EdiçõesMundo SWNotícias

Mundo SW – Programa 010

Mundo SW - Banner

Mais uma edição do Mundo SW apresentado por mim: Domingos Santiago.

Parece que os professores do Gondim não se cansa de explorar estes garotos com estas “tarefas de casa”. Enquanto isso, vou ficando aqui como vice apresentador… Vice tá! E não se preocupem porque não vai ter impeachment. 

No entanto, este é o meu último programa. O @pedropaulogs volta no sábado (15) arrebentando.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: “Este programa está chato pra c@®∀⌊≠θ. E é contra-indicado para internerds menores de 14 anos”.

O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E COMUNICAÇÕES ADVERTE: “Os neologismos e estrangeirismos estarão destacados em itálico…”

 

CORRETOR ORTOGRÁFICO

Tem uma brincadeira que diz: “Digite EU no teclado e tecle vinte vezes pra ver a frase”. E não é que eu fiz?! E você também vai fazer, viu! Mas cuidado que pode ser um pouco comprometedor e entregar sobre o que você tava falando com os(as) cruchs. Bota lá no comentário o resultado do seu e se quiser explicar… Porque você não é obrigado a nada, mas vai ter que fazer isso, sim.

O meu deu: “EU JÁ NÃO SE NOSSOS SITUAÇÃO SOCIAL NESTES PAÍSES COMO ITÁLIA COM ESPANHA GRÉCIA PORTUGAL LIBERALISMO AH DEU E DE”. Resquícios de uma conversa acalorada sobre liberalismo econômico e FMI nos comentários de uma postagem do jornal Folha de São Paulo.

MUDANDO COMPLETAMENTE DE ASSUNTO: PELAMOR

Neste programa vou falar um pouco mais de nossas webs. Qualquer pilot vira o carro chefa da história. E uma boa estreia é quase a fórmula toda do sucesso. Fui dar uma lida nos primeiros capítulos de todas as webs que estrearam este mês e dou uma nota seguida de um breve comentário…

depois-de-tudo-banner-logoESTREIA LACRADORA!
Depois de Tudo é um daqueles textos prazerosos que nos fazem sentir a emoção do personagem, penetrar na cena e se deixar levar pelas sensações de cada cena. Começou derrubando um bocado de clichês do tipo de roteiro com temática gay. A história é bem simples e ao mesmo tempo presenteia o leitor com uma narrativa intimista do protagonista Lucas, um garoto de 17 anos que passa por um momento de estresse e angústia e tudo se potencializa quando precisa mudar para uma pacata cidade do interior de Minas Gerais. Ah, e a referência que o autor @nandocouto faz ao Groucho Marx no título do capítulo fez com que escorresse uma gota de lágrima de emoção no meu rosto (exagero!)
Nota de estreia: 10.0

 

A LUA QUE TE DEI
a-lua-que-te-dei-banner-logoA primeira coisa que fiz foi ouvir Sentimental de Los Hermanos que combina direitinho com a história. Superado melodrama daquela cena inicial que achei um exagero e com alguns excessos de detalhes irrelevantes como o fato de o uniforme ser branco com o símbolo da escola no peito e o Kim (garoto protagonista) odiar usá-lo, parti pra avaliação crítica da história. Kim (vulgo de Joaquim) tem uma paixão platônica por Katryn e dos dois começam a se aproximar e apesar de ela ser popular e estar namorando, desperta uma paixão por ele, quem ela já conhece a certo tempo. O capítulo inicial foi enorme e a aproximação dos protagonistas não me convenceu. Mas a construção da amizade do Kim com o Léo é um dos pontos fortes da trama do @carlosaugustojr. São aqueles amigos que dividem os sentimentos sem frescura e parecem realmente parceiros. Se o autor mantiver a condução da história com esta sensibilidade, será a amizade destes dois que representará o ponto alto da trama.
Nota de estreia: 7.9

 

estrangeira-fiel-banner-logoESTRANGEIRA FIEL
De repente Edmundo morreu no meio do texto. Fiquei espantado e explico o porquê. Percebi quando Neiva fala que não sabia “o que fazer” com a perda do marido. Precisei voltar o texto para reler as entrelinhas e me certificar disso. Ainnn! É muito chato ter que reler qualquer coisa por não ter entendido. Tá avisada @gabriela! A ausência de uma narrativa forte torna a trama inteiramente fraca. O primeiro capítulo aconteceu tanta coisa, mas faltou aquela expectativa, aquele frio na barriga quando a gente tá fazendo alguma coisa prazerosa. A vida da Neiva parecia uma tragédia – o marido faleceu e dez anos depois os dois filhos estavam mortos. Ela cuidou das duas noras até o dia que decide voltar para sua terra natal. E acontece aí a coisa mais especial e se a autora tivesse cuidado na construção da narrativa teria feito qualquer leitor ficar emocionado. Primeiro porque a Neiva quer que as noras fiquem com os pais – o que representou um cuidado imenso em levar as duas para um lugar onde ela já desconhecia devido à ausência de mais de dez anos. A primeira nora aceitou ficar, mas a segunda, a Russe (a protagonista) não quis abandonar a sogra e se agarrando a ele, embarcou junto na viagem. A lealdade de Russe por Neiva foi o clímax da história, mas faltou uma narrativa e falas bem elaboradas que chegasse a desmoronar qualquer um que tivesse lendo e fosse transportado para o campo das emoções das personagens.
Nota de estreia: 7.0

 

na-estrada-da-vida-banner-logo0027NA ESTRADA DA VIDA
A @darc-joanas já é autora veterana no Séries de Web. Mas vamos às considerações da sua nova história para o site. A pontuação incorreta já frustra no início. A autora precisa ter atenção para demonstrar profissionalismo, isso inclui revisão do texto. A narrativa é tão simplista que parece que o objetivo é apenas adiantar a história sem pausas, descrições, profundidades de sentimento ou emoções. Existe sim uma certa tensão no capítulo que diz respeito a relação da Safira (protagonista, acredito) com seu padrasto – algo a ver com pedofilia, acho. Ou seja, ela tem a faca e o queijo na mão para fazer uma história digna de indicações a prêmios internacionais, mas precisa ficar atenta a estes dois pontos para desenvolver o roteiro da maneira mais surpreendente possível.
Nota de estreia: 6.5

 

pacto-com-o-mal-banner-logoPACTO COM O MAL – 2ª TEMPORADA
Quando vi “Na temporada anterior…” no início do capítulo vibrei porque é isso facilita o leitor iniciante na web a ter uma noção a que pés andam a história. A história do @henrique-sousa vem cheia de incoerência. Depois de uma descoberta frustrante sobre seus negócios, Paulo conversa com a esposa e sai por aí andando desesperado na rua e – não sei como, decide entrar numa livraria. Com a empresa falida e sem condições financeiras de manter os luxos a que a família está acostumada, pragueja a Deus por sua derrocada e na livraria um livro de satanismo o encontra (o livro veio até ele!). Folheia-o e aceita realizar um pacto com o demônio. A história apresenta sérias falhas no elemento suspense e tensão. A narrativa é absurdamente fraca para uma história que fala de ocultismo, satanismo e espiritualidade. Detalhes como expressões mais sérias, por exemplo, é algo que soa meio incoerente. Por amaldiçoar Deus por sua desgraça, Paulo certamente é uma pessoa religiosa e que acredita na divindade. Era de se esperar um mínimo de resistência a um pacto com o demônio. Por mais que estivesse perturbado com sua situação financeira, seu posto de grande empresário é de alguém que calcula as consequências de cada ato e colocaria em dúvida aquela proposta obscura que vai de encontro à sua fé, no entanto, aceita tudo imediatamente sem ao menos questionar a racionalidade daquilo. Mas mantenho a esperança de capítulos tensos e de muitos baques no coração do leitor, afinal, mexer com o demo não é pra qualquer um, não.
Nota de estreia: 6.5

Porque não tá fácil nem excluir o vírus do computador
Porque não tá fácil nem excluir o vírus do computador

 

POESIA
Já está virando costume as poesias no Mundo SW, então vai uma especial…

Mas peraí que vamos pro comercial e voltamos já já.

ESTAMOS APRESENTANDO

VOLTAMOS A APRESENTAR

 

POESIA
Já está virando costume as poesias no Mundo SW, então vai uma especial para esta edição de hoje

O Direito Financeiro
Tem por objeto
A disciplina jurídica
De toda a atividade financeira
Do Estado
E abrange receitas
Despesas
E créditos públicos

O Direito Tributário
Tem por objeto específico
A disciplina jurídica
De uma das origens
Da receita pública
O tributo.

A poesia completa você vê no Manual Técnico de Orçamento. Acesse a 1ª versão em PDF aqui.

 

ESTE EXCEL NÃO ESTÁ AÍ DE ENFEITE!
Seu computador tem o Office instalado e você não sabe pra que porcaria serve o Excel. Pra fazer gráfico. Pra te deixar mais “cultural” abaixo uma lista de gráficos com temas muito relevantes e que vão mudar sua vida…

 

 

MUSICA
Só digo que vem mais música latina por aí! Você pode conferir o vídeo com a letra da música Dime Que No de Jesse y Joy, do álbum Un Besito Más.

 

Até uma próxima!

Dominus Santiago

Recifense. Fundador e administrador do Séries de Web, possuo uma paixão pela leitura e tenho orgulho de ter iniciado este site para que mais e mais pessoas demonstrem seu talento na escrita.

Acompanhe também:
TwitterFacebook

Dominus Santiago

Recifense. Fundador e administrador do Séries de Web, possuo uma paixão pela leitura e tenho orgulho de ter iniciado este site para que mais e mais pessoas demonstrem seu talento na escrita.

14 thoughts on “Mundo SW – Programa 010

  • Dominus, meu caro, não tenho palavras para agradecer o seu texto, sua análise em relação ao capítulo de estreia de “Depois de Tudo”.

    Fiquei muito feliz por ter conseguido alcançar , ou ao menos estar a caminho, de projetar um pouco das peculiaridades de um adolescente (não que eu tenha a pretensão de transpor todas, até porque não conseguiria…rsrs), e Lucas é um exemplo honesto dessa fase complicada e delicada que todos nós passamos, uns com mais sensibilidades, outros nem tanto, mas sempre tendo a duvida, a desordem, os questionamentos como companheiros, imagina então se colocar nesse caldeirão efervescente da puberdade a notícia de que vai ter que ir morar no interior, em uma cidade pequena? PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER…

    Adorei sua percepção (já tinha lhe escrito isso anteriormente) ainda mais agora quando você citou que a trama da série é, aparentemente, simples, se comparada às narrativas dos nobres colegas, cheias de reviravoltas e emoções, o que eu, como leitor, aprecio. Quem não gosta de ficar tenso, xingar um personagem, tomá-lo por real e por aí vai?…rsrsr, porém o Lucas, acredito, se estivesse fora desse redemoinho de emoções que o alcançou, e claro, tivesse o privilégio da maturidade que vem com o passar dos anos, citaria Mario Quintana antes de iniciar sua narrativa (rsrsr):

    “Pegue sua xícara e leia a vontade: um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente, e não a gente a ele.”

    Mais uma vez muito, muito obrigado pela palavras.

    Grande abraço.

  • Sobre receber críticas, disse Malcom X, um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos: SE VOCÊ NÃO RECEBER NENHUMA CRÍTICA, PROVAVELMENTE NÃO TEM NENHUM SUCESSO.

    Sobre receber críticas, disse Erbert Hubbard, um filosófo e ESCRITOR norte americano: PARA EVITAR CRÍTICAS, NÃO FAÇA NADA, NÃO DIGA NADA, NÃO SEJA NADA.

    Uma das definições do substantivo CRÍTICA no dicionário: ANÁLISE; APRECIAÇÃO

    Bem, corroboro aqui a importância da retomada do Dominus do quadro, em voga desde ontem.
    Enxergo nesse tipo de ação uma ferramenta mais que válida para o autor ou qualquer outro artista. Até mesmo a chamada crítica positiva é um referencial para que mantenha a qualidade do trabalho e não se transforme em um acomodado e “deite todo esparramado sobre um berço que julgue ser esplêndido”. Ninguém nasce sabendo e aprender (principalmente a “ouvir” a opinião alheia sem crises e estrelismos) é uma oportunidade que devemos considerar e valorizar, independente de onde venha, independente do quão possamos crer que o nosso orgulho possa estar ferido.

    Jorge Amado, Érico Veríssimo, Gabriel Garcia Márquez e até mesmo Paulo Coelho não são (ou eram) unanimes na arte que dominam (avam), então, vamos arregaçar a manga e escalar a montanha da humildade e sabedoria com a certeza de que, a cada dia, iremos lapidar o diamante bruto que Deus nos deu: a arte de colocar no papel palavras, histórias.

    Sorte a todos os colegas.

    • Crítica sempre vem acompanhada de um “frio na barriga”. Confesso que sinto isso quando estou avaliando, às vezes até levado pelo calor da emoção – seja positiva ou não. Mas só se constrói bons textos baseados nas críticas, seja a sua própria, a princípio, ou a dos outros. Confesso que meu maior desejo é que os autores desenvolvam mais e mais a autocrítica e sempre pensem: “é isso que quero oferecer ao meu público?”. Considero que uma avaliação só é importante se despertar isto no autor e até mesmo nos leitores. Não é válida quando não constrói!

      Mais uma vez obrigado pelos seus comentários @nandocouto, pois eles fortalecem meu desejo de contribuir com os autores neste sentido. E não posso deixar de levar em conta que é corajoso de qualquer pessoa que se permite ser avaliado. Escrever uma história e decidir publicá-la é corajoso porque, automática e espontaneamente, o autor se abre às crítica sobre seu trabalho.

  • Adorei o programa de hoje, e a crítica à minha web também. Sei que deixei muito a desejar em alguns pontos, e pra que isso não continue, vou tentar me esforçar ao máximo e corrigir alguns erros. Também vou tentar tomar mais cuidado com minha próxima web que já está sendo escrita. Obrigado pela crítica, Domingos! Parabéns pelo programa.

    • Fico feliz Henrique por ter entendido a crítica neste sentido!
      Levantei esta questão e você pode melhorar sim o texto e oferecer uma excelente história para o público. 😉

  • Realmente “Estrangeira Fiel” não ficou muito detalhado. Eu não quis acrescentar certas informações que não foram dadas no livro de Rute (que é a base para a história toda – particularmente me incomoda quando não fazem adaptações similares às obras originais), porque minha intenção era transmitir a mensagem da trama original de uma forma mais contemporânea, até porque é um dos meus relatos bíblicos favoritos…
    A intenção não era adicionar capítulos com explicações incertas e inverdadeiras (optei por continuar com quatro pelo motivo particular supracitado). Espero que sua reflexão acerca da moral, Dominus, não tenha sido interferida por não tê-lo agradado 100%. Obrigada por dispor do seu tempo a fim de dar uma olhada (mesmo que no episódio inicial), porque mais importante para mim do que ser relembrada do que a web deixou a desejar é saber que a própria serviu como meditação.
    O intuito maior é atingir o raciocínio antes das emoções, apesar das ocorrências estarem interligadas a estas justamente por envolver relações humanas. Além deste, há também o de estimular a leitura da inspiradora narrativa verdadeira para identificar as referências feitas no módico conto em questão.
    Beijos e muito sucesso!

    • Não é possível agradar 100%, acredite nisto. Conheço esta história da Bíblia e juro que não associei quando fiz a leitura. Acho que ainda mais por isso se o elemento emoção for adicionado à trama em muitas doses vais gerar uma certa comoção a respeito dos personagens. Faria o leitor sentir com muito mais intensidade o drama de Russe e sua sogra.
      Enfim, esta é minha opinião, mas a avaliação final é sua e você quem decide se deseja adicionar elementos e como vai conduzir sua história. E acrescento que esta é a opinião de um único leitor e que você deve levar em consideração às demais também,

      • Sim, sim! A própria história não foi registrada apenas para a comoção. Razão e emoção decerto possuem suas contrariedades. Mais uma vez, obrigada por ressaltar certos pontos, porque assim posso ficar atenta caso queira passar emotividade intensa. Como uma narrativa curta (que era o que eu desejava fazer), torna-se complexo detalhar de forma que não prolongue demais.
        Sobre não ter associado, isto também é bom em determinado aspecto. Pessoas que repudiam crenças divergentes não se espantariam. E agora que sabe da alusão, acredito que tenha ficado mais simples conectar as semelhanças, haha!

  • Amei o programa. Achei suas críticas bem certeiras e parecidas com o que ouço sobre a trama. Muita gente acha muito exager na relação de Kim e Kathryn, mas afirmo com todos os episódios escritos, que eles irão ganhar o público aos poucos. Alex e Kim são uma das marcas da história todo mundo que eu mostro fala isso. Amooooo sentimental do Los heermanos…Obrigado pela avaiação e pela ótima nota.

    • É muito possível que ganhem o público, sim. Só chamei a atenção por parecer um exagero a forma como se aproximaram. Busco enxergar as histórias e cobro muito que as relações entre as cenas e os sentimentos dos personagens sigam uma sequência lógica e sejam bastante coesas. E digo mais uma vez que você pode trabalhar ao longo da trama a amizade entre o Kim e o Alex que realmente parece verdadeiro e existem muitas possibilidades de você colocar à prova e encantar o público. Não encare como uma obrigação de fazer isso porque você é o dono do roteiro.
      🙂

  • João Santos

    EU ESQUECI EXAGERANDO EUROPA ESSE ENSAIO ESTÃO EM EXIBIDO ENFRENTA ELE ESTAVA ERRADO EM ESTAR ENXERGANDO EGITO ENTREGA É ESSA

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web