ficar aí, feito um dois de paus, parado me olhando?

Miguel – Eu tenho repulsa de você, saber que minha mãe foi uma meretriz, uma rameira da pior espécie.

Vitória – Não julgue meus atos para conseguir dinheiro, o seu exemplo está aí, você enganou uma moça, acha isso pouco?

Miguel encara Vitória mais um pouco e sobe as escadas.

Corta para:

Cena 04. Apto/ Quarto/ Int./ Noite.

Fabrício está deitado dormindo. Eva chega devagar, retira toda a sua roupa, ficando apenas de calcinha e sutiã e se deita ao lado do marido.

Fabrício (sonolento) – Pra quem não iria demorar, até que você gostou de ficar na companhia do Clã Amadeu.

Eva – Que susto, Fabrício. Achei que você estava dormindo. Eu demorei um pouco sim, mas tô aqui, isso que importa.

Fabrício – Amanhã você já pode tomar posse na livraria. Quer que eu vá com você?

Eva – Não precisa, fique em casa e tente escrever mais um capítulo do seu livro. Eu vou sozinha, porque tenho que acertar as contas com uma pessoa antes.

Fabrício – Tá bem, só não arranje problemas.

Fabrício abraça Eva e volta a dormir. Close no olhar vingativo de Eva.

Corta para:

Cena 05. Cruzeiro Municipal/ Ext./ Noite-dia.

(Música “Uma História de Amor” – Fanzine). Transposição da noite para o dia, com imagens aéreas do cruzeiro da cidade.

Corta para:

Cena 06. Praça Central/ Ext./ Dia.

(Fad out trilha). A praça está com pouco movimento, apenas algumas pessoas passam pelo local. Eva está impaciente sentada em um banco. Ela olha para o relógio insistidas vezes, até que Heloísa aparece.

Heloísa – Desculpa a demora, mas é que tô num casebre longe.

Eva – Tudo bem. Você lembra-se do plano né?

Heloísa – É claro que sim.

Eva retira da bolsa um grande bolo de dólares e entrega a Heloísa, que rapidamente coloca em sua bolsa.

Eva – Depois disso, eu quero que você suma dessa cidade.

Heloísa – Eu trouxe pouca roupa na minha bolsa, pra Yvete não desconfiar que daqui eu fugirei.

Eva – Já pensou para qual país você vai?

Heloísa – Já, mas é segredo. Só garanto que ninguém me verá mais.

Eva olha para o relógio.

Eva – Então vamos, a livraria já deve estar em funcionamento.

Corta para:

Cena 07. Livraria Dom Casmurro/ Fachada/ Ext./ Dia.

Fluxo natural de pessoas circulando pela calçada. Na livraria um mostruário em vidro com diversos livros.

Corta para:

Cena 08. Livraria Dom Casmurro/ Sala de Lucas/ Interior/ dia.

Lucas e Tamara estão sentados à mesa conversando.

Lucas – Enfim chegou o grande dia. Hoje saberemos quem é a nova dona da livraria.

Tamara – A compradora é uma mulher?

Lucas – Sim, que não quis se identificar. Mas ela garantiu que hoje estará presente aqui, para ocupar o posto de nova dona da Dom Casmurro.

Tamara – Ainda bem que meu emprego tá seguro por pelo menos mais um ano.

Lucas – Na hora de vender eu pensei em tudo. Vocês não poderiam ficar desamparados.

Tamara – E você irá pra onde?

Lucas – É SEGREDO. Eu irei para o exterior, mas é segredo para qual país eu vou.

Tamara – Cheio de mistérios hein doutor Lucas.

Lucas e Tamara começam a rir.

Corta para:

Cena 09. Mansão Trajano/ Piscina/ Ext./ Dia.

Uma enorme piscina com várias cadeiras e mesas em sua volta. Diálogo da cena posterior.

Mafalda – A sua licença termina hoje, já pensou no que vai fazer?

Meg – Mafalda, o que eu fizer você me apoiará?

Mafalda – Ih, não tô gostando nada desse papo. Qual foi Meg? O que você pretende fazer dessa vez?

Corta para:

Cena 10. Mansão Trajano/ Sala de Jantar/ Int./ Dia.

Mafalda e Meg estão sentadas a mesa, tomando café da manhã.

Meg – A primeira coisa que eu vou fazer é deixar o cargo de prefeita. Aquilo não é pra mim, nunca foi. Quero que essa cidade cresça que seja governada por alguém que saiba administrar e que tenha o mínimo de sensibilidade com o povo carente.

Mafalda – Nisso eu apoio veemente, mas quais outras medidas você tomará?

Meg – Ainda não posso revelar. Um passo de cada vez. Hoje tem cessão na câmara dos vereadores, você vai comigo, pra me dar apoio?

Mafalda – Mas é lógico Meg. Você é minha irmã e, além do mais, tá fazendo a coisa certa. Eu te apoio e apoio essa sua atitude, que é admirável.

Meg pega na mão de Mafalda e acaricia.

Corta para:

Cena 11. Livraria Dom Casmurro/ Rua/ Ext./ Dia.

Um táxi para do lado oposto a livraria. Heloísa desce do carro e tira da bolsa um rádio fone.

Heloísa liga o rádio fone.

Heloísa (rádio) – Acho que cheguei, posso entrar?

O áudio é cortado. Heloísa desliga o rádio e coloca na bolsa. Ela coloca os óculos escuros e respira fundo.

Corta para:

Cena 12. Livraria Dom Casmurro/ Salão Principal/ Int./ Dia.

As prateleiras foram arrastadas para as laterais, próximo as paredes. No centro do salão, várias fileiras com cadeiras, onde a maioria dos funcionários da livraria estão sentados. Lucas está de pé à frente, ao lado dele, Tamara, muito impaciente.

Tamara (cochichando com Lucas) – Essa madame acha que nós temos o dia todo?

Lucas (tom baixo) – Calma Tamara, ela deve estar vindo aí.

Nesse instante Heloísa adentra a livraria.

Heloísa (a todos) – Bom dia desculpe-me o atraso, mas é que não conheço essa cidade direito.

Heloísa atravessa o salão e vai até Lucas, o cumprimenta com dois beijinhos.

Heloísa – Então essa é a Livraria Dom Casmurro?

Lucas – Essa é a sua livraria. Foi um prazer fazer negócio com a senhora e seus advogados.

Lucas entrega o molho de chaves a Heloísa. Nesse instante, todos olham surpresos para trás, principalmente Tamara, que olha com ar de reprovação. Close em um salto vermelho que está parado na porta, em seguida caminha perante as cadeiras, até chegar perto de Heloísa.

Revela-se que é Eva, com um vestido vermelho e cabelos soltos.

Heloísa entrega o molho de chaves na mão de Eva.

Eva (irônica) – Foi um prazer fazer negócio com você também, Lucas.

Tamara – O que essa drogada tá fazendo aqui?

Lucas – Mas a dona da livraria é essa…/

Eva – Essa morta de fome não tem dinheiro nem pra comprar um livro, quem dirá para comprar a livraria. A nova dona desse lugar sou eu, Eva Magalhães.

Lucas fica surpreso e Tamara fica muito assustada.

Eva (a Heloísa) – Obrigada por tudo, agora pode ir. Boa Viagem!

Eva abraça Heloísa, que sai em seguida.

Lucas – Fico feliz que você tenha dado a volta por cima.

Eva – Engano seu, eu não dei a volta por cima, foi você que deu a volta por baixo. Tá aí falido, sem nenhum tostão no bolso. Sua sorte foi que eu queria essa livraria, senão, nem dinheiro para a conta de luz daqui você teria. Agora faz um favor Lucas, some daqui. Já me vendeu, não tem mais o que fazer aqui.

Lucas – Entendo. Boa sorte!

Eva – Quem vai precisar de sorte é você. Eu sou milionária. Já você… Pelo que sei, tá afundado em dívidas.

Lucas sai da livraria cabisbaixo.

Eva (a todos) – Podem começar a arrumar esse local. A livraria volta a funcionar hoje.

Todos se levantam e começam a recolher as cadeiras e colocar as prateleiras no lugar.

Eva (a Tamara) – Venha até a minha sala, precisamos conversar.

Eva sobe as escadas. Téo se aproxima de Tamara.

Téo – O bicho pegou agora.

Tamara – A Eva não vai me destruir, tô te avisando, ela não vai me destruir.

Close em Tamara, com olhar fixo no horizonte.

Corta para:

Cena 13. Rodoviária/ Plataforma de desembarque/ Ext./ Dia.

Um ônibus para na plataforma 12 e começa a descer passageiros, entre eles: Edu e Malu. Que seguem de mãos dadas rodoviária a fora.

Corta para:

Cena 14. Livraria Dom Casmurro/ Sala de Eva/ ext./ Dia.

Eva está sentada em sua poltrona, com um embrulho azul em mãos. Pouco depois, Tamara chega.

Eva – Entre Tamara, precisamos conversar.

Tamara entra e se senta de frente para Eva.

Tamara (muito nervosa) – Eva eu queria te pedir… é… desculpas pelo que aconteceu.

Eva – Poupe suas palavras amorzinho. Essa fase já está superada. Não tenho problema quanto a cachorrada que você me fez. Acabou que eu paguei na mesma moeda, te dei uma surra daquelas, lembra?

Tamara fica cabisbaixa.

Eva – Claro que lembra né. Imagina, deve ter ficado com aqueles hematomas umas duas semanas. Aquilo roxo, inchado e muito, mas muito dolorido. Tadinha. Na próxima vez eu facilito pra você e só te bato do pescoço pra baixo.

Tamara arregala os olhos e Eva começa a rir.

Eva – Calma, é brincadeirinha. Olha só, pra mostrar que eu não guardo rancor ou mágoa da cafajestagem que você me aprontou, eu trouxe até um presentinho pra você.

Tamara (animada) – Presente? Pra mim?

Eva (entregando) – Sim, toma.

Tamara pega o embrulho, muito feliz e se levanta para abraçar Eva.

Eva – Sem contatos físicos, por favor!

Tamara volta a se sentar, sem graça.

Eva – Abra seu presente!

Tamara começa a abrir o embrulho, até que fica surpresa e em seguida, decepcionada.

Tamara – Tem certeza que é pra mim?

Eva (rude) – E você esperava que fosse o que? Algum perfume caro? Isso é pra você se colocar no seu devido lugar e perceber qual é o seu valor no mundo, é zero!

Tamara retira do embrulho a roupa de faxineira.

Tamara – Mas eu sou gerente dessa livraria.

Eva – Você era gerente até ontem. A partir de agora, você vai ser faxineira. Vai limpar o chão por onde eu passo. Vai ser mandada pelas vendedoras, pelos caixas, pela nova gerente e principalmente por mim.

Tamara – Isso é humilhação demais.

Eva – Isso não é nem a metade da humilhação que você me fez pagar, sua vaca. Agora chega de conversa fiada e vá colocar seu uniforme, que já vou dizer onde eu quero que você limpe.

Tamara começa a chorar.

Corta para:

Cena 15. Mansão Amadeu/ Sala de Estar/ Int./ Dia.

Milena está ninando Vitor, quando Miguel desce as escadas muito aflito.

Milena – Amor, que gritaria era aquela ontem?

Miguel – Você não sabe quem voltou.

Milena – Quem?

Miguel – A Eva. Ela voltou decidida a pegar o Vitor e destruir com a gente.

Milena fica assustada.

Milena – Jesus Maria José, e agora?

Miguel – Eu não sei tô acuado.

Milena – Precisamos fugir.

Miguel – Mas amanhã eu tenho que assinar a papelada e, assim, os 45 milhões de dólares entrarão na minha conta.

Milena – E se ela tentar algo hoje, se acionar a polícia?

Miguel – Eu vou tentar conversar com ela hoje à noite, vamos ver no que vai dar. Agora vou a rua tentar resolver umas coisas.

Miguel vai saindo, quando Vitória desce as escadas apressadamente.

Vitória – Espera meu filho, eu preciso falar com você.

Miguel (rude) – Eu não tenho nada pra conversar com você, sua piranha. Esqueça que sou seu filho.

Miguel sai e Vitória fica parada, pensativa.

Milena – Gente, que horror! O que deu nesse homem pra te tratar assim Vitória?

Vitória – Ele descobriu que eu fui prostituta antes de casar com o pai dele.

Milena fica surpresa.

Milena – Que babado bafônico. Então a rainha das relações éticas e morais, na verdade era uma falsa moralista? Como esse munda dá voltas hein.

Vitória – Não encha o meu saco. Você viu a Pombinha por aí?

Milena – Não. Mas procure!

Vitória fica possessa e sobe as escadas.

Corta para:

Cena 16. Flores/ Elevado/ Subúrbio/ Exterior/ Dia.

(Música “Aceita, paixão” – Péricles) Tomadas do bairro suburbano Elevado. Ônibus passando pelos pontos, camelôs ambulantes vendendo salgados e quinquilharias, periguetes circulando pelas ruas, em meio a carros antigos e velhos e motoboys. Close na fachada do Bar Chegaí, todo decorado em tijolinhos marrom, mesas e um grupo de pagode na calçada. Takes de inúmeras casas do bairro, todas de classe média baixa.

Corta para:

Cena 17. Casa de Edu/ Sala/ Int./ Dia.

Lucído está sentado no sofá, assistindo TV, quando a campainha toca. Ele se levanta e abre a porta. Edu pula direto nos braços de Lucído, muito feliz.

Edu – Vô, meu querido. Que saudades do senhor.

Lucído – Eu também meu amor, tô com muitas saudades suas.

Edu e Lucído entram, mas deixam a porta aberta.

Lucído – E como está o César?

Edu – Melhor impossível. Ele tá feliz, arrumou emprego, tá namorando uma gatona. Eu nunca vi o papai tão feliz.

Lucído – Eu quero ir um dia visita-lo.

Nesse instante Julieta vem da cozinha com uma batata nas mãos.

Julieta – O senhor quer batata frita ou…/

Julieta interrompe a própria fala quando vê Edu.

Julieta – Meu filho, nem acredito, você está aqui.

Edu olha sério para Julieta.

Julieta – Você tá cada dia mais lindo, vem cá dá um abraço na mãe, vem!

Julieta tenta abraçar Edu, que se esquiva.

Julieta (triste) – Que isso meu filho? Já sei, seu pai, aquele imbecil, fez a sua cabeça, não foi?

Edu – Tira o meu pai da jogada. A única manipuladora aqui é você.

Lucído – Para com isso Edu, pega leve com a sua mãe.

Julieta – Eu não estou entendendo aonde você quer chegar e mesmo assim não estou gostando nada.

Edu (sério) – Que história é essa de ter trocado o bebê da Fernanda na maternidade?

Julieta fica visivelmente incomodada e Lucído surpreso.

Lucído – Eu ouvi bem?

Edu – Ouviu. A minha mãe exigiu que a Fernanda se separasse do meu pai, e para isso ela usou uma tal troca de bebês que ela fez no passado, indicando que a Malu não é filha legítima da Fernanda.

Lucído (bravo) – Você teve o despudor de fazer isso?

Julieta – Quem te contou isso, Carlos Eduardo?

Nesse instante Malu adentra a sala.

Malu (convicta) – Fui eu!

Julieta (raiva) – Mas eu sabia que tinha dedo dessa diaba. Então foi ela que fez a sua cabeça, Edu?

Edu – Agora não adianta saber quem foi e quem não foi. O que eu vim resolver é essa história da troca de bebês. Fala de uma vez, onde está a filha legítima da Fernanda, ou eu…/

Julieta (corta) – Ou você o que?

Edu (triste) – Ou eu terei que chegar as últimas consequências e te entregar para a polícia. Diz aí, o que você escolhe?

Edu olha com raiva para Julieta.

Corta para:

Cena 18. Casa desconhecida/ Sala/ Int./ Dia.

Yvete está se levantando do sofá, meio sonolenta, quando encontra um bilhete em cima de uma mesa toda empoeirada.

Yvete pega o bilhete.

Yvete (lendo) – “Desculpa, mas eu não vou ficar e afundar com você. Ganhei uma grana preta e estou indo embora do Brasil. Quero esquecer que esse país existe, e principalmente, as pessoas que conheci nele. Até nunca mais. Um beijo, Heloísa Ambrósio!”.

Yvete tem um acesso de fúria e começa a rasgar o bilhete.

Yvete (com ódio) – Como eu fui idiota de acreditar naquela garota mimada. Nunca mais tira alguém do sufoco em Volta Redonda. Que ódio!

Yvete vira a mesa empoeirada pelo chão afora.

Yvete – Mas isso não vai ficar assim. Agora vou dar minha cartada final. Xeque-mate!

Yvete pega o celular e começa a discar.

Yvete (ao cel.) – Alô… Sou eu! Agora precisamos agilizar a parte final do plano, pode ser? Amanhã, meio dia!

Yvete desliga o celular, com semblante de mais satisfeita.

Corta para:

Cena 19. Casa de Edu/ Sala/ Int./ Dia.

Continuação da cena 17.

Edu – E aí mãe, prefere falar aqui, ou na delegacia?

Julieta – Você não teria coragem de denunciar a sua própria mãe.

Edu – Eu não teria coragem de fazer uma cafajestagem dessas com uma pessoa. Você modificou o curso da vida de pelo menos quatro pessoas.

Julieta começa a rir.

Malu (horrorizada) – Essa mulher é um monstro, meu Deus.

Lucído – Como você pode ser tão fria?

Julieta – A Fernanda, essa sem sal da Malu e você Edu, são um bando de idiotas. Acreditam piamente em tudo que falam. Essa história da troca de bebês é mentira, foi à única forma que eu encontrei para separar a Fernanda e o César.

Edu (chocado) – Então quer dizer que você brincou com a vida das duas?

Julieta – Brinquei porque elas se deixaram ser brincadas. Bastava fazer um exame de DNA que tudo se resolveria. Hello gente, estamos em pleno século 21.

Lucído – Eu não estou acreditando no que acabei de ouvir. Como assim, você inventa uma mentira num grau desses para tentar segurar o seu falido casamento?

Malu – A Julieta não tem coração. Faz gato e sapato das pessoas. Só pensa no próprio umbigo.

Edu – Você é um ser humano vil e abjeto. Eu tenho horror a você.

Julieta (triste) – Não faça isso comigo, filho.

Edu – Desculpa vô, mas nessa casa eu não piso mais.

Edu dá um abraço em Lucído e sai com Malu. Julieta se ajoelha no chão e começa a chorar.

Lucído – Tá vendo no que aconteceu com você? E foi pouco, muito pouco. Você merecia era estar presa. Enjaulada e longe do convívio com a sociedade.

Lucído sai da sala e Julieta fica ajoelhada, chorando e rezando.

Corta para:

Cena 20. Livraria Dom Casmurro/ Hall da Presidência/ Int./ Dia.

Tamara está ajoelhada terminando de lustrar o chão, quando Eva sai de sua sala, com um copo de suco de uvas na mão.

Eva – Esse chão tá sujíssimo, pode limpar mais!

Tamara – Acabei de lustras, pode olhar. Dá até pra almoçar nesse chão. Passei álcool, desinfetante e cera. Tá limpo e cheiroso.

Eva deixa o copo cair no chão, derramando o suco e caindo cacos de vidro por todo lado.

Eva – Agora ele está sujo. Trate de limpar muito bem isso daqui. Vou dar uma saidinha, mas volto já!

Eva sai e Tamara começa a limpar o chão, com muita raiva.

Corta para:

Cena 21. Mansão Trajano/ Quarto de Meg/ Int./ Dia.

Meg está penteando o cabelo e se olhando no espelho, pensativa.

***Insert do Flashback da cena 02. Do capítulo 25***

Mansão Trajano/ Quarto de Álvaro e Meg/ Int./ Dia.

Meg e Álvaro estão conversando, uma semi discussão.

Álvaro – Aí eu já sei, você foi para a vida fácil. Foi ganhar dinheiro debaixo dos machos, não é?

Meg – Fui, fui mesmo e não me arrependo. O dinheiro foi importante pra eu ser a Meg Trajano de hoje.

Álvaro – Que Meg? Hein, que Meg? A Meg que rouba e destrói a cidade? A Meg fútil, que passou todos esses anos mais interessada no preço do delineador do que com a renda bruta que girava em torno do município? Você tornou-se um nada, um ser dispensável.

***Fim do Insert do Flashback***

 

Meg começa a chorar, alguém bate a porta. Meg seca as lágrimas.

Meg – Pode entrar.

Mafalda entra.

Mafalda – Tá pronta? Tá quase na hora.

Meg (triste) – Pronta eu nunca vou estar, mas acho que é um mal necessário.

Mafalda – Então vamos.

Mafalda e Meg saem do quarto.

Corta para:

Cena 22. Delegacia/ Gabinete da delegada/ Int./ Dia.

Uma mulher morena está sentada atrás da única mesa da sala. Pouco depois, um policial entra.

Policial – Dona delegada tem uma moça querendo falar com a senhora.

Delegada – Manda entrar.

Segundos depois, Eva adentra a sala.

Eva – Boa tarde.

Delegada – Sente-se.

Eva se senta.

Eva – Eu sou Eva Magalhães.

Delegada – Prazer Eva, eu sou Isa Nota, a nova delegada dessa cidade. Mas o que te traz aqui?

Eva – Eu não posso explicar muito, ainda. Mas eu queria que vocês me acompanhassem hoje num caso.

Isa – Como assim?

Eva – Tem uma família dessa cidade que cometeu um delito gravíssimo e eu não tenho como provar, mas se vocês vierem hoje até o local e colocarem uma escuta em mim, enquanto eu tento tirar a confissão deles, garanto que será mais fácil.

Isa – Eu não costumo fazer esse tipo de trabalho, mas hoje vou abrir uma exceção, mesmo achando que eles não vão confessar nada.

Eva – a história é a seguinte…/

O áudio é cortado, mas Eva continua conversando com a delegada Isa.

Corta para:

Cena 23. Mansão Amadeu/ Escritório/ Int./ dia.

Miguel e Edi estão sentados conversando.

Miguel – Quem é o senhor?

Edi – Sou Ediseu Santos, o advogado que você contratou.

Miguel – Mas eu esperava o senhor amanhã, junto com toda a equipe do meu pai.

Edi – Eu trago notícias boas.

Miguel – E quais são?

Edi – Eu consegui fazer uma manobra jurídica e o juiz me concedeu uma documentação, na qual eu já passei todo o dinheiro da herança do seu pai para a sua conta na Suíça.

Miguel sorri.

Miguel – Então quer dizer que eu já posso gastar meu dinheiro?

Edi – Claro que pode. Só que está num paraíso fiscal né.

Miguel – Então eu vou arrumar minhas malas e partir desse país.

Edi – Mas e a empresa?

Miguel – Dane-se a empresa. Com 45 milhões de dólares, eu quero é curtir a minha vida.

Edi – E vai sozinho?

Miguel – E você tem alguma dúvida? Eu usei a Eva, a Ana Rosa, a Milena e a minha mãe. Agora, no bom e velho português, quero que todas elas se fodam de verde e amarelo. Que moram miseráveis nesse país tupiniquim.

Edi – Nossa quanta revolta!

Miguel – O mundo é dos espertos. Mas eu não serei covarde de fugir. Hoje mesmo eu avisarei a essas quatro idiotas que elas se deram mal ao confiar em mim.

Miguel começa a rir.

Corta para:

Cena 24. Câmara dos Vereadores/ Sala de Cessão/ Int./ Dia.

Todos os vereadores estão sentados a uma enorme mesa, atrás deles estão vários moradores da cidade, sentados em bancos.

Presidente da Câmara – Hoje recebemos a visita da prefeita Meg Trajano, que pediu cinco minutos do nosso tempo para falar com nós vereadores e com a população.

Meg se levanta e vai até o centro, onde pega o microfone.

Meg – Boa noite vereadores, Boa noite caros habitantes de Flores. Bom, não foi fácil estar aqui hoje. Eu estive em uma licença médica, com uma quase depressão, mas quero avisar-lhes de que o meu objetivo de estar aqui hoje era maior do que tudo.

Meg para e respira fundo.

Meg – A boa da verdade é que eu estou desistindo do cargo de prefeita.

Todos ficam surpresos e começa um tititi.

Meg – Eu não tenho condições física, espiritual e administrativa para ficar a frente de um cargo de extrema importância. Não posso brincar mais de conduzir a cidade, como quem conduz um jogo de tabuleiro. Espero que vocês aceitem bem a minha decisão e desejo um ótimo futuro a cidade.

Todos se levantam e aplaudem Meg, que sai chorosa e abraça Mafalda.

Corta para:

Cena 25. Cruzeiro Municipal/ Ext./ Dia-noite.

Transposição do dia para a noite.

Corta para:

Cena 26. Mansão Amadeu/ Jardim/ Ext./ Noite.

Eva e Isa estão dentro de um carro.

Isa – Eu vou ficar aqui. Os policiais já cercaram a mansão. Agora só resta você tentar tirar essa confissão. Já estou na cola dessa família a um bom tempo.

Eva – Tudo vai dar certo, aguarde!

Eva sai do carro e se encaminha até a entrada.

Corta para:

Cena 27. Mansão Amadeu/ Sala de Estar/ Int./ Noite.

Ana Rosa, Milena, Tia Pombinha, Vitória e Eneida estão na sala, conversando.

Ana Rosa – O que serás que o Miguel quer tanto conversar com a gente?

Milena – Não vejo motivos para você participar dessa reunião. Nem nada da família você é.

Nesse instante Eva entra.

Vitória – Não sabe usar a campainha não?

Eva – Eu quero falar com o Miguel, cadê aquele salafrário?

Tia Pombinha – Vai ter que entrar na fila. Tem muita gente pra conversar com ele.

Eva – Quer dizer que agora tem senha pra falar com o bandido?

Nesse instante Miguel desce as escadas.

Miguel fica surpreso ao ver Eva.

Miguel (a Eva) – Que bom que está aqui, quero falar com você.

Milena – E a gente, Miguel? Estamos aqui a um tempão querendo saber que história é essa.

Miguel – Quero que Milena, Ana Rosa, minha mãe e Eva, me acompanhem até o escritório.

Miguel, Milena, Ana Rosa e Eva vão se encaminhando para o escritório.

Vitória – Tô sentindo cheiro de cilada.

Tia Pombinha – Por falar em cilada, Gaivota acabou de pousar na cidade.

Vitória – Amanhã sem falta quero essa mulherzinha aqui, ok?

Tia Pombinha – Ok!

Vitória vai em direção ao escritório.

Corta para:

Cena 28. Mansão Amadeu/ Escritório/ Int./ Dia.

Miguel, Ana Rosa, Eva, Milena e Vitória estão de pé se olhando. Clima tenso. Todas as mulheres estão de bolsa a tira colo.

Miguel – Eu queria reunir todas as mulheres que me amaram.

Milena – Que amaram, não. Que amam. Ao menos eu te amo.

Miguel – Eu queria olha na cara de cada uma de vocês e poder debochar e dizer o quanto vocês foram idiotas, presunçosas e incompetentes.

Todas ficam surpresas.

Miguel (a Ana Rosa) – Você provou que não é nada confiável. Traiu a sua melhor amiga por causa de sexo. Mostrou que é uma piranha, que eu pegava fácil a hora que queria. Eu tenho nojo de você Ana Rosa.

Ana Rosa – Seu ordinário, você me paga.

Miguel (a Milena) – Quantos chifres, patadas e mentiras eu passei pra você. Olha, se existe alguma pessoa mais tola que você, eu não conheci. É chata, pegajosa e sozinha na vida. Aceitou o casamento todo, as migalhas que eu te dei. Você não tem amor próprio, não tem senso do ridículo. Vai morrer sozinha, sem ninguém. Eu tô pulando fora do barco.

Milena começa a chorar.

Miguel (a Vitória) – E você? Sua falsa manca, falsa moralista, falsa mãe. Uma puta de cabaré. Merece a solidão também. Eu tenho nojo, uma enorme repulsa dessa sua cara de bacon estragado. Quero que você fique pobre, que vire mendiga e que coma o pão que o diabo amassou.

Vitória engole a seco.

Miguel (a Eva) – E sobrou você. Imbecil, tosca e sem vida. Cada momento ao seu lado era um tormento. Você é repugnante e ingênua demais. Se entregou a qualquer homem, e sabe o nome disso? Carência. É uma puta como qualquer outra aqui. Tá sem filho, sem o amor da sua vida e tentando tramar uma vingança tosca e incoerente.

Eva dá um tapa na cara de Miguel.

Miguel – Eu trouxe vocês aqui, pra dizer tudo que eu sinto de vocês e dizer também que vocês não passam de um monte de estrume com roupa de grife. É uma etiqueta cara numa peça vagabunda. O dinheiro da minha herança já está comigo e eu estou partindo dessa cidade pra nunca mais voltar. Obrigado por me ajudarem, suas idiotas.

Miguel vira de costas para sair do escritório.

Corta rápido para a sala.

Eneida está sentada no sofá lixando as unhas, quando ouve barulho de um tiro, vindo do escritório. Ela corre até lá e abre a porta.

Corta para: Escritório.

Eneida abre a porta e fica em estado de choque.

Eneida (gritando/ chocada) – Morreu.

Ouve-se mais um barulho de tiro.

Corta para:

FIM

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