Ser Humano

Ser Humano- Capítulo 18.

Ser Humano.

Capítulo 18.

Cena 01- Clube O Bicho&Eu/ Dia.

Fausto faz um curativo em um cachorro: Pronto, já podem levar ele de volta pra casa da dona. Mas quantos animais acidentados por aqui…Falta de responsabilidade do dono, na maioria das vezes- Diz, aos enfermeiros.

Maísa aparece por trás dele: Adivinha quem é?

Fausto se vira: FILHA! QUE SURPRESA ÓTIMA!- Ele lhe dá um beijo na testa- Finalmente veio conhecer o lugar onde eu trabalho!

Maísa sorri: Sim, arranjei um pretexto qualquer pra isso, tava na rua e quase fui atropelada- Ela mostra o joelho- Poderia fazer um curativo na sua filha predileta? Eu sei que eu não sou um bicho mas…

Um pouco depois…

Fausto termina o curativo: Prontinho, mas ainda não entendi esse atropelamento, cê tava perseguindo quem?

Maísa se levanta: Ninguém, papai, esquece isso e me leva pra…- Ela começa a tossir- Ai…Agora resolvi tossir em pleno verão, tosse seca ainda, que irrita a garganta- Ela tem uma crise.

Fausto se preocupa: Filha, tá tudo bem mesmo?- Ele vai até o bebedouro e pega água- Bebe isso…Que estranho, tendo tosse nessa época…

Maísa bebe tudo: Nada demais, é algo que tá irritando a minha garganta- A tosse para- Ufa! Bem, vamos conhecer os animais que tem aqui? É a primeira vez que ouço falar de um clube com animais, serve pra quê?

Fausto explica: A gente cuida de animais doentes, ou que foram abandonados, é uma associação de biólogos, e o espaço aqui comporta todos os habitats! Quando os animais se recuperam, mandamos de volta pra natureza, ou pros donos dele…Venha, vamos conhecer alguns- Eles saem da salinha.

Já no final do passeio…

Fausto aparece com uma arara no ombro: Olha essa daqui, uma ararinha azul, super rara, apelidamos ela de Eva- Maísa tem medo- Ah, vamos lá, ela é tão dócil.

Maísa se afasta: Ai, nunca se entende o comportamento dos animais, vai que ela me ataca!

Natália se aproxima: É claro que se entende…Pelo menos nós biólogos, compreendemos os animais na maioria das vezes. É como falar com um ser humano, eles também tem sua linguagem.

Fausto a apresenta: Essa é minha grande amiga Natália, Nat, essa é Maísa, minha filha.

As duas trocam beijos.

Natália sorri: A tão falada Maísa, é modelo, né?

Maísa, contente: Sou sim! Aliás, acabei de voltar de uma entrevista para tentar conseguir vaga em uma agência.

Natália: Tenho um amigo que é ligado a essas coisas, pode deixar que te indico, você é linda! Qualquer dia quero conhecer sua mãe, a famosa Lilian…

Maísa, desconfortável: É…Famosa…- E sorri- Bem, eu já vou ind…- A tosse recomeça- Ai, maldita tosse, que droga!

Fausto senta a filha: Tô muito preocupado com isso, Maísa, é bom procurar um médico ou falar com sua mãe, tosse assim no verão? Ah, tem algo de errado.

Maísa se levanta: Ai…Não é nada demais, pai, eu vou indo, mas amei conhecer esse lugar, você se deu muito bem aqui, paizinho- E o beija- Tchau, Natália, qualquer dia desses eu volto…E…Tchau Eva- Fala para a arara. Depois sai.

Fausto, tenso: De algo de errado com ela, eu sinto- Natália franze a testa.

Cena 02- Apartamento dos Segata/ Dia.

Geórgia dá um tapa em Raquel: Pois foi essa serviçal quem te criou por toda a sua vida, e se você não se orgulha disso, Raquel…Eu só tenho a lamentar. Porque sempre te ensinei que todos somos iguais independente se somos faxineiros ou donos de uma empresa!

Raquel, com o rosto marcado: Quem lamenta sou eu! Tá achando que eu vou cair nesse seu papinho de senhora bondosa de que todo mundo é igual? Ah, me poupe! Eu nunca tive a vida que mereci, ao lado da minha mãe verdadeira, que devia ser uma mulher linda, rica e exuberante…Vim ser criada por uma empregada qualquer, feia e idiota, acima de tudo- Dispara.

Geórgia escorre as lágrimas: Você acha mesmo que se sua mãe fosse tudo isso…Ela teria te abandonado numa caixa de papelão?

Raquel fica muda.

Geórgia, cabisbaixa: Enfim…Foi isso que eu ganhei por ter te criado. Palavras que ferem, ofensas, ingratidão…Não queria que fosse assim, Raquel, mas você vai ter que aprender a viver na marra mesmo. Licença, a empregada aqui tá se retirando- Ela vai saindo, mas volta- Ah, e mais uma coisa, se você aprontar outra com quem quer que seja dessa casa, eu te coloco pra fora sem piedade nenhuma. Aqui, minha querida, você é a filha da empregada, mesmo que não queira. Então comporte-se, ou então…

Raquel ri: Logo eu vou sair daqui, enriquecer, porque eu tenho ambição. E se duvidar, fico mais rica que esse povo todo daqui, e farei questão de esfregar. E pode deixar, que de você, eu não sentirei saudade nenhuma, senhora bondosa- Debocha.

Acácia entra na hora: Geórgia…- Ela percebe o clima- Tá acontecendo alguma coisa?

Geórgia disfarça: Nada demais, está me chamando pra quê, dona Acácia?

Acácia finge que acredita: É a Lilian, ela quer que você sirva um suco pra Flávia que acabou de chegar- Geórgia acata e sai. Acácia fecha a porta- Vocês tavam discutindo? Pode falar…

Raquel chora: Minha mãe não me compreende, dona Acácia, ela me chama de ingrata, só porque eu não gosto da profissão de empregada- Mente- Estou errada?

Acácia lhe abraça: Ah, meu amor, claro que não- Raquel se diverte com a situação.

Na sala…

Geórgia serve o suco de maracujá: Aqui está, do jeito que a senhora gosta.

Lilian pega: Obrigada. Geórgia!- Ela se dirige a Flávia- Então…Eu te chamei aqui porque…Eu fui demitida.

Flávia quase cospe a bebida: O quê? Como assim?

Irene: Nem eu entendi ainda. Foi aquele tal Eleno que demitiu ela.

Rubem para de ler: Ai…Eu tive uma conversa com esse cara um dia desses e nem gosto de lembrar.

Lilian: Não vale a pena falarmos desse cara. Enfim, eu fui demitida, mas não pense que isso me abalou. Eu tô querendo abrir uma clinica minha e…Quero você como minha sócia.

Flávia se emociona: Eu?

Lilian afirma: Exatamente, você também tá desempregada, nós duas, nada melhor do que um negócio próprio. Eu tenho capital pra abrir uma clínica, só preciso saber quais são os requisitos que se exigem, e pronto!

Flávia fica constrangida: Lilian, é que no momento, a minha situação financeira não anda das melhor…

Lilian a interrompe: Ai, não vem falar disso agora, deixa que eu banco tudo no começo, e depois, quando você estiver mais estável, pode arcar os custos comigo. Por hora só quero saber se você topa ou não!

Flávia sorri: Sendo assim…Eu topo sim- Lilian comemora.

Lilian propõe: Então um brinde a essa sociedade- Elas juntam os copos- Tudo vai dar certo!

Flávia fica contente: Ai, eu não tenho nem como agradecer, você sempre me ajudando!- As duas se abraçam.

Cena 03- Hospital Madame Úrsula/ Dia.

Nos corredores, Úrsula e Elisafran conversam.

Elisafran pergunta: E então…Você construiu esse hospital faz muito tempo?

Úrsula conta: Quando o meu falecido marido ainda era vivo. Foi uma construção que mobilizou o Rio de Janeiro inteiro, se eu não me engano, até o papa veio prestigiar…Foi no mesmo ano em que comprei a mansão em que moro.

Elisafran se aproveita: Ah é? Tenho tanta curiosidade pra ir na sua mansão, agora que os médicos disseram que Sid só teve ferimento leves, você bem que podia me convidar pra um chá da tarde lá! Que tal hoje as cinco?

Úrsula estranha: Elisafran, você está se auto-convidando?

Mas antes da resposta, Paula sai da sala de exames, um pouco abatida, e com muletas. Ao ver a jovem, as duas se levantam.

Úrsula, apreensiva: Paulinha, tá tudo bem? O Bernardo não pode ficar porque ele tinha uma entrevista de emprego, mas…Não me diga que meu neto morreu, eu não suportarei!

Paula sorri: Não! Felizmente o tiro atingiu apenas a minha perna, mas eu já estou melhor, a bala foi retirada, vou precisar de muletas por um tempo…Mas o meu filho ainda tá vivo.

Úrsula levanta as mãos pro céu: Olha, minha Nossa Senhora da Riqueza nunca me desampara. Agora, falando sério, querida, precisamos ir em uma benzedeira porque só nesse mês você já caiu da escada e foi sequestrada! Felizmente, nada a abalou.

Paula, determinada: Foi uma noite de terror, Úrsula, e eu estava justamente indo contar pro Bê do nosso filho…

Elisafran: Talvez o destino não queira que isso aconteça.

Paula ignora: …E eu vou contar isso pra ele, o mais rápido que puder. Onde tá meu tio?

Úrsula conta: Ele só foi atingido no braço!! Mas, voltando ao assunto do meu prestigiado filho, aproveitando que Elisafran se convidou pra um chá lá em casa hoje, você pode ir com ela, eu dou um jeito de prender Bernardo em casa, e aí você conta tudinho! Aposto que depois da bomba, a espancadora de mães, modelo incompetente, vulgo Maísa, desistirá de qualquer relacionamento com ele.

Paula comemora: Então combinado, hoje a tarde eu conto tudo!- Ela pega na mão de Úrsula- Obrigado por me ajudar com Bernardo, eu garanto que nós vamos ser muito felizes juntos, e com o seu netinho!

Úrsula ri: Nem me fale que eu vou ser avó, rejeito esse título, me lembra senhoras assando biscoitos pros netos, alimentando pássaros no parque e tricotando suéteres…Abomino a velhice- Elas riem, e Elisafran observa, com desprezo.

Cena 04- Urca/ Em frente a um prédio.

Yara pega um velho papel: Espero que minha mãe ainda more nesse endereço…- Ela vai até o porteiro- Com licença, poderia me dizer se a senhora Lídia mora nesse prédio?

O porteiro tenta se lembrar: Lídia? Eu não me lembro de nenhuma…Talvez se a senhora me disser o sobrenome!

Yara tira os óculos: Gávea, Lídia Gávea.

O porteiro identifica: Ah, claro, a dona Gávea! Infelizmente ela não se encontra, saiu ontem a noite e não voltou até agora…Quer deixar recado?

Yara estranha: Minha mãe virando a noite em outro lugar?- Ela se vira para o porteiro- Diga que a filha dela, Yara, esteve aqui, e registre também o número de telefone da casa onde estou instal…- Uma buzina começa a tocar- Quem é o sem-noção que tá fazendo poluição sonora a essa hora do dia?

O porteiro enxerga: Ah, é a dona Gávea ali no carro dela- E aponta- Pelo visto tá bêbada de novo!

Yara observa a mãe entrando na garagem: Bêbada? Ah não…

No corredor do apartamento…

Lídia cambaleia: Ah, Yarinha minha filha! Eu ainda não consigo acreditar que você voltou pro Brasil, já não era sem tempo…- Ela tropeça e quase cai, mas é amparada pela filha- Esse chão anda muito escorregadio, cadê a placa de piso molhado? IRRESPONSÁVEIS! DEPOIS QUE UMA SE ACIDENTA, A CULPA É DE QUEM?

Yara, vermelha: Mãe, para de gritar por favor, qual é o seu apartamento?

Lídia para em uma porta: É esse daqui- Ela procura a chave na bolsa e tira um cartão de crédito- Vamos ver se a porta vai abrir, ela anda emperrando muito…- A mulher enfia o cartão na fechadura- Que droga, abre logo!

Yara toma o cartão de crédito e acha a chave na bolsa, depois abre a porta: Quando eu sai daqui, você estava muito bem, e agora voltou a ter recaídas? Mãe, sinto muito, mas você sabe que não tenho paciência com gente bêbada, então pelo visto essa vai ser a minha primeira e última visita aqui!

Lídia ri: E eu tô bêbada por acaso? Olha pra minha cara, Yara, e vê se eu tenho algum traço de quem bebeu cerveja, ou whisky, ou vinho…Você só me pegou em um dia ruim, é isso, eu acordei com o pé esquerdo…- Ela se deita no sofá- Agora eu vou dormir um pouquinho, e quando acordar, conversamos, tá?

Yara suspira: Eu não mereço isso- Ela puxa a mãe violentamente do sofá- Vamos pra debaixo do chuveiro, tomar um bom banho gelado, pra ver se essa ressaca passa, agora- E a arrasta até o banheiro.

Lídia reluta: Não, eu não quero! Para, Yarinha, ou eu vou ter que te dar palmadas- Yara a coloca debaixo do chuveiro e liga- AI, SOCORRO, MINHA FILHA TÁ QUERENDO ME MATAR COM ÁGUA GELADA- Ela fecha os olhos e tenta sair- ME AJUDA, ME AJUDA!

Yara: Cala a boca, mãe!- Ela desliga o chuveiro- Agora que eu voltei, vou logo avisando, ou você para de beber, ou te abandono, ouviu? Uma senhora de quase setenta anos se entregando a essa vida sem rumo?!- E pega a toalha- Isso vai ter que acabar!- E começa a secar a mãe, que ainda reluta.

Cena 05- Mansão de Úrsula/ Tarde.

Bernardo chega: MÃE! MAÍSA! OLIVE!- Úrsula surge- Eu tenho uma ótima notícia!

Úrsula se entusiasma: Você resolveu prestar a prova pra medicina?

Bernardo: Não, mãe. Cadê a Maísa, quero ela aqui pra anunciar…

Úrsula revira os olhos: Essa menina não parou de tossir desde que chegou e agora tá no banheiro, não sei se ainda tá viva, do jeito que tossia, parecia que o intestino ia sair pela boca- Zomba.

Bernardo se preocupa: O quê? Eu preciso ver como ela está- E sobe as escadas.

Úrsula, irritada: Filho, mas e a novidade que você tem pra contar?- Ele não responde- Quer saber? Vou descobrir por mim mesma- Ela vai até a mochila dele e acha um contrato- Ah não…Olive, OLIVE!- Ela aparece- Leia isso daqui pra mim porque estou muito tensa pra ler.

Olive pega o papel: É um contrato de uma agência de fotografia de modelos.

Úrsula leva a mão até a testa: Era o que eu temia, Bernardo não desiste dessa maldita história de ficar tirando foto de gente!- A campainha toca- Só que agora ele terá uma bela surpresa, Olive, vá abrir a porta.

Bernardo desce com Maísa, ainda meio fraca: Meu amor, você precisa se alimentar direitinho, não sei que fraqueza é essa que anda dando em você.

Paula e Elisafran aparecem.

Úrsula, feliz: Minhas convidadas!- Ela manda Olive beijá-las- Queridas, sentem-se, que daqui a pouco vem o chá! Bernardo, veja quem chegou aqui.

Paula o encara: Na verdade, eu preciso mesmo falar contigo, Bernardo.

Bernardo, ainda segurando Maísa: É algo urgente? Se for sobre o sequestro, eu já soube sim, mas você já está aqui tomando chá com minha mãe, sinal de que não foi nada grave.

Paula revela: Felizmente, nós já estamos bem.

Bernardo não entende: Nós quem? Você e o Sid?

Paula sorri: Eu e o seu filho- Bernardo fica perplexo, bem como Maísa- Eu tô grávida, e você é o pai.

Úrsula observa tudo, radiante. Seu filho fica chocado com a revelação.

Cena 06- Clube O Bicho&Eu/ Tarde.

Natália aparece na sala onde Fausto trata de um pássaro que havia sido atingido por uma pedra.

Natália não é percebida, e fica observando o homem fazer seu trabalho: Você leva mesmo jeito pra isso, Fausto- Diz, ao fim do processo.

Fausto fica contente: Modéstia a parte, eu sou bom com os animais…Tá querendo alguma coisa daqui da enfermaria?

Natália nega: Tô no meu intervalo, e vim aqui pra te fazer um convite.

Fausto, curioso: Convite? Não me diga que é hora-extra!

Natália sorri: Não, seu bobo, é que hoje a noite, eu, meu irmão, e outras pessoas, vamos fazer um jantar num restaurante a beira-mar muito bacana, e queria saber se você não quer ir com a gente, não é nada formal, só um momento de diversão.

Fausto, entusiasmado: Mas é claro que aceito, e tem mais, vou levar a Lilian que voltou de viagem, pra você finalmente conhecer ela!

Natália: Combinado então, hoje as 20h, aqui o endereço- E lhe entrega um papel- Amei conhecer sua filha, e vou amar conhecer a Lilian…Até, então!

Fausto sorri: Até!

Cena 07- Mansão de Úrsula/ Tarde.

Bernardo não consegue entender: Pera aí…Que história é essa de gravidez? Paula, só pode estar acontecendo algum engano, porque…

Paula, feliz: Engano nenhum, meu amor, é realidade. O nosso namoro deixou um fruto muito lindo, que vai nascer em breve- Ela acaricia a barriga- E não importa que eu vá engordar, inchar, o que importa é que seremos felizes, uma família feliz, finalmente!- Contempla, olhando para a rival.

Úrsula, radiante: Nossa, Paulinha, que surpresa, eu nem sabia!- Finge- Parabéns querida, eu só te desejo o bem…Você e meu filho realmente foram feitos um pro outro, tava escrito nas estrelas da riqueza, o destino dos dois jamais se separaria- Filosofa.

Maísa fica a ponto de chorar.

Bernardo esclarece tudo: Pera aí, pode parar com esse papo falso agora! Você pode estar grávida sim, Paula, foi um erro nosso, que não nos preservamos, mas isso não significa que ainda nos amamos, e que vamos ficar juntos!

O sorriso de Paula abaixa: Como é?

Úrsula, perplexa: Como é?

Bernardo, firme: É isso mesmo, o nosso namoro já acabou e não é por causa dessa criança que ele vai voltar, eu sinto muito, mas não vou ser infeliz por causa de uma paternidade. Vou assumir, sim, porque eu sou homem pra isso, mas não vou voltar pra você, Paula, e nem me casar. Quero conviver com meu filho sim, e com você, mas como amiga, apenas.

Úrsula, sem chão: Meu filho…Você tá louco? A Paula não pode ser mãe solteira, o que a high society vai pensar disso? O que os colunistas vão escrever? Você vai se auto-arruínar sendo que tem a faca e o queijo suíço na mão pro triunfo? Jamais irei permitir!

Bernardo, sério: Eu já disse que vou acompanhar a gravidez, vou pros médicos com a Paula, quero participar disso também, mas não vou me casar com ela por conta disso, e outra que já estamos nos anos 80, e mãe solteira é o que não falta. Não me importo com o que os outros vão pensar de mim, pra mim o que vale é ter deixado tudo preto-no-branco com a Paula- Ele se vira pra ex-namorada- Eu te dou apoio o quanto quiser, dinheiro, o que for preciso! Vou te ajudar! Mas não vamos voltar, agora eu namoro a Maísa.

Úrsula esbraveja antes que Paula possa falar algo: É inadmissível que isso aconteça, querendo ou não, está abandonando a Paulinha! Uma gravidez não é algo tão artificial assim, os dois precisam ficar lado a lado, conviver diariamente, como um casal! E a sociedade que você tanto abomina, pode te destruir, Bernardo, se você tiver sua imagem arranhada, pode nunca conseguir um emprego, e o mesmo vale pra ela. Não te criei, pra ver você renegando um filho!

Bernardo grita: EU NÃO TÔ RENEGANDO, JÁ DISSE QUE VOU ASSUMIR, MÃE, VOU PARTICIPAR DESSA GRAVIDEZ, MAS PRA PAULA, EU NÃO VOLTO NUNCA, NUNCA, PORQUE NÓS NÃO NOS AMAMOS MAIS E PRONTO!

Maísa se solta do namorado: É melhor eu não participar dessa discussão- Ela está abalada- Desejo muita boa sorte pra você, Paula, que vai ter de abdicar da carreira promissora de modelo pra ser mãe tão cedo, tão jovem, o corpo vai mudar tanto…- Alfineta- Mas acho que vale pela experiência- Ela pega a bolsa- Vou tomar um taxi, podem continuar.

Bernardo insiste: Maísa, não vai…

Maísa o impede de segui-la: Fique aí, essa conversa é importante, eu compreendo- E encara Paula- Boa sorte- Depois sai.

Uma lágrima escorre do olho da futura mãe.

Cena 08- Apartamento dos Segata/ Fim de tarde.

Fausto chega entusiasmado do trabalho.

Lilian conversa com a mãe: A partir de agora, eu e a Flávia precisamos procurar um apartamento comercial onde possamos instalar a nossa clínica, com certeza vai ser difícil, mas vamos chegar lá.

Irene revela: Eu fiquei um pouco receosa com essa história de negócio próprio, filha, você foi rápida demais nessa decisão, nem consultou o Fausto…

Lilian: Mãe, depois que eu sai do hospital, fui no banco e consultei o dinheiro que eu tenho, e constatei que dá perfeitamente pra arcar com os custos de um negócio próprio, inclusive tive uma longa conversa com a gerente, que é muito minha amiga, e ela achou uma ótima idéia. Não pense que eu dei um passo maior que a perna.

Irene: Gerentes são sempre nossos amigos, quando lhes convém.

Fausto chega: E aí, posso saber qual é a da conversa? Ou vão me esconder tudo de novo?

Lilian mexe no cabelo: Fausto, hoje aconteceu tanta coisa que você nem imagina, senta aqui pra eu te contar…

Fausto nega: Nada disso, eu vou tomar um banho, você também, vamos nos arrumar, e sair!

Lilian, assustada: Sair? Mas sair pra onde?

Fausto explica: A minha colega lá do clube convidou a gente pra ir num restaurante beira-mar muito legal, e eu disse que ia te levar, vai ser as 20h, ainda tem um tempinho…

Lilian se anima: Bem, sendo assim, eu topo! Mas só porque é pra conhecer os seus colegas de trabalho- Ela se levanta- Eu vou tomar um banho!

Fausto a beija: Vamos tomar juntos.

Lilian, envergonhada: Fausto, olha minha mãe aqui…Para com indecência.

Irene os observa: Podem ir, meus filhos, eu entendo vocês perfeitamente… Casais- E ri.

Pouco depois…

Fausto pega as chaves do carro: Bom, nós vamos indo então, boa noite a quem fica- Ele e Lilian saem.

Irene: Boa noite, se divirtam, vão- Ela os espera sair- Muito bem, a casa vazia, o Rubem dormindo, a Geórgia saiu…Hora de eu ver minha novela!- Ela pega o controle e liga a tv, mas logo alguém bate na porta- Esqueceram alguma coisa, vou perder a primeira cena por causa disso- E abre a porta: É Maísa- Minha neta!

Maísa, arrasada: Eu posso entrar?

Irene, assustada: Claro, querida! Você viu seus pais?

Maísa revela: Quando eu tava entrando, vi eles, mas resolvi evita-los e me escondi. Não quero cruzar com minha mãe…

Irene, triste: Olha, eu sei de tudo o que aconteceu, mas essa briga tem de acabar, Maísa, tanto porque você não sabe do que sua mãe já foi capaz pra te ver feli…- Raquel entra na sala.

Raquel: Dona Irene, quem er…- Ela encara Maísa.

Maís a olha com ódio.

Cena 09- Copacabana/ Restaurante/ Noite.

Lilian e Fausto chegam.

Lilian vê o endereço: Pelo visto, é aqui mesmo- Eles descem do carro- Eu espero causar uma boa impressão pra os seus colegas

Fausto pega em sua mão: Para de bobagem, é só ser natural…

No restaurante…

Vasco bate na mesa: Ai eu tô com fome, vamos pedir algum petisco que seja!

Natália se acomoda na cadeira: Acabamos de chegar, vamos esperar o Fausto e a mulher dele, pra podermos pedir, paciência, você não vai morrer de fome.

Vasco: Talvez eu vá!

Téo, ao lado de Yara: Qual o nome da mulher dele mesmo?

Onofre repete a pergunta: É mesmo…Qual o nome dela?

Natália tenta se lembrar: Acho que é…Lilian.

Yara se engasga com a água que bebia: O quê?

Fausto e Lilian chegam.

Fausto: Boa noite, gente!- Natália e todos se levantam- Essa é a Lilian!- Ele apresenta a mulher.

Téo gela. Lilian paralisa ao vê-lo.

Yara, furiosa: Não, essa mulher de novo não…

Termina o capítulo 18.

Victor Morais

Escrevi as webs novelas Beira-Mar e Filho Amado que foram publicadas no portal. Atualmente escrevo " Ser Humano", que se passa nos anos 80 e trata da relação complicada entre mãe e filha. Drama, emoções, cotidiano, conflitos familiares...Esse é o meu estilo.

Acompanhe também:
Twitter

Victor Morais

Escrevi as webs novelas Beira-Mar e Filho Amado que foram publicadas no portal. Atualmente escrevo " Ser Humano", que se passa nos anos 80 e trata da relação complicada entre mãe e filha. Drama, emoções, cotidiano, conflitos familiares...Esse é o meu estilo.

11 thoughts on “Ser Humano- Capítulo 18.

  • Essas tosses de Maísa estão mais do que estranhas, o que será que ela tem? Deve ser algo bem grave.
    Finalmente a Paula conseguiu contar para Bernardo que está grávida, mas parece que o tiro saiu pela culatra tanto para ela quanto para Úrsula!
    Raquel sempre tão fingida, e a Acácia ainda cai no papo dela… coitada da Geórgia que tem uma cobra dessa como filha.
    Adorei saber que a Flávia vai se sócia da Lilian, adoro boas ações!! São sempre muito emocionantes.
    Elisafran se auto-convidando para ir a casa de Úrsula kkk tão óbvia.
    Hoje o capítulo não foi nada bom para Yara, que além de ter reencontrado a mãe bebum, ainda por cima encontrou novamente a Lilian!! Gente do céu, o que será que está por vir neste jantar?

    • Cof cof, ninguém sabe ainda o que Maísa tem. Mas é algo bem grave!
      Haha até eu ri quando escrevi a cena de Paula contando a Bernardo que está grávida e ele deixando claro que não irá voltar com ela. Foi a treva pra Úrsula e sua amada Paulinha.
      Raquel é muito dissimulada mesmo, Geórgia sofre muito com essa jovem.
      É, a sociedade de Flávia e Lilian ainda vai render muito.
      Elisafran é uma ótima fingida!
      Então, a vida da Yara não está indo muito bem, até mãe bêbada ela reencontrou. Depois a Lilian. Faíscas sairão. Obrigado por comentar, Rodrigo e continue acompanhando Ser Humano 😀

  • Joao santos

    Neste capítulo(18) tivemos discussão, curativo e o mais destacante: O REENCONTRO DE LILIAN E TÉO!
    Essa cena será show!
    Bernado também causou hoje! Falou poucas e boas à Úrsula e à Paula. Mas não foi covarde e assumirá o filho .
    Bom mesmo!
    Outro destaque no capítulo dezoito foi Lídia Abêbada.
    Gostei muito deste capítulo!

    • Exatamente, um novo reencontro pros dois. Será que depois dessa eles vão brigar em público?
      Bernardo tem atitude, e não é covarde. Úrsula não esperava isso, muito menos a Paula.
      Lídia coitada, nessa idade e ainda bebendo, me lembrei inclusive da Vovó Piedade de A Usurpadora haha
      Obrigado por comentar, João Caetano! 😀

  • Teo e Lilian frente a frente de novo Viii, o que sairá daí, bem pelos dois até que eu posso acreditar que eles não darão bandeira, já a Yara do jeito que é processa de ciúmes, vai estravazar no ataque rs.
    Maísa e essa tosse incessavél, o que está acontecendo com essa menina afinal? Isso não está normal. Agora esse reencontro com Raquel, louco para ver a continuação rs. E por falar em RAQUEL, gente que menina sem escrúpulos, como pode tratar a Georgia assim? A mulher que cuidou dela deu amor, carinho… francamente dona Raquel, você não merece ter o amor dela 😥
    Paula é outra que se encontra em um estado de CORAÇÃO PARTIDO e rosto marcado por lágrimas, achou que com a chegada do bebê pudesse ter seu grande amor de volta, mas pelo visto não saiu como ela esperava, já que o Bernardo bateu o pé e disse que NUNCA irá voltar para ela. Coitada da jovem, fora que sua carreira de modelo está encerrada por aí 🙁

    • Se o reencontro é de Téo e Lilian, você sabe que a tensão predominará! Pra Yara realmente é difícil controlar os seus ” bons” sentimentos por Lilian.
      A Maísa está com alguma doença…Só não se sabe qual! Raquel também tem uma certa doença chamada ingratidão, já que praticamente humilhou Geórgia. Realmente ela não é digna do amor da doce Geórgia.
      Paula viu seu plano naufragar, mas é como diz a música, PRA QUÊ CHORAR PRA QUÊ SOFRER, enfim, a vida dela não tá muito bem…E pode piorar. Tudo pode piorar.
      Obrigado por comentar, Wagner 😀

  • Lilian e Téo se reencontrando… Isso já aconteceu tantas vezes, e nas anteriores, nada acabava bem. Será que tem como essa ser diferente? Acho que não. E ainda mais com esse segredo pendente sobre a paternidade de Maísa.
    E aliás, capítulo marcado de reencontros! O Paula e Bernardo foi um dos. E quem saiu ferida foi a coitada, e ainda o chamam de amado… Pelo menos por mim não é. E espero que não mais pela Paula também, mas uma coisa que Maísa disse é certa: lá se foi sua carreira de modelo. Talvez pro enquanto.
    Outro reencontro que marcou o capítulo foi o de Yara e Lídia, hahaha, adorei a senhora devassa, e como ri, mesmo com ela chorando :/
    E o último reencontro (não na ordem correta dos fatos, mas como a ordem dos fatores não altera o produto) foi o Maísa e Raquel, será que sai barraco entre elas também?
    Ô povo que não cansa de brigar!

    • Outro reencontro, mas dessa vez cercado de gente, será que eles vão disfarçar ou nem? Com o segredo que tem, acho que sim!! Paula e Bernardo também não estão muito bem, e ela está pior do que ele.
      Lídia não é alcoolica, apenas tem afinidade com drinks, pra infelicidade da Yara. Essa é mais uma trama que surge em Ser Humano.
      Pois é esses personagens não cansam de brigar, e ainda estamos no capítulo 18. Até o 60 prevejo uma guerra.
      Obrigado por comentar, João 😀

  • Não estou acompanhando, muito sua web, por ser muito extensa os capítulos. Mais sempre estou dando umas olhadas, e está de parabéns.

    • Pedro, os capítulos tem mais ou menos essa duração mesmo, não consigo escrever menos do que isso pois acho que o texto fica muito pobre. Obrigado pelos elogios e espero que continue gostando 😀

  • Mais um capítulo postado! Bernardo se recusa a voltar com Paula, mesmo depois de sua gravidez. Isso vai dar confusão! E Lilian reencontrou Téo…O que vem por aí? Só no capítulo de amanhã, comentem! 😀

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web