A Origem

A Origem – Capítulo 02

A Origem

 

CENA 01 / A corrupção do gênero humano

Muitos e muitos anos se passaram. Naquela época, as pessoas viviam até centenas de anos de idade. Mas à medida que o tempo passou, as pessoas se tornaram tão más que Deus arrependeu-se de tê-las criado. Ele decidiu destruir todas aquelas pessoas perversas.

Havia um homem bom que agradava e obedecia a Deus. Seu nome era Noé, então Deus decidiu salvar Noé e sua família, disse Deus.

DEUS: Noé faça uma arca de cipreste, nela farás compartilhamentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Contra com 137 metros de comprimento, 23 metros de largura e 14 metros de altura. Construa três andarem com muitos estábulos para animais. Faça ao seu redor uma abertura a 46 cm do topo. Faça uma porta na lateral do barco. Leve dentro do barco mantimentos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca para conversar vivos contigo.

NOÉ: Senhor, eu sou digno de fazer essa arca? De salvar esse povo? Não sou digno Senhor, não sou.

DEUS: A terra esta cheia de homens perversos, e eu confio a ti essa missão.

Noé obedeceu a Deus e fez tudo exatamente como Ele dissera. Noé levou 120 anos para construir aquele enorme barco, mas, finalmente, a arca ficou pronta.

DEUS: Entra na arca, você e toda sua família, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. Daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra, matarei todos os seres que fiz.

No dia em que o grande dilúvio começou, torrentes de água caíram do céu. Jorrava água também do interior da terra. Ás águas caiu sobre a terra durante os quarentas dias e noites, mas Noé estava seguro dentro da arca, com sua esposa e seus três filhos, Cão, Sem e Jafé.

A água jorrou sobre a terra e seu nível subiu cada vez mais, até cobrir as montanhas mais elevadas. Todas as pessoas, animais e até as aves que estavam fora da arca morreram afogados.

Por 150 dias, o dilúvio cobriu a terra. Então, Deus enviou um vento, e as águas começaram a baixar. Finalmente, a grande arca encalhou no topo dos montes de Ararate. Três meses depois, outras montanhas apareceram. Mas foram precisos mais três meses para que toda a água baixasse e a terra secasse.

Finalmente, chegou o momento de Noé, sua família e todos os animais saírem da arca.

Quando desceu da arca, Noé construiu um altar e sacrificou alguns animais terrestres e aves. Então disse Noé a Deus;

NOÉ: Obrigado meu Deus, por salvar a vida de todos os que estavam no barco.

DEUS: Nunca mais castigarei a terra dessa maneira, nem tornarei a destruir todos os seres viventes, enquanto a terra existir haverá semeadura e colheita, freio e calor, inverno e verão, dia e noite.

Deus abençoou Noé e sua família. Ele colocou um belo arco-íris no céu como símbolo de sua promessa. O arco-íris serviria para lembrar a Deus e ás pessoas que Ele sempre a manteria cumprida.

CENA 02 / A torre de Babel

Depois do grande dilúvio, Noé teve netos e bisnetos. Muitos deles se estabeleceram na terra de Babilônia.

O povo daquele lugar começou a planejar a construção de uma grande cidade, com uma torre muito alta que chegasse até o céu. Eles queriam que a torre mostrasse a todo o mundo como eles eram poderosos.

E disseram uns aos outros: – Vamos, façam mais tijolos e pedras. Vamos tornar célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.

Mas Deus viu o que estava acontecendo. Ele viu o quanto aqueles homens eram orgulhosos, e não gostou nada daquilo. Então Desceu o Senhor para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens faziam.

DEUS: Eis que o povo de Babilônia, têm todos a mesma linguagem. Vou confundir ali todas as linguagens, para que um não entenda a linguagem do outro.

Até aquela época, todas as pessoas falavam a mesma língua. De repente, Deus fez com que eles falassem línguas diferentes. Eles não conseguiam mais entender uns aos outros. Assim, o seu projeto de construção teve que ser interrompido.

As pessoas espalharam-se por muitas regiões, vivendo em grupos que falavam a mesma língua. A cidade onde estiveram construindo recebeu o nome de Babel, que quer dizer ‘Confusão’, porque ali Deus confundiu as línguas dos homens.

CENA 03 / Deus chama Abrão e lhe faz promessas

Sem, um dos filhos de Noé, teve muitos descendentes. Um deles chamava-se Abrão, e vivia na cidade de Ur com sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló.

Certo dia, Deus disse a Abrão que fosse para a terra de Canaã.

DEUS: Sai da sua terra, da sua parentela e da casa do teu pai e vai para a terra que te mostrarei; farei de ti uma grande nação, e te abençoarei.

Abrão obedeceu a Deus e partiu para Canaã levando sua mulher e seu sobrinho. Em Canaã, Deus falou novamente com Abrão.

DEUS: Esta terra eu darei a você e aos seus descendentes.

Veio, então, uma grande fome sobre Canaã, e Abrão mudou-se para o Egito com Sarai e Ló. Mais ele estava muito preocupado;

ABRÃO: Sarai, você é muito bonita, se os egípcios souberem que somos casados, eles podem querer me matar para ficarem com você.

SARAI: Deus esta no comando Abrão. Ele sabe que vamos sair de Canaã pela fome, e não vai deixar que nada nos aconteça.

ABRÃO: Vamos dizer aos egípcios que você é minha irmã. Assim, para agradecerem a você, eles me tratarão bem.

E assim que fizeram. Alguns auxiliares do rei do Egito, chamado Faraó, falaram a ele sobre aquela linda mulher. Ele mandou que Sarai fosse levada para o seu harém, onde ele tinha muitas outras lindas mulheres. Faraó deu a Abrão muitos presentes valiosos, escravos, ovelhas, bois, jumentos e camelos.

Mas Deus enviou uma doença terrível que atacou todas as pessoas da casa de Faraó. Foi então que Faraó descobriu que Sarai era, na verdade, mulher de Abrão. Então chamou Faraó a Abrão.

FARAÓ: O que foi que você me fez? Por que não me disse que Sarai era tua mulher? Por que me disse que era sua irmã?

ABRÃO: Se eu falasse que era minha mulher, os egípcios poderiam me matar para ficar com ela, e essa foi a única saída.

FARAÓ: Por isso a tomei para ser minha mulher. Agora, pegue sua mulher e suma do Egito, pode levar todos os presentes caros que te dei.

Então, Abrão saiu do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló seguiu com eles.

Almiro Júnior

Acompanhe também:
Twitter

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web