Parem o mundo que o Francisco está descendo e os leitores agradecem por ele ter escolhido descer no Séries de Web. Em entrevista realizada no dia 02 de dezembro, o autor de ‘Depois de Tudo’, Francisco José Siqueira, não poupou e concedeu um ótimo bate papo.

Depois de Tudo, que teve 5 estrelas em sua critica e que chegou chegando, está fazendo um grandioso e gratificante sucesso no site com a história de Lucas, um jovem de 17 anos, impacientemente, sonhador, um pouco egoísta e que se apaixona por Thiago, noivo da sua prima Bia. Mesmo tendo uma temática LGBT, a sexualidade do jovem Lucas, não pode ser considerada o tema principal da trama como confirma o próprio autor.
“Bem, desde o início minha intenção era a de contar a história de um adolescente tendo como ponto de partida uma mudança radical em sua vida, somada às diversas transformações pela qual um ser humano nessa fase já enfrenta. A orientação sexual precisava estar lá como um dos alicerces que compõe a personalidade de Lucas, o protagonista narrador, não algo que merecesse um ”alarde”, algo que viesse como um abre alas.” (Francisco José Siqueira).
A trama que entra na reta final da sua 1ª temporada, já passou dos 100 pontos duas vezes, e o autor confirma sua preocupação com a audiência, mas mostrando que a sua prioridade é contar uma boa história, e convenhamos, é o que ele está fazendo, construindo um bom texto e com qualidade, para conseguir o respeito e o reconhecimento dos leitores.
“Quem não se preocupa?” (Francisco José Siqueira).
Ainda na oportunidade, Francisco, revela que busca inspiração na natureza humana para criar as suas histórias, que convenhamos, é uma excelente atividade, que serve tanto para abrir a mente quando não se tem inspiração para compor uma trama como também para estimular a criatividade.
“Quanto à inspiração, bem, 98% esforço e 2% são por conta da Musa… (Risos).” (Francisco José Siqueira).
Para quem gosta da trama, o autor revela que ela foi baseada em “fatos reais”, mas que ela não é literalmente idêntica a que aconteceu “na realidade”, mas isso é só uma consequência da transposição dos elementos da vida real para um texto.
“[...] Certamente quando um autor se baseia em algo, em algum fato, ele precisa adaptar, criar ferramentas para que a história fique com cara de história.” (Francisco José Siqueira).
Na oportunidade, ainda discutiu-se a formatação dos textos das webs no site, bem como a formatação de Depois de Tudo. Francisco, diz que o formato “roteirizado”, adotado pela maioria das webs do site, é interessante, mas ele frisa sua opinião que essa forma de texto funciona mais quando é transportada para a tela, interpretada por atores e atrizes. O autor ainda confessa que algumas webs que utilizaram ou que utilizam esse formato, conseguem satisfazer os de mais leitores e até ele em alguns casos. Francisco diz ter escolhido o formato da sua web, por adorar ler livros, mas confessa que recebeu “um puxão de orelha”, após a exibição do 1º capítulo de Depois de Tudo, por que segundo ele, um leitor disse que os detalhes da narrativa do capítulo postado não deixavam margem para o leitor ”viajar”.
“[...] Sobre a escolha do formato para a minha história, eu adoro ler livros onde o autor nos entrega todos os detalhes possíveis do que está acontecendo com o personagem, as emoções, até mesmo um simples virar de olhos, e tentei trazer isso para ”Depois de tudo”,e de uma maneira ainda mais intimista, já que a narrativa é em 1ª pessoa. Mas acredite, recebi "um puxão de orelha" logo depois da exibição do 1º Capítulo… (Risos) [...]”. (Francisco José Siqueira).
Ele ainda defende a sua forma de formatação dizendo que ao contrário da observação (ou crítica) recebida, ele entende que isso permite ao leitor imaginar exatamente o que está acontecendo, o que um determinado personagem está passando.

“Um exemplo, no capítulo 07 de ”Depois de tudo”, o Lucas está em uma escadaria em frente à casa do amigo, Rômulo, e está de noite, e ele consegue enxergar as feições da amiga Gabriela, ele consegue enxergar os degraus da escada, o muro imenso que rodeia a casa, mas como isso? Ok, é claro que deve haver uma lâmpada por lá, mas a tal iluminação precisa ser descrita, informada para justificar a ótima visão que o protagonista tem do seu entorno.” (Francisco José Siqueira).
Depois de Tudo, as últimas emoções da primeira temporada

Perguntado do que se pode esperar para os últimos 4 episódios de Depois de Tudo, Francisco, frisa que a web não terá só uma temporada, e ele ainda diz que não é novidade o que vai acontecer
“[...] Acredito que quem está acompanhando a trama deva ter lido a sinopse, de que o Thiago é o Lucas possuem uma interseção parentesco, a Bia, a tal prima ”distante” do protagonista, é noiva do jovem que o deixou tão encantado, impressionado, e Lucas vai descobrir isso antes do final dessa temporada, e, talvez, seja o primeiro passo para o início da estrada para a vida adulta que ele, mais cedo ou mais tarde, vai precisar trilhar.”. (Francisco José Siqueira).
E para quem é fã, ainda tem um spoiller de primeira mão, e ele tem relação com um possível gancho na história de Gabriela, o motivo que levou dona Lúcia, mãe de Lucas, ter feito a opção radical de mudar sua vida e a dele, indo se mudar para Laranjeiras, pois, segundo Lucas, essa cidade é um lugar que a mãe nunca mais quis voltar, exceto para enterrar o pai. O autor ainda diz que essa parte será abordada com mais densidade na 2ª Temporada de Depois de Tudo.
E para encerrar, Francisco José Siqueira, nos concede uma frase do colombiano Gabriel Garcia Márquez, que é de derrubar qualquer um da cadeira e que foi dito por Thiago a Lucas,
“Nunca deixes de sorrir, nem mesmo quando estiver triste, porque nunca se sabe quem pode se apaixonar por teu sorriso”.
E aí, quem caiu da cadeira?

4 Comentários
O @gabriel-vargas termina com uma provocação: "e aí, quem caiu da cadeira". Eu mesmo já caiu bem no início quando comecei a acompanhar a história do Lucas, que o Francisco (@nandocouto) apresenta brilhantemente.
ResponderExcluirUma entrevista assim é empolgante e reveladora. Parabéns Gabriel pela excelente condução e ao Francisco de quem já sou fã, pela contribuição com uma história tão profunda e palavras muito fortes!
:)
Ainda bem que entenderam a abrangência da pergunta "E aí, quem caiu da cadeira?"... Obrigado por suas palavras Domingos, e quanto ao Francisco, não tem como não virar fã!
ResponderExcluirDepois dessa excelente edição, Gabriel, com toda certeza sou eu quem me tornei seu fã. Parabéns pelo feeling ao dosar com maestria a entrevista a qual você me presenteou; essa abordagem é uma oportunidade ímpar para qualquer autor poder expor um pouco de si (ou muito, rsrsr), se "despindo" da trama que serve como uma espécie de armadura dourada para ele, e com sua condução à frente das perguntas, é impossível não "trocar a roupa". Muito obrigado pelo carinho.
ResponderExcluirE Dominus, saiba que já te agradeci muito por tê-lo como leitor e confiar no meu texto (o primeiro aqui no Séries), e com toda a certeza não vou deixar de agradecer sempre que houver oportunidade.
Um forte abraço ! ;)
Obrigado por essas maravilhosas palavras... E vamos brigar para saber quem é fã de quem kkkkkkkkkkkkkkkkk Tava nervoso na conversa e nervoso na hora da edição... Ainda bem que gostou! ^^
ResponderExcluir