EdiçõesEncontro MarcadoNotícias

Encontro Marcado [ed. 3]: Homossexualidade é o tema da semana com opiniões marcantes e surpreendentes; Web Show diverte e traz conhecimento

imagem11

Por @danilloteixeira

imagem1

A origem

Denomina-se homossexualidade a circunstância de pessoas sentirem desejo sexual por outras do mesmo sexo. Sua origem é defendida de diferentes modos, como por exemplo: genética, estilo de vida, relação familiar, força natural ou por simples opção; mas não se admite ser compreendida como um transtorno médico ou psiquiátrico. Para quem pensa que homossexualidade é um conceito novo, engana-se. Há evidencias que ela esteve presente desde a época pré-histórica, conforme estudos descobertos pela antropologia, mas se descoberta, os envolvidos eram penalizados e castigados. O século XX marcou uma forte aparição e representatividade de gays que viviam reprimidos, até que nos anos 70 surgiu um movimento organizado e militante, forçando a sociedade e a igreja se posicionarem de uma vez por todas sobre o assunto.

123

Descoberta

Nossa personalidade, traços e caráter geralmente são formadas do nascimento até os 7 anos de idade, e nesse período já é possível identificar a orientação sexual de alguém (isso quando falamos nos estudos realizados). Mas na realidade, muitas pessoas não demonstram aspectos homossexuais, mesmo que sejam; e muitas outras descobrem sua verdadeira orientação já na fase adulta. Estudos revelam que muitos homens heterossexuais confessarem algum tipo de relação homo afetiva na infância, geralmente com amigos, primos ou tios, sem que isso alterasse sua identidade sexual. Também é comum esse tipo de atividade sexual em prisões e viagens duradouras onde não há presença feminina, apenas para descarga da tensão sexual. A verdade é que não existe uma regra: para cada um, há uma descoberta diferente.

Preconceito

O homossexualismo feminino é menos explícito que o masculino, justamente por ser mais tolerável (talvez porque a relação sexual entre duas mulheres seja motivo de fantasia para muitos homens). Mas seja feminino ou masculino, o homossexualismo vêm enfrentando muitos preconceitos para conseguir estabilizar-se na sociedade. Desprezo, agressão, negação e bullyng são as formas mais comuns de preconceito, denominado como homofobia. O dia 17 de maio foi oficializado como o dia mundial de combate à homofobia.

É notório e indiscutível o quanto esse assunto progrediu não só no Brasil, mas em todo o mundo. Hoje em dia já possível casar-se formalmente com outra pessoa do mesmo sexo, assistir um beijo gay em uma novela das 21H, encontrar casais de mãos dadas na rua, programas e atrações criados exclusivamente para eles… acontecimentos impensáveis a alguns anos atrás.

123

Tipos de orientação sexual

  • Heterossexual = Atração por pessoas do sexo oposto
  • Homossexual = Atração por pessoas do mesmo sexo
  • Bissexual = Atração por pessoas de ambos os sexos
  • Transexual = Pessoas que não se sentem bem com seu corpo e fazem mudança de sexo
  • Pansexual = Atração por pessoas independente do sexo
  • Assexual = Falta de atração sexual

 

Conversei com Pedro Paulo Gondim, autor de um dos maiores sucessos LGBT do site, Incondicionalmente. Foi uma entrevista bem divertida, mas ao mesmo tempo muito inteligente, mostrando que além de bem humorado, Pedro é muito sábio.

Em seguida, vejam as excepcionais opiniões de Marcelo Junior e Francisco Siqueira, autores de Sagrado Coração e Depois de Tudo, respectivamente. Ambas as webs tratam de homossexualismo, portanto, possuem capacidade para falar sobre. E para completar, o construtivo ponto de vista de Wesley Franco.

imagem12

De onde surgiu a ideia de falar sobre o tema?

Pedro: A ideia surgiu principalmente ao perceber a falta de inclusão desse povo como um casal “principal” de uma trama, principalmente num país (Brasil) onde o ódio gratuito é oferecido aos ventos.

De que maneira esse tema foi abordado na web?

Pedro: Com a maior naturalidade possível (como se tratasse de qualquer casal… de qualquer gênero) ainda levando em conta os preconceitos e ódios sofridos pela sociedade.

Quais foram as consequências provocadas na história?

Pedro: Amigos se afastaram, outros ficaram ainda mais unidos, pais se revoltaram, muita dor e muito sangue.

Qual seu ponto de vista sobre esse tema?

Pedro: Ser gay não é ideologia, crença ou frescura de meninos malcriados. Independentemente do país, cultura e religião, a homossexualidade não precisa ser explicada. Ela apenas existe. Somos incapazes de escolher e conduzir nossa orientação sexual. O que deve ser feito é apenas respeitar as diferenças (e não usar desculpas religiosas como fins de “cura” e penalidades intolerantes). Tudo isso é envolto do amor, um sentimento que está se tornando cada vez mais avassalador.

O que você tentou passar sobre esse tema?

Pedro: Tentei mostrar como isso acontece de forma natural, com as mesmas dificuldades para se haver uma relação “comum”.

Conte uma curiosidade de Incondicionalmente com relação ao tema

Pedro: Num primeiro esquema, Mariano seria heterossexual e Wallyson seria atormentado por ele, sem a presença da ICÔNICA Raquel. Bom… O que vimos é uma bela história de amor entre os dois <3 (e uma vilã perigosíssima!)

Adiante uma novidade de Incondicionalmente

Pedro: Em Fevereiro (eu acho), estreia a “2ª temporada” de “Incondicionalmente”. Ela é intitulada de “Mente Incondicional” e se passa um ano depois da morte “do garoto” (não quero falar quem é pra quem não leu kkkkk). Um spoiler? A mãe de Mariano é lésbica e vai encontrar seu verdadeiro amor <3

imagem3

@wesleyfranco Infelizmente a homossexualidade ainda é um tabu na sociedade, é um tema muito difícil de se retratar e de se falar principalmente na ficção, pois não há uma aceitação geral e isso já ficou bem claro depois que a Rede Globo passou a ter romances homossexuais em suas novelas, houve diversos boicotes e críticas porque as pessoas achavam um absurdo ver dois homens ou duas mulheres se beijando, e eu ficava me perguntando onde estava o absurdo que algumas pessoas estavam vendo porque eu não conseguia enxergar absurdo algum. Eu sou heterossexual, cristão mas tenho pleno conhecimento que desde de que o homem é homem e que a mulher é mulher já existia homossexuais, de maneira alguma posso achar que essa prática é antinatural e pecaminosa porque eu estaria sendo hipócrita, porque NÓS CRISTÃOS PRINCIPALMENTE utilizamos da Bíblia para julgar os homossexuais mas esquecemos da maior mensagem que a bíblia que passar que é o AMOR independente da opção sexual devemos passar amor, se a pessoa se sente feliz ao lado de outra pessoa do mesmo sexo que ela fique e seja feliz porque o que importa é a felicidade e não existe nada de anormal em ser feliz. Eu acredito que quando o ser humano aprender a aceitar a diferença do outro nós viveremos em um mundo bem melhor.

@marcelojuniormaiaesilva Minha opinião Referente a homossexualidade, eu ser homossexual me dá mais conforto para abordar esse tema tão falado e pouco respeitado em nosso país,  de canto a canto ouço falar da falta de respeito e compreensão, infelizmente é o país que vivemos.
Quando a o assunto na web, o Alexandre e um rapaz normal que viveu sua vida tranquila e só passará por pré conceitos devido aos parceiros de faculdade.
E achara uma pessoa que o ame e respeite.
Nao quero mostrar o lado oculto das coisas mas quero ser realista, graças a deus nunca passei por saia justa.
Ao público homossexual eu digo, estou com vocês,  seja mas homem do que aquele que lhe aponta o dedo para você. Continuem Seguindo Sagrado coração.

@nandocouto Sobre o tema em voga no programa de hoje, a homossexualidade, acredito que ela ainda seja um tabu dentro da sociedade brasileira, apesar das conquistas realizadas dentro do parâmetro onde a “hegemonia” heterossexual e religiosa, dispondo de discursos inflamados de hipocrisia em alguns casos, ainda impera.
A expressão “homossexualismo”, ao ser cunhada nos fins do século 19, num ambiente infestado de ideias pseudocientíficas, inevitavelmente fora impregnada de conotações médicas, patológicas, e por incrível que possa parecer, só em 1990 a Organização Mundial de Saúde a excluiu de sua lista de distúrbios mentais, lhe deferindo uma nova nomenclatura: homossexualidade.
A propósito do progresso nos quatro cantos do planeta se fazer presente com o passar dos anos e ainda mais no século passado, a fatia desse bolo destinada aos homossexuais não foi suficiente; mentes infestadas de teias de aranha persisitem em apregoar a dissonância do seu semelhante simplesmente por ele amar alguém do mesmo sexo, dando a impressão de estarmos voltando à época do singular e talentoso escritor, Oscar Wilde, que pagou um preço alto por não sentir vergonha de sua orientação sexual, afirmando, veemente, diante do tribunal que o condenou por pederastia, que carregava dentro de si “um amor que não podia dizer o nome”, mas que existia e nunca poderia ser destruído.
Torço para que mais e mais conquistas aconteçam para a “comunidade” LGBT, e que todos possam viver em esperada sintonia, sem pré conceitos, conseguindo enxergar no próximo algo que não se limite ao seu gênero.
A respeito da homossexualidade na web “Depois de Tudo”, desde a sinopse e agora nos textos ja postados, tive o cuidado de deixar claro que a orientação sexual do protagonista não seria motivo de alarde, não seria o carro chefe, que ele, o Lucas, viveria como um adolescente comum, carregado de ansiedades, dúvidas, rompantes, certa prepotência, alegre e também em busca de uma paixão, sem pejorativos, sem maneirismos só porque a razão do seu afeto é também um outro homem.

 

Por @lucas-sillwa

1-equipes-game-show

Sejam Bem Vindos a mais uma edição do Game Show, a maior batalha entre os autores do site. Hoje o programa está inetido, e já estamos chegando perto na próxima fase, quem chegará lá?

E agora, relembrando quem faz parte de cada equipe!

Na equipe PANELA DE PRESSÃO estão:
FAILON TEIXEIRA
JOÃO SANTOS
MARCELO MAIA JUNIOR

E na equipe GALERA DO GRAU estão:
GABRIEL FONSECA
FRANCISCO SIQUEIRA
FELIPE LIMA e
LUCAS GOMES

Na semana passada, dois participantes do Game Show, Marcelo e Igor, não acertaram as perguntas, então, terão uma nova chance para recuperar ponto para sua equipe e continuar no jogo.

E nesta semana, o Marcelo responde a pergunta de Francisco Siqueira sobre a web ‘Depois de Tudo’.

E na prova de reposição, o outro time, no caso galera do Grau, tem o direito de bolar uma pergunta de suas webs para os participantes.

E a primeira pergunta de reposição vai para Marcelo, de Panela de Pressão

Pergunta feira por Francisco sobre sua web ‘Depois de Tudo’.

1-pergunta

Marcelo (Panela de Pressão): Alternativa B.

E a resposta, valendo a recuperação de Marcelo e valendo dez pontos para a equipe está… Exata! Ponto para a equipe e Marcelo retorna ao jogo!

Pergunta agora para o Lucas Gomes, da equipe Galera do Grau. Vamos ver se desempata:

2-pergunta

Lucas Gomes (Galera do Grau): Alternativa C.

Certa resposta… Ponto para equipe Galera do Grau, com está com 10 pontos.

Pergunta agora valendo dez pontos para Failon Teixeira de Panela de Pressão.

3-pergunta

Failon Teixeira (Panela de Pressão): Letra A.

E a resposta está eeeeexata!

Panela de Pressão empata com vinte pontos.

Pergunta agora para Felipe Lima, da equipe Galera do Grau.

4-pergunta

Felipe Lima (Galera do Grau): Letra A, Todos contra Todos!

Certa resposta.

 Pergunta para Gabriel Fonseca, também integrante da equipe Galera do Grau.

 Valendo dez pontos, pergunta:

5-perguntaGabriel Fonseca (Galera do grau): Alternativa B, Rodrigo!

 Resposta correta.

 E pergunta agora para João Santos, integrante da Panela de Pressão e autor de Puro Veneno.

 Pergunta valendo dez pontos.

6-pergunta

João Santos (Panela de Pressão): A sonsa da Laura, enganou todo mundo. Opção C.

 Certa resposta, e Panela de Pressão ganha mais Dez pontos.

 Pergunta para Francisco Siqueira, de Galera do Grau.

 Valendo dez pontos, pergunta:

7-pergunta

Francisco (Galera do Grau): Opção C.

 Desta vez, a resposta está eeeerrada! Correta seria a letra B, A MELHOR.

Mas não desista, ainda terá mais chances.

 E quem ganha está edição é a equipe PANELA DE PRESSÃO com 40 pontos, 10 pontos na frente de Galera do Grau.

E na próxima edição, você não pode perder esta disputa que está a todo vapor.

Será que vão sair? Ou vão permanecer todos até o final?

 E ai? Pra quem você está torcendo?

 #GanhaGaleraDoGrau

 Ou

 #GanhaPanelaDePressão

O programa fica por aqui, e não se esqueça que na próxima segunda você tem um Encontro Marcado com Danillo Teixeira e Lucas Bittencourt!

 Mandem suas idéias, perguntas, participem da mesa redonda e dos Games, você pode mandar perguntas da sua web para mim fazer para os participantes.

 Obrigado por mais uma vez nos acompanhar e…

 Thcau!

– Na próxima segunda mais uma edição do Encontro Marcado com Danillo Teixeira e Lucas Bittencourt. Deixe abaixo sua opinião sobre o programa, sobre o tema que foi debatido hoje e sua torcida neste Game Show.

 

5 thoughts on “Encontro Marcado [ed. 3]: Homossexualidade é o tema da semana com opiniões marcantes e surpreendentes; Web Show diverte e traz conhecimento

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web