A Crítica

Acácia: Trama com potencial é prejudicada por diálogos rasos e falta de condução.

Logo - Acácia

critica-nota-2-0

Acácia, web série de Fabrício Barros em 06 capítulos, #ValeAPenaLer?

Pontos positivos: Ideia da história, mensagem, Acácia em si.

Pontos negativos: Erros ortográficos bobos, diálogos rasos e sem originalidade, personagens estereotipados, final narrado.

Observações: O auxílio de um autor experiente teria evitado tantos equívocos.

Lendo a sinopse de Acácia, fiquei entusiasmado: Uma web curta, de época, rural (respiro em meio a tantas urbanas), com a protagonista-título sendo descrita como destemida e uma história promissora, com ares de épica. Combinação de sucesso, certo?

No ramo de web séries, sinopses são decisivas para que alguém se interesse pela web e decida se irá lê-la ou não, mas essas mesmas sinopses, na maioria das vezes, não refletem a qualidade do produto final (elas enganam!), e foi o que aconteceu com Acácia, do estreante Fabrício Barros, exibida em Maio/2015 pelo Series de Web.

No primeiro capítulo, e nos outros cinco, notei muito mais defeitos do que qualidades na obra, um desapontamento. A começar pelos diálogos. Claro que todas as falas não precisam ser bem elaboradas, mas cenas de grande tensão e carga dramática soaram bobas nas mãos do autor, que abusava de frases clichês e rasas, o que rompeu com qualquer emoção possível. A trama tocou em pontos importantes e acertados: O empoderamento das mulheres (em pleno, 1974, que ousadia!), e a liberdade e dignidade do ser humano, mas todos esses louvores passaram batidos por conta da falta de habilidade em construir um folhetim de qualidade. Uma conversa entre mãe e filha que poderia ter rendido lágrimas esvaziou-se pelas famigeradas “falas de uma linha”.

Houveram também diversos erros de português que deviam ter sido corrigidos com uma simples revisão (de novo!), e dos mais bobos: Falta de pontuação no final das frases, ausência de vírgulas (em um chamamento ou aposto), acentos. Não cobro muito dessa parte gramatical, tenho consciência que nenhum de nós, autores do site, é profissional graduado em Letras ou coisa do gênero, mas os defeitos, tão tolos, teriam sido identificados e corrigidos com uma simples leitura por qualquer um de boa vontade! Eles contribuíram com meu desencantamento.

O que salvou Acácia do desastre final foi justamente…Acácia! A jovem não era mocinha bobona nem chorona, mostrou sua força logo nas primeiras cenas, teve coragem diante de homens poderosos, e jamais recuou. Emblemática, representou o avanço, a modernidade, a mulher atuante, e fugiu de cair na mesmice, ao contrário de alguns personagens secundários desnecessários. Outro bem construído foi Laurindo, apesar de as vezes o patriarca ser mau sem motivo, soando fake, exagerado. Aliás, estereótipos não faltaram: Teve patrão explorador, empregado sofrido, esposa recatada. Tudo banhado no maniqueísmo. Laurindo não tinha um ponto fraco? Faltou explorar mais camadas desses seres humanos, afinal, ninguém se resume a ser BOM ou MAU.

Preciso também falar sobre o clímax da web e seu desfecho. Esperando o pior, acabei sendo surpreendido por um final não convencional, contudo já era tarde para triunfar.

Em conclusão, somente Acácia conseguiu brilhar no meio de tanto breu, foi um lampejo de originalidade em meio a maré de tropeços que essa web resumiu ser. Uma decepção total. Creio que, com orientação de alguém mais experiente, Fabrício teria construído um produto bem mais sólido, como prometeu na sinopse, mas não cumpriu.

Enfim, vale a pena ler Acácia?

Não. Depois de seis capítulos, não há nada de memorável para contar, ou melhor, nada que tenha valido o tempo de leitura. Acácia é uma web sem força nas pernas, que, num caminho de seis metros, tropeçou em si própria e caiu durante todo o percurso. E pensar que podia ter sido uma grande saga! Ah, as sinopses…

Nota: 2,0 de 5,0.

critica-nota-2-0

O MELHOR E O PIOR:

(ATENÇÃO, SE QUISER EVITAR SPOILERS SEVEROS, PULE ESSA PARTE).

O MELHOR.

O melhor de Acácia foi sua protagonista. Eis algumas frases que demonstram seu mérito:

Acácia: (Curta e grossa) Eu já sei muito bem, você vai me pedir em namoro e eu vou ter que aceitar sem minha vontade, mas saiba de uma coisa, nunca que eu vou ser sua escrava.

Acácia: Mulher de vida é sua mãe. Que não teve dignidade para lhe dar bons exemplos, mas coitada. Não tem culpa. Mas se você pensa que você vai acabar fazendo o que seu pai fez com sua mãe você está totalmente enganado.

Acácia: E quem lhe disse que eu quero seu dinheiro? Eu vou trabalhar sim, não quero depender de homem nenhum.

Firmino: Para com esse lengalenga eu que sou o homem da casa.

Acácia: (Insistente) Mas você pensa você pode ser o homem que for, mas pra mandar em mim tá pra nascer.

O PIOR:

O defeito mais grave, em minha opinião, foi a falta de profundidade nos diálogos, como no exemplo a seguir:

Ester: Laurindo, a Acácia já foi.

Laurindo: E o que eu tenho a ver com isso? Ela foi morar com o marido dela.

Ester: Mas você podia se despedir dela, não é?

Laurindo: Pra que? Não gosto de despedidas.

Ester: Pare de ser orgulhoso um pouco homem.

Laurindo então levando da cama rápido.

Laurindo: (Nervoso) Você não imagina como é que eu estou aqui, essa sua filha me disse coisas ridículas. Olhe, reze para que ela continue com Firmino.

Ester: (Assustada) O que é isso homem? Eu sabia que vocês tinham brigado

Laurindo: Pense no que eu te disse.

Essa foi a crítica de hoje, espero que tenham gostado! Se tiverem sugestões de webs encerradas que gostariam que fossem avaliadas, é só deixar nos comentários. O Núcleo de Dramaturgia busca aproximação com o público, para deixar o site cada vez melhor, e contamos com o apoio de todos. Semana que vem tem mais!

Victor Morais

Escrevi as webs novelas Beira-Mar e Filho Amado que foram publicadas no portal. Atualmente escrevo " Ser Humano", que se passa nos anos 80 e trata da relação complicada entre mãe e filha. Drama, emoções, cotidiano, conflitos familiares...Esse é o meu estilo.

Acompanhe também:
Twitter

Victor Morais

Escrevi as webs novelas Beira-Mar e Filho Amado que foram publicadas no portal. Atualmente escrevo " Ser Humano", que se passa nos anos 80 e trata da relação complicada entre mãe e filha. Drama, emoções, cotidiano, conflitos familiares...Esse é o meu estilo.

7 thoughts on “Acácia: Trama com potencial é prejudicada por diálogos rasos e falta de condução.

  • João Santos

    Victor, mais uma crítica excepcional que você fez! Os pontos a serem observados foram bem construtivos. Eu li parte desta web e me deparei com erros bobos, que como você disse, poderiam ser evitados por uma revisão. Enfim, parabéns pela crítica! Aguardo mais uma! 😉

    • Obrigado, João, fico feliz que tenha gostado 😀
      Estou sempre tentando ajudar os autores com críticas construtivas.
      Semana que vem tem mais uma crítica de web encerrada, dessa vez escrita pelo Otávio Coelho, contamos com sua presença!

    • Oi, Gustavo, eu comecei as críticas por webs mais curtas (Lua de Mel e Acácia tiveram 5 e 6 capítulos respectivamente), e logo logo eu ou o Otávio, o outro crítico, vamos chegar em Destinos e avaliá-la, não vai demorar 😀

  • Sincero e construtivo.Não acompanhei a web, mas pelos exemplos citados tem coerência as observações. É natural que em algum momento ocorra um fracasso em nossas histórias, ainda mais quem está recém começando. Agradar um público já é complicado e quando há um olhar mais técnico então nem se fala. Essas críticas sempre são bem vindas para maturidade do autor, a proposta do site é também essa. Que Fabrício continue escrevendo e leve com eles todas as dicas! Boa matéria !

    • Obrigado, Luan, nós da crítica estamos sempre tentando ajudar os autores, afinal, ser ferino e grosso não ajuda em nada! Agora toda quarta terá uma crítica de web encerrada 😀

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web