A CríticaNotícias

Puro Veneno: uma potencial boa história

puro-veneno-logocritica-nota-3-5

 

Puro Veneno é a primeira história do João Santos (@joao-santos-2) para o Séries de Web e conta com a colaboração do Airton Régis. É a primeira vez também que realizamos a avaliação de maneira compartilhada, ou seja, o público leitor da web também ajudou nesta avaliação final. Dividimos a avaliação em cinco partes para que possamos julgar todos os elementos importantes na construção de uma boa história: sinopse, ortografia, concordância e revisão, narrativa, personagens e pontualidade e organização.

Achei Puro Veneno uma web muito boa e as histórias estão excelentes
Failon Teixeira @failon

Considerando todo o texto lido posso dizer que em questão ortografia, ele é ótimo, mas não existe realmente sinestesia, que é a coisa principal para transmitir ao leitor um entendimento da história, bem como o local, os gestos, e tudo mais que seja de interesse do leitor
Gabriel Fonseca @gabriel-vargas

A web apresenta muitos núcleos de histórias, excesso de personagens o que acaba por prejudicar a condução da história
Domingos Santiago @karpedom

 

Começamos pela sinopse que é o mais eficiente meio de divulgação de uma história. Sempre a encaramos como aquele resumão que diz quase tudo, pelo menos o suficiente para que possamos parar e dar uma chance à história. A web do João Santos apresenta um texto muito longo e que acaba por não ser objetivo na introdução à história.

Não encontramos no texto muitos erros na ortografia, emprego correto das palavras ou “bagunças” que atrapalhem o entendimento da história. Este é um ponto alto da trama, pois demonstra que os autores tiveram bastante cuidado para evitar este erros.

Falando da narrativa, esta é a parte mais essencial da história. Aqui é possível avaliar como foi conduzida a história, a técnica de narração, coesão e coerência e até mesmo a construção dos diálogos. Ao meu ver, uma das partes mais comprometidas da história que conta com algumas cenas patéticas, clichês, alguns momentos de didatismo e diálogos artificiais. Há na história cenas constrangedoras e que acontecem numa velocidade que acaba causando espanto por causa das suas construções que não estão ancoradas em acontecimentos concretos. Listo abaixo alguns exemplos destes pontos levantados.

DIEGO: Nesse cao você não poderia reagir. Ele estava armado. Mas faça um registro de boletim de ocorrência. A polícia deve prendê–lo antes que ele faça mais vítimas!
[Diálogo do capítulo 6]
Logo no primeiro capítulo, sem conhecer a Bárbara, o Marcos (dono da Revista Luxique) fala para ela ao lhe conceder o emprego: “Só de ver esse sorriso lindo no seu rosto eu já fico feliz”.
[Diálogo do capítulo 1]
BÁRBARA (no tel.): Oi mãe! A senhora não vai acreditar no que eu acabei de descobrir.
CARMEN (no tel.): O que minha filha? Parece que você está animada.
[Diálogo do capítulo 2]
Dora cumpre o combinado e vai se encontrar com Estefânia. Ela vê uma mulher de costas para ela. Esta mulher é Estefânia.
[Diálogo do capítulo 3]

 

A quantidade de personagens e núcleos de história chega a ser absurdamente entediante. Quando você acha que já conseguiu processar na mente todos os núcleos, a cada capítulo surge mais um e em sua maioria com acontecimentos irrelevantes para o desenvolvimento da trama. Cito por exemplo o capítulo capítulo 11 quando surge mais personagens numa história que já deve ter sido contabilizado uns 20 até então. Neste tipo de narrativa, o leitor não possui o recurso visual para ajudar na memorização dos personagens, portanto, cada um que aparece precisa ser associado a algum acontecimento e estes precisam ser relevantes. Ter muitos personagens obriga o leitor a ter que reler, às vezes, uma cena inteira para saber quem falou o que, quem é quem na “cesta básica”.

A personagem que na sinopse parecia ser a mais conflituosa da história, a antagonista Estefânia, surge para deixar as coisas ainda mais confusas, sendo apenas mais uma personagem. Ela veio à cidade para se vingar por algum motivo da Dora, mas pasmem: não existia um plano de vingança. Ela simplesmente conversa com um comparsa e diz: “eu absolutamente não sei. Preciso pensar em algo”. Todas as boas revenges são planejadas e o interesse geralmente está acima de conseguir dinheiro, no entanto, o resultado do despreparo da Estefânia é um plano de sequestro amador que culmina com a seguinte fala: “A Débora sempre sai do trabalho com um dos carros da família. Quando ela ir pro estacionamento, os seus capangas saem do carro em que nós estamos e sequestram a Débora! Aí, a gente telefona para a Dora e pede uma boa quantia em dinheiro”.

Deixei para falar por último da nossa protagonista, a Bárbara. Ela é, certamente, a mais dissimulada de todas as personagens da web – ou pelo menos o desenvolvimento dos capítulos deu a entender isso. Enquanto a sinopse tenta convencer de uma moça batalhadora, meiga e bastante compromissada, suas atitudes ao longo dos capítulos demostram uma personalidade contrária. Elenco os motivos que levam a entender isso da seguinte forma: ela está sempre chegando atrasada aos compromissos, mesmo aqueles que significam as suas mais profundas ambições; em uma das cenas, demonstra certo pudor ao aceitar um convite do namorado da sua arquirrival para dançar; na cena seguinte já está se dirigindo à balada com ele; numa cena vai ao hospital dizer à sua inimiga que não tem nada com o namorado dela; na cena final do mesmo capítulo está aos beijos com o namorado dela. Entendam que não critico a atitude da personagem porque é até natural para alguns tipos de perfis, mas não é nenhum pouco coerente com a garota rotulada na sinopse, talvez por isso o erro dos autores e a minha frustração com a protagonista da história.

Puro Veneno não chega a ser uma web incrível do ponto de vista técnico, mas reúne um roteiro com boas histórias e que foram até bem conduzidas pelos autores.

Confira o detalhe das notas atribuídas

Nota do público Nota do crítico
Sinopse 3 2
Ortografia, concordância e revisão 3,5 4
Narrativa 3,5 3
Personagens 3,5 2
Pontualidade e organização 3,5 5
Nota geral 3,5 3
NOTA FINAL 3,4 3,2
*Esta crítica foi realizada com base na leitura dos 16 primeiros capítulos da web.

Dominus Santiago

Recifense. Fundador e administrador do Séries de Web, possuo uma paixão pela leitura e tenho orgulho de ter iniciado este site para que mais e mais pessoas demonstrem seu talento na escrita.

Acompanhe também:
TwitterFacebook

Dominus Santiago

Recifense. Fundador e administrador do Séries de Web, possuo uma paixão pela leitura e tenho orgulho de ter iniciado este site para que mais e mais pessoas demonstrem seu talento na escrita.

4 thoughts on “Puro Veneno: uma potencial boa história

  • Excelente iniciativa, Dominus. Um autor precisa de opiniões “externas” pois dessa forma poderá enxergar o seu trabalho, digamos, mais próximo da realidade, um tanto afastado do clico de emoções que toda criação traz, e que se faz necessária, certamente.

    João, parabéns pela postura. Um exemplo a ser seguido. Os degraus do sucesso estão a disposição, só nos resta saber como os galgaremos,
    Forte abraço.

    • Faço a crítica pensando também na recepção do autor e o João foi muito profissional neste ponto. Também busco fazer as críticas de maneira mais respeitosa possível.
      Obrigado pelos comentários Francisco!

  • João Santos

    Domingos, você disse tudo e mais um pouco. Como esta é minha primeira web, pequei DEMAIS em alguns pontos. O Airton [colaborador] já havia me dito que os personagens são excessivos, algumas cenas não possuem lógica, mas eu fiz poucas alterações. Muito obrigado pela crítica, irão ajudar muito ao longo da minha escrita. Quanto à Bárbara, ela acaba por se deixar levar pelo ‘guia da maldade’ (que foi o título provisório da trama), mas a Bárbara ainda levará tombos da vida até aprender a lição da vida. Mais uma vez digo obrigado e peço desculpas por esses aspectos negativos!

    • Ô João, não precisa pedir desculpas não! Não se trata disso.
      Sempre digo que o objetivo das minhas críticas é ajudar o autor a enxergar sua web de forma crítica. Ter noção dos pontos que precisa ajustar para apresentar ótimas histórias. Puro Veneno tem todo o potencial para ser um grande história como afirmei lá no último parágrafo, mas depende de ajustes deste pontos que levantei.

      Nossa como fico feliz por você levar a crítica pelo lado construtivo. Por ser sua primeira web, é também uma excelente oportunidade para você trabalhar para apresentar grandes e novas histórias daqui pra frente!

      Grande abraço 🙂

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web