A Crítica

Xeque Mate: Objetividade numa trama eletrizante desde o primeiro capítulo

Web série de Vinicius Almeida

Pegue o tabuleiro de xadrez e o posicione na mesa. Insira os peões, cavalos, bispos e as torres. Insira um rei morno de cada lado e por fim suas rainhas. Uma de cada lado, uma de cada cor. Inicie o jogo. Chegaremos à trama Xeque Mate, escrita por Vinícius Almeida e exibida entre abril e setembro de 2014, no Portal Séries de Web.

Xeque Mate trouxe como tema principal a rivalidade existente entre duas mulheres de personalidade forte e todos segredos e laços existentes ao seu redor. Os diálogos entre todos os personagens da trama foram desenvolvidos com o máximo de objetividade possível, de forma que não permitisse fazer com que o leitor se entediasse facilmente. Esse foi um ponto essencial para a trama de 60 capítulos. No capitulo piloto houveram alguns erros ortográficos nítidos e que infelizmente foram se estendendo ao longo da trama. Os diálogos eficazes, porém, permitiram que os erros não se sobressaíssem nos outros capítulos, mas sim, existiram erros que poderiam ter sido evitados. Para evitar que isso ocorra em uma próxima web, sugiro ao autor que faça uma breve revisão antes de postar seu capitulo, para verificar se deveras está tudo dentro das respectivas formalidades linguísticas.

Beatriz e Patricia possuíam uma chama eletrizante desde o primeiro capítulo da história. Enquanto se atormentavam pude ver outros personagens ganharem espaço na historia, como o caso de Fernando e Melina, que foram crescendo na historia e cativando os leitores de forma pertinente e convincente. Em um jogo de xadrez os compararia a torres, que podem se movimentar da forma que quiserem sempre em um sentido objetivo, determinado. Os irmãos Ricardo e Renan podem ser comparados a peões: possuem sua importância mas estavam ali para movimentar a historia, pertenciam ao contexto geral mas não tiveram muitas ações. A ingenuidade de ambos ate convencia no inicio, mas foram ficando monótonos e generalizados.

O autor soube usar  Felipe, Romero, a mãe de Patricia e Priscila relativamente bem e no decorrer da trama uma surpreendente sobressaída do personagem Guto – que iniciou sendo peão e pareceu transformar-se em um bispo, encurralando personagens principais e até mesmo uma das rainhas. A única personagem que na minha opinião não teve grandes feições foi Donata, que na web toda ficava reclamando das traições do marido e foi tomar atitude na reta final da historia. Contudo, caso haja uma continuação da web, ela teria tudo pra voltar a historia com uma carga bem significativa – foi o que o autor deu a entender em seu ultimo capitulo pelo menos.

A incógnita de saber quem era a vilã existiu ate meados do capitulo 20, quando Patricia começa a mostrar mais a que veio na historia. A partir dali, toda a trama é tomada por ela de uma maneira bem peculiar e instantânea. Beatrice, personagem tão bem construída por Vinicius, acabou ficando de canto na trama e não mostrando de fato ao que veio. Parecia uma rainha fugitiva, sem ataques se continuarmos com a comparação referente ao jogo de xadrez. Nos últimos capítulos parecia confusa e queria ajudar Patricia. Deixou a desejar. O capitulo especial (30) mostrou existir uma harmonia bacana na trama e isso me agradou. Todas histórias paralelas, se desenrolando de uma forma bem natural. E a forma com que Vinícius Almeida lidou com o publico foi essencial para o bom andamento deste projeto. Respondia a tópicos, questionava, agradecia. É necessário existir essa simultaneidade de informações e ações trocadas e o autor se saiu muito bem no que diz respeito a isso, mostrando que, além de seu potencial como escritor também valoriza seu público e os compreende, os orienta, os instiga.

Em uma analise geral a historia foi bem planejada, com uma trama envolvente e um tema principal fora dos padrões e clichês que estamos acostumados. Faltou revisão de texto, máxima utilização das personagens principais, pontos de tensão mais sólidos para que a história se desenvolvesse melhor e honrassem o título “Xeque Mate”. Ainda assim, se tratando de uma trama com 60 capítulos e com personagens tão diversos, é o tipo de web que, ao terminar, tu sabes que valeu a pena ter lido. Seja pelo ultimo capitulo amistoso que o autor conseguiu criar, seja pelas interpretações individuais que os leitores acabam chegando depois de conhecer a vida daqueles personagens. Com novos planos em mente ou com a continuação dessa obra, tenho certeza que o autor saberá manter a criatividade e o dinamismo característicos dessa sua obra.

Yannikson Pereira

Yannikson

The world is yours!

Acompanhe também:
TwitterFacebook

Yannikson

The world is yours!

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web