Especial de Natal 2015

Jesus, o verdadeiro Natal

Jesus - O Verdadeiro Natal!

CENA 01. Um anjo anuncia o nascimento de João

Quando Herodes era rei da Judéia, um sacerdote judeu chamado Zacarias vivia em Israel com sua mulher, Isabel. Ela era descendente de Arão, o irmão de Moisés. Isabel e Zacarias eram pessoas boas e tementes a Deus, eles não tinham filhos e já estavam velhos demais para isso.

Num determinado ano, Zacarias teve a honra de ser o escolhido para queimar incenso no santuário interior do templo de Jerusalém. Enquanto ele fazia seu trabalho, uma grande multidão orava do lado de fora. De repente, um anjo apareceu a Zacarias:

Anjo: Não tenha medo Zacarias, por que eu vim para dizer-lhe que Deus ouviu a sua oração, e sua esposa Isabel vai dar à luz um filho seu! Você o chamará de João. Haverá grande prazer pelo nascimento dele, e se alegrarão com você, pois ele será grande aos olhos do Senhor.

Zacarias: Como vou saber que isso é verdade? Eu já sou um homem velho, e minha mulher também é muito idosa.

Anjo: Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Foi Ele quem me enviou a você para transmitir estas boas-novas! E agora, porque não creu em mim, você vai ficar mudo, incapaz de falar até a criança nascer. Porque as minhas palavras se cumprirão no tempo oportuno.

Enquanto isto o povo do lado de fora estava esperando que Zacarias aparecesse, e procurava saber por que estava demorando tanto no santuário. Quando ele finalmente saiu, não podia falar com eles, e viram pelos seus gestos que ele tinha tido uma visão no santuário.

Zacarias permaneceu no templo os dias restantes do seu serviço e depois voltou para casa. Depois disso, sua esposa Isabel ficou grávida; e durante cinco meses não saiu de casa.

Isabel: Como o Senhor é bom, Ele olhou para mim e tirou a minha humilhação perante o povo por não ter filhos, te agradeço Pai.

CENA 02. Um anjo anuncia o nascimento de Jesus

Três meses depois, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma cidade da Galileia, a uma virgem, chamada Maria, prometida em casamento a um homem chamado José, descendente do rei Davi.

Anjo: Alegre-se jovem agraciada. O Senhor está com você.

Muito perturbada com essas palavras, Maria tentava imaginar o que o anjo quis dizer.

Anjo: Não tenha medo Maria. Deus resolveu abençoá-la maravilhosamente! Muito em breve você ficará grávida, dará à luz um menino, e lhe dará o nome de Jesus. Ele será muito importante, e será chamado de Filho do Deus Altíssimo, e o Senhor lhe dará o trono do seu antepassado Davi; e ele reinará sobre o povo de Jacó para sempre, e o seu Reino nunca acabará.

Maria: Mas como posso ter um filho? Eu sou uma virgem.

Anjo: O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra, por isso a criança que vai nascer de você será chamado de santo e Filho de Deus. Além disso, há alguns meses sua prima Isabel, aquela que diziam ser estéril, ficou grávida em sua avançada idade, pois para Deus, nada é impossível.

Maria: Eu sou a serva do Senhor, e estou pronta a fazer tudo que for necessário. Que aconteça

tudo o que o Senhor me disse.

Então o Anjo a deixou.

Uns poucos dias mais tarde, Maria foi ás pressas à região montanhosa da Judeia, ao lugar onde Zacarias morava, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança de Isabel agitou-se dentro dela, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Maria ficou com Isabel cerca de três meses e depois voltou para casa.

CENA 03. Nasce João Batista

Logo se espalhou pela vizinhança a notícia de que Isabel havia tido um menino. Todos estavam muito felizes. Oito dias depois, o menino foi circuncidado e recebeu um nome. Zacarias ainda não podia falar, mas Isabel disse a todo mundo:

Isabel: O menino será chamado de João.

“Quê?”, exclamaram os familiares. “Não há ninguém em sua família com esse nome”. Então perguntaram ao pai da criança, falando-lhe por gestos. Ele pediu por sinais uma tabuinha e, para surpresa de todo mundo, escreveu “O nome dele é João!”. Imediatamente Zacarias pôde falar novamente, e começou a louvar a Deus.

Um grande temor tomou conta de toda a vizinhança, pois eles perceberam que Deus estava fazendo algo muito especial. “O que será que este menino vai fazer quando crescer?” perguntavam eles.

Zacarias foi cheio do Espírito Santo e entregou uma profecia:

Louvado seja o Senhor. Ele está enviando um poderoso Salvador como tinha prometido há muito tempo.

Então Zacarias começou a falar com o pequeno João:

Você, criança, irá preparar as pessoas para a chegada do Messias, o filho de Deus. Você ajudará as pessoas a encontrarem a salvação através do perdão dos pecados.

CENA 04. Um anjo fala com José

Maria estava noiva de José. Mas enquanto ela ainda era virgem, ficou grávida pelo Espírito Santo. Então José, seu noivo, sendo um homem justo, decidiu romper o noivado, mas em segredo, porque não queria desonrar Maria publicamente.

Ele estava deitado em vigília pensando nisso, depois dormiu e teve um sonho; viu um anjo do Senhor de pé ao seu lado que disse:

José, filho de Davi, não tenha medo em tomar Maria como sua esposa, pois a criança que está no seu ventre foi concebida pelo Espírito Santo, e ela dará à luz um filho, que será chamado de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados. Isso aconteceu para que se cumprisse a mensagem que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Ouçam! A virgem ficará grávida e dará luz um filho, que será chamado Emanuel”.

Quando José acordou, fez como o anjo do Senhor tinha mandado, e trouxe Maria para casa como sua esposa. Porém José não teve relações com ela até o seu filho nascer; e ele deu-lhe o nome de Jesus.

CENA 05. Nasce Jesus

Por esse tempo César Augusto, o imperador, decretou que se fizesse um recenseamento de todo o império romano. Esse recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Exigia-se que todos fossem à sua terra natal para se registrar. E como José era da linhagem de Davi, teve de ir a Belém, na Judeia, terra natal do rei Davi, viajando de Nazaré, na Galileia, para lá. Ele levou consigo Maria, sua esposa, que estava grávida.

Estando ali, chegou a hora de nascer o filho dela; e ela deu à luz seu primeiro filho, um menino. Enrolou-o num cobertor e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Naquela noite alguns pastores estavam nos campos, guardando seus rebanhos de ovelhas. De repente, um anjo do Senhor apareceu ao redor deles, e ficaram cercados do brilho da glória do Senhor. Eles ficaram muito aterrorizados, mas o anjo os acalmou:

Não tenham medo! Eu lhes trago boas notícias de grande alegria, e isso é para todo o povo! Hoje, na cidade de Belém, nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor. Vocês encontrarão uma criancinha enrolada num cobertor, deitada numa manjedoura!

De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos, o exército celestial, louvando a Deus e cantando:

Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra para todos aqueles que ele quer bem.

Quando os anjos voltaram para os céus os pastores disseram uns aos outros: “Vamos! Vamos a Belém! Vamos ver essa coisa maravilhosa que aconteceu, a respeito da qual o Senhor nos falou”.

Eles correram para lá e encontraram Maria e José, e lá estava à criancinha, deitada na manjedoura. Depois de o verem, os pastorem falavam a todos o que havia acontecido, e o que o anjo lhes havia dito a respeito daquele menino.

E todos os que ouviam a história dos pastores ficaram admirados, Maria, porém, guardava todas essas coisas em seu coração e muitas vezes refletia sobre elas. Então os pastores voltaram aos seus campos e rebanhos, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinha, visto e ouvido, assim como o anjo havia dito.

Quando os pais de Jesus acabaram de cumprir todas as exigências da Lei do Senhor, voltaram para a sua própria cidade, Nazaré, na Galileia.

Ali o menino começou a ficar forte e sadio, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

FIM.

Que neste Natal o amor e a esperança aqueçam seus corações e o Ano Novo traga grandes realizações e muita felicidade! Que não faltem a boa comida e os ricos presentes, mas que principalmente haja saúde, alegria e muitos bons sentimentos para compartilhar. Que cada um de vocês possa celebrar estas festas junto da família ou daqueles a quem mais ama. Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos vocês, leitores do Séries de Web.

Almiro Júnior.

Almiro Júnior

Acompanhe também:
Twitter

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web