EntrevistasMelhores do Ano

Entrevista- Wesley Alcântara: “Personagens marcantes, são aqueles que te fazem lembrar a trama”

Entrevista com Wesley Alcântara que concorre na premiação como melhor autor por sua web série Jovens Tardes e que atualmente está no ar com a web novela “ Em Nome Do Filho”.

 

Olá Wesley, primeiramente obrigado pela disponibilidade em conceder essa entrevista, que visa mostrar um pouco mais sobre os autores do Portal Séries de Web. E vamos as perguntas.

 

Entrevista realizada por Victor Morais.

 

1- Wesley, como surgiu a ideia para a web série Jovens Tardes que foi postada recentemente? Como costuma se inspirar para criar suas histórias?

 

Wesley:  A ideia surgiu através de uma antiga sinopse minha, intitulada “Circuito Mortal”, que continha alguns personagens e histórias que trouxe para Jovens Tardes. Para novela, eu achei o tema muito curto e logo criaria uma barriga, já que tem ares de romance policial, então por isso resolvi mexer na sinopse e assim surgiu Jovens.
Para criar minhas histórias, eu costumo ler compulsivamente. Às vezes leio mais de 10 livros num único mês e aí as ideias vão surgindo. Eu não copio, nem adapto livros em minhas obras, eles são fontes de inspiração para que eu crie minhas produções.

 

2- Alguns personagens na dramaturgia podem ser definidos como “marcantes” por diversas razões. Pra você o que são personagens marcantes? Acha que em “ Jovens Tardes” pode ter algum personagem marcante para a dramaturgia do nosso portal?

 

Wesley: Personagens marcantes, são aqueles que te fazem lembrar a trama. Um exemplo bom de personagem marcante, é aquele que você não lembra o título da novela, mas lembra do personagem, fazendo essa ponte entre a trama. Jovens na minha opinião, tem dois personagens marcantes sim: Bela Acioli e Marechal. Às vezes você pode não se lembrar de toda a trama, mas com certeza lembra-se de casal anti-romântico.

 

3- Ainda me referindo a personagens, em “ Jovens Tardes” qual foi o que mais gostou de escrever?Qual lhe dava mais prazer na hora em que aparecia? E no lado oposto? Ouve algum personagem que não gostou de ter escrito?

 

Wesley:  Inúmeros personagens me deram prazer na escrita, tanto é, que aumentei suas cenas e falas. A Bela Acioli, sem dúvida era a personagem que eu mais gostava de escrever, talvez pelo seu jeito único e marcante. Já a personagem que mais me divertia, sem dúvidas, ficou a cargo do Murilo, que criava inúmeras situações engraçadas, assim como, a Ância, que pra mim tinha as melhores frases de efeito e com isso, conquistava uma personalidade extravagante.
Já outros personagens, eu não tenho do que me queixar, talvez eu não tenha sabido usar corretamente a Carmita e a Fufu, isso me deixou triste, pois era difícil encaixá-las em algumas cenas, elas sem dúvida me deram mais trabalho na hora da construção dos capítulos.

 

4- Como você descobriu o portal Séries de Web? Porque achou que ele seria um site adequado para postar a sua web série? Algo nele lhe atraiu?

 

Wesley:  Eu descobri numa pesquisa no GOOGLE, pois estava com muita vontade de publicar a minha obra. Eu entrei no site e me simpatizei de cara, mas levei algumas semanas para entrar em contato. E essa empatia e a recepção que tive, me fizeram acreditar e fazer parte dessa equipe maravilhosa.

 

5- Muitos autores postam suas obras quando elas já estão concluídas ou mesmo quando já foram postadas em outros sites, esse é o caso de “ Jovens Tardes”? Acha esse método melhor do que ir postando ao mesmo tempo que escreve?

 

Wesley:  Quando iniciei a postagem de JOVENS, ela já estava totalmente concluída, o que me deu uma estabilidade maior. Eu prefiro ter uma frente de capítulos já escrita, não gosto de obra fechada, pois algum personagem ou trama pode não agradar e você ainda tem como reverter a situação.

 

6- O que achou da repercussão de sua série no portal? Acha que foi bem aceita ou poderia ter tido mais comentários?

 

Wesley: Achei interessante a repercussão, recebi muitos elogios e em alguns casos, pessoas me pediram uma segunda temporada (tô pensando nisso para o fim de 2015). Mas eu gosto dos comentários, gosto de falar o que vai acontecer com os personagens, eu só espero que daqui pra frente, a repercussão seja ainda maior.

 

7- Ambição, cobiça, disputas…Quais são os temas que acha indispensáveis em uma série/novela? Com quais temas gosta de trabalhar?

 

Wesley: Novela que se preze, pega pelo drama, mesmo que seja em sua quase totalidade comédia. Pra mim não existe receita, mas o drama, que inclui: ambição, vilania, romances avassaladores, esses sim são os ingredientes para uma boa novela. Eu sempre vou trazer isso em minhas histórias, SEMPRE!

 

8- Em Jovens Tardes você abordou um tema até então não explorado no portal, ligado a religiosidade. Acha importante abordar “ religião”? Para quem não leu “ Jovens Tardes”, como foi abordado isso?

 

Wesley: Dizem que Política, Futebol e Religião não se discutem. Eu concordo, pois quem discute é ignorante, mas esses temas devem sim ser abordados. E através do seu ponto de vista, trazer uma reflexão diferenciada das que estamos acostumados a ver por aí. Eu não levantei bandeira sobre determinada religião, até porque não gosto de criar polêmicas, mas eu expus algo muito comum em algumas religiões evangélicas: O curso de preparação para o casamento. Abordei esse tema através das personagens Maria Marta e Giulio. Eles eram namorados, evangélicos e felizes, com o noivado, o pastor da igreja deles sugeriu que eles fizessem esse curso de preparação para o casamento. Dentro desse tema, eu explorei a dúvida entre o casal, abordei como é a vida de quem frequenta o Núcleo MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas). Eu não inovei, eu apenas apresentei o meu ponto de vista sobre esse tema, talvez o meu diferencial tenha sido, que eu não dei minha opinião se aprovo ou reprovo esse tipo de curso, eu apenas levei aos leitores, para que eles fizessem esse questionamento e trouxessem até mim suas opiniões.

 

9- Em que autores se inspira? Procura se basear muito neles ou gosta mais de se definir por um estilo próprio?

 

Wesley:  Eu não me inspiro em um autor, mas claro, a gente acaba levando um pouco do que assiste, do que lê, para nossa construção. Eu gosto muito do Gilberto Braga, da Maria Adelaide Amaral e do João Emanuel Carneiro, acho que eles são minhas fontes. Mas é claro, que eu como autor, faço a minha obra, para que tenha a minha marca e a minha originalidade. Busco o frescor da minha mente para criar os entrechos.

 

10- Percebemos que voltou ao portal com a web-novela “ Em Nome Do Filho”, poderia falar um pouco sobre ela? Talvez muitas pessoas que estejam lendo a entrevista podem se interessar pela trama.

 

Wesley:  Em Nome do Filho, como o título sugere, vai falar sobre um filho. Para receber uma herança milionária, Miguel acaba se aproximando e seduzindo Eva, para ter um filho com ela e depois roubá-lo de seus braços. Miguel e casado com a socialite Milena, que é frustrada por ser estéril e vive aceitando as traições do marido. Paralelo a isso, tem a mãe do Miguel, Vitória Amadeu, uma mulher fria, calculista e que não mede esforços para ter o que quer, mas esconde muitos segredos do passado. O restante eu não vou contar, mas tem muitos personagens carismáticos. Leiam “Em Nome do Filho.”

 

11- Dessas duas obras que foram postadas aqui no site ( Jovens Tardes e Em Nome Do Filho) tem uma predileta? Se sim, nos conte o porquê.

 

Wesley: A predileta é sempre aquela pela qual estamos envolvidos, e pra mim, Em nome do Filho é mais profunda, aborda mais temas e tem muitos segredos capciosos sendo revelados. Sem falsa modéstia, é uma trama completa: Romance, Suspense, Vingança, Comédia, Ambição e muito mais.

 

12- Depois de “ Em Nome Do Filho” ainda pretende postar outras tramas para o Séries de Web?

 

Wesley:  Sim. Já estou trabalhando nos capítulos da próxima. Só posso adiantar que será uma série polêmica e que volta ao mundo das Religiões. Aguardem!

 

13- Você foi indicado no prêmio ” Melhores do Portal” como melhor autor por Jovens Tardes e pela série em si. Como se sentiu ao ver a indicação? Ficou feliz?

 

Wesley: Eu não vi a indicação. Às vezes entro no Portal tão rapidamente e olho apenas as novelas e séries. Mas com essa notícia eu fico muito feliz, pois vejo que meu trabalho está sendo reconhecido. É uma honra!

 

14- Você acha que merece ganhar nas categorias em que foi indicado? Se sim, relate o porquê. E ainda queria saber se lê alguma outra série que está concorrendo com ” Jovens Tardes”.

 

Wesley:  Eu ainda não vi quais séries estão na disputa, mas posso reforçar que elas também merecem o prêmio, e mais válido que o prêmio, já é a indicação, provando que de fato nossas obras não passaram batidas e contribuíram para o entretenimento de centenas de leitores. 

Victor Morais

Escrevi as webs novelas Beira-Mar e Filho Amado que foram publicadas no portal. Atualmente escrevo " Ser Humano", que se passa nos anos 80 e trata da relação complicada entre mãe e filha. Drama, emoções, cotidiano, conflitos familiares...Esse é o meu estilo.

Acompanhe também:
Twitter

Victor Morais

Escrevi as webs novelas Beira-Mar e Filho Amado que foram publicadas no portal. Atualmente escrevo " Ser Humano", que se passa nos anos 80 e trata da relação complicada entre mãe e filha. Drama, emoções, cotidiano, conflitos familiares...Esse é o meu estilo.

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web