EdiçõesEncontro Marcado

Encontro Marcado [ed. 4]: Em clima de Natal, falaremos sobre “A Importância de uma Família”; Teste seus conhecimentos no Web Show

O Nascimento de uma família

Em tempos remotos, família era considerada como a união entre um homem e uma mulher que resultava no nascimento de uma criança. Mas nos novos tempos, essa palavra adquiriu diversos conceitos. Além dessa definição tradicional, a família pode ser a união de dois homens ou duas mulheres, a união de amigos e a união de companheiros de trabalho ou de vizinhos, por exemplo. Mas independente do grupo formado, podemos dizer que numa família de verdade existe um núcleo de amor onde impera o respeito e a harmonia.

Se falando em família tradicional, a formação se inicia apos a afeição e união entre duas pessoas. Nessa união reina um intenso amor, um enorme carinho e uma grande vontade de ficar junto. Essas pessoas formam um ambiente de comunhão, de fraternidade, de amizade e dos melhores sentimentos existentes. Essas pessoas se divertem, riem, se abraçam, se acariciam, se emocionam. Essas pessoas não se distanciam e criam um grande desejo de estarem juntas eternamente. Essas pessoas se completam, se ajudam, se apoiam e compartilham os melhores momentos da vida. Parece clichê, mas a família é a base da nossa estrutura, a formação de nossa educação e responsável por fantásticos sentimentos de carinho, amor e gratidão.

As dificuldades em conduzir

O conflito de opiniões pode ser umas das maiores causas de problemas familiares, pois a divergência de pensamentos é capaz de trazer grandes turbulências e discórdias para um lar familiar. As pessoas são diferentes uma das outras, e o conceito de certo ou errado acaba por se tornar inexistente. O certo para um pode ser errado para o outro, e vice versa. Se não houver um balanceamento e uma flexibilidade mediante essas divergências, pode ocorrer grandes conflitos e rixas que muitas vezes se tornam eternas. Daí surgem pessoas amarguradas, rancorosas e angustiadas, desfazendo o laço familiar existente.

O vicio é outro vilão muito incômodo para as famílias, seja o álcool, as drogas, jogos ou qualquer outra dependência, sendo capaz de arruinar fatalmente o elo entre pessoas. O vicio consome a paciência e a tolerância, vencendo o amor que existe entre aquelas pessoas.

A doença é outro fator que exige muita força e determinação dos membros de uma família, pois algumas são capazes de devastar o vínculo familiar. Nesse momento, a família precisa estar mais unida do que nunca, pois é uma fase muito difícil que precisa ser enfrentada com muita garra e coragem.

Tipos

Família tradicional: normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear (composta pelos pais e irmãos) ou elementar (composta por avós, tios, primos, etc).

Família monoparental: composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. Englobam causas circunstanciais (morte, abandono ou divórcio) ou ainda, a decisão (na maior parte dos casos, uma decisão da mulher) de ter um filho de forma independente.

Família comunitária: nesta estrutura, todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.

Família arco-íris: é constituída por um casal homossexual (ou pessoa sozinha homossexual) que tenha uma ou mais crianças ao seu cargo.

Família contemporânea: é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.

A Sagrada Família

Embora a Bíblia não informe diretamente quando Jesus nasceu, ela fornece evidências que já convenceram muitas pessoas de que Ele não nasceu em 25 de dezembro. Provavelmente essa data foi escolhida pelos líderes da Igreja para que coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada ‘ao nascimento do sol inconquistado’. Mas a verdade que temos é que o Natal é celebrado como o nascimento de Jesus, que foi acolhido por uma família que não o gerou de fato. Maria era virgem, e seu humilde esposo Jose confiou que ela foi a escolhida de Deus para conceber o Salvador, em forma de milagre divino. A Sagrada Família é exemplo para todas as outras, de que o amor em uma família nasce independente das origens; ele nasce com o carinho, gratidão e a afeição que existe de um para o outro.

O conceito de família

Podemos dizer que quem tem família é rico. Rico de amor, de carinho, de gratidão, de companheirismo. A família é capaz de gerar novas vidas, formando pessoas esperançosas, promissoras, confiantes e aptas a criar um mundo novo. Portanto, a família é algo único e insubstituível, extremamente necessário para a formação do ser humano, sendo preciso cuidá-la com carinho, dedicação e fé, para que sua estrutura se mantenha forte e seus indivíduos não caiam no mundo dos vícios e das futilidades. O dicionário diz que o conceito de família é “um conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem; grupo de indivíduos, constituído pelo mesmo sangue”; mas mais que isso, família são as pessoas as quais estamos unidos, amando, respeitando e perdoando, formando um ambiente de prosperidade e bonança.

 

PAZ
UNIÃO
ALEGRIA
ESPERANÇA
AMOR, SUCESSO
REALIZAÇÕES, LUZ
RESPEITO,  HARMONIA
SAÚDE, SOLIDARIEDADE
FELICIDADE,  HUMILDADE
CONFRATERNIZAÇÃO, PUREZA
AMIZADE, SABEDORIA, PERDÃO
IGUALDADE, LIBERDADE, BOA SORTE
SINCERIDADE,  ESTIMA,  FRATERNIDADE
EQUILÍBRIO,   DIGNIDADE,   BENEVOLÊNCIA
FÉ, BONDADE PACIÊNCIA, BRANDURA, FORÇA
TENACIDADE, PROSPERIDADE, RECONHECIMENTO
!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!

O tema de hoje foi escolhido por 2 motivos: primeiro porque a união familiar tem tudo a ver com a época natalina, e segundo por ser uma forma de homenagear a melhor web de 2016: Segredos de Família. Dessa forma, juntamos o útil ao agradável e fizemos uma bela entrevista com o autor responsável, Gabriel Fonseca. Encarregado de conduzir uma web com uma dura relação familiar, ele fala um pouco da experiência em retratar esse tema e as consequências da falta de uma união familiar. @gabriel-vargas

De onde surgiu a ideia de falar sobre esse tema?

Gabriel: Bem, a palavra família está presente no título e é o sinônimo presente na história inteira, posso dizer então que família, foi uma palavra que junto com segredos, me levou a escrever toda a história. A ideia de falar sobre família surgiu com um pensamento de escrever algo que mostrasse que nenhuma família é perfeita, e a história de Segredos, foi me conquistando e me inspirando aos poucos, que eu apodreci uma família inteira, e os personagens foram surgindo, e cada um trouxe uma nova reviravolta para a trama. Já faziam meses que eu tentava escrever uma web novela, mas sempre com o mesmo tema, vingança, mas eu não conseguia terminar, daí me surgiu a ideia de escrever sobre família, mas não tinha e nem podia ser uma família “normal”, e eu também gosto de falar sobre família ou o que restou de uma família… Uma das certezas da construção de Segredos de Família, é que nela, encontramos todas as coisas ruins da sociedade, mas uma é a mais importante, e não, não é o tráfico e sim, a falta de amor.

De que maneira esse tema foi abordado na web?

Gabriel: De maneira bem implícita, sem nenhum pudor, sem poupar acontecimentos, sem medo de que os leitores pudessem sentir “nojo” da história, o que tinha que acontecer acontecia, como por exemplo, quando a personagem icônica, a mocinha vilã, Ester, resolve por dar um fim na vida da sua mãe, Morgana, foi mostrado muito bem que ela fez isso friamente e com base em muitos cálculos. Outra forma de mostrar que o tema família foi abordado na história sem pudor, mostra-se quando descobrimos que a mãe, Morgana, vendeu a própria filha, irmã gêmea de Ester (A Estella), dando início ao tráfico na família, como também quando descobre-se que o responsável pela “morte” do Rômulo, foi o próprio tio dele, Santiel, e o mesmo ainda, foi morto pela própria sobrinha, a nossa amada Ester.

Mas engana-se quem pensa que os conflitos só acontecem na família Gueiros Morgado, pois na família do traficante Ferdinand, onde o Kaio cresceu no cabresto do homem macho e que tinha que matar para se mostrar macho e no meio da história ele se descobre homossexual, assumindo um romance com o Samuel Gueiros Morgado.

Não podemos nos esquecer, da família das irmãs Ada e Alice, onde que Ada, fugiu da família e foi presa por Samuel, no porão da mansão Gueiros Morgado, por longo 8 meses junto aos ratos, e que a Alice, veio para Brasil, atrás da sua irmã e virou prostituta para sobreviver.

Qual seu ponto de vista sobre a importância da família?

Gabriel: A família é o principal alicerce da formação para vida, e tudo o que acontece nela reflete na formação psicológica dos seus membros, a família é a maior riqueza da vida. As estruturas familiares, não estão vindo a baixo por conta do divórcio, por conta das desavenças que ocorrem nela, ou por conta das diferentes famílias… Mas sim, por causa da falta de amor, da falta de consideração pelo próximo, à família clama por amor, e sem isso, ela não se torna estruturada, e se não houver a construção de estruturas, não haverá famílias, e sem família, não existe sociedade.

Família não tem e nem deve ter, os seus componentes rotulados, ou seja, a família deve ser formada só por homem e mulher, pois isso é uma grande mentira, não devemos reclamar dos seus componentes, devemos reclamar das ações dos mesmos.

O que você tentou passar retratando esse tema?

Gabriel: Então, se forem ler Segredos de Família, vocês não irão tirar quase nada de lição da família Gueiros Morgado, falo nela, pois ser a principal da história… Mas eu quis mostrar o que a falta de amor em uma família, pode causar, pois amor não se tinha na principal família da história, e isso levou muitos personagens a atos horrendos, exemplos: O Samuel que manteve em cárcere privado a personagem Ada, se dizendo apaixonado por ela, mas na verdade era pura insanidade adquirida no meio onde vivia; A Ester que “matou” a mãe, matou o tio, matou o pai do Théo e entrou na vida dele, também por insanidade mas acabou se apaixonando pelo mesmo e no final ela tem uma filha dele.

O tema de hoje foi escolhido por 2 motivos: primeiro porque a união familiar tem tudo a ver com o período em que estamos vivendo, e segundo por ser uma forma de homenagear a melhor web de 2016: Segredos de Família. Dessa forma, juntamos o útil ao agradável e fizemos uma bela entrevista com o autor responsável, Gabriel Fonseca. Encarregado de conduzir uma web com uma dura relação familiar, ele fala um pouco da experiência em retratar esse tema e as consequências da falta de uma união familiar.

Para complementar o assunto, veja abaixo as opiniões de Rodrigo Gomes e Lucas Bittencout, autores de Dia Especial e Doce Mel, respectivamente. Em Dia Especial, Rodrigo retratou a história de Gilda, uma professora portadora de diabetes que se viu obrigada a largar a profissão após ficar cega. Num emaranhado grupo familiar, ela se aproxima do pai de um dos seus alunos, que tem um caso com a babá de seu filho, casada com outro homem. Já Lucas conta em Doce Mel a história de Jeffrey, garoto portador de síndrome de down que perde a mãe vítima de um envenenamento e que luta para encontrar o pai desaparecido, formando uma nova família com sua professora e seus amigos, que o ajudam nessa busca.

@rodrigomes A família não é algo que escolhemos, nós simplesmente nascemos ali naquele grupo e não temos a chance de escolher quem será membro dele. Com o passar do tempo aprendemos a gostar daquelas pessoas, a criar uma certa convivência e afinidades. Sei que às vezes há aqueles parentes chatos, os quais sabem apenas nos enraivecer. Mas, não tem nada que possamos fazer com relação a eles, a não ser aturá-los.

Existem pessoas que não se dão bem com ninguém de sua família, e por isso acabam vivendo como uma folha solta no vento ou “adotam” amigos como se fossem seus familiares. O que pode ser – de certa forma – arriscado, pois algumas amizades não são capazes de fazer a metade das coisas que quem é “sangue do teu sangue” faria (não estou dizendo que não podemos ter amigos, só não devemos deixar de priorizar nossa família, que é a nossa base).

Uma família unida é muito importante para qualquer indivíduo porque é ela quem nos dá suporte sempre que precisamos, nos momentos mais difíceis são nossos familiares quem estarão lá (claro que não estarão todos ou pode ser que estejam). Ou seja, isso nos dá uma certa força, podemos tentar ir além, pois sabemos que tem alguém nos apoiando.

Outra parte muito importante em se ter uma boa relação com a família é com certeza: vivenciar um natal mais mágico. Sim, é ótimo ter um ambiente de amor, paz, alegria… cheirinho de peru sendo colocado na mesa, todos reunidos na Santa Ceia. Aquele ente querido que adora fazer a piadinha do pavê (mesmo sendo manjada e horrível). Ah, são tantas coisas que não darei conta de pontuar todas, só vivendo isso para saber o quanto é bom estar ao lado das pessoas que mais te auxiliam nos bons e maus momentos.

Valorizem a família de vocês, pois mesmo com suas falhas, ela é única. E assim como você pode superar as falhas dela, ela também superará as suas!

@lucas-sillwa Família, creio eu, que não significa apenas ter o mesmo sangue, nem fazer parte da mesma estrutura familiar, mas sim, aqueles que vivem em conjunto, harmonia e reverencia entre uns com os outros. Há confiança e relevância. Por isso, muita das vezes, as pessoas consideram seus amigos como um familiar, pois mesmo não tendo o mesmo sangue, mas tem o que muitas famílias não tem: UNIÃO. AMOR, CONFIANÇA E RESPEITO. Isso sim é a base de uma família. Na web ‘Doce Mel’, o personagem Jeffrey estava em um ambiente familiar. Mesmo perdendo o pai e a mãe, mas estava entre amigos que o apoiavam e o ajudaram, e com a professora que lhe tratara como uma mãe. Às vezes os amigos (verdadeiros)são mais familiares que os mesmo que são de verdade. Só que, não se pode confiar em tantas amizades, pois tais delas são falsas. Portanto, pode-se chamar de familiar aquele que você confia, que te respeita e que o ame verdadeiramente, é o seu amigo de todas as horas, o ombro amigo. Isso sim é Família no meu conceito.

Leia Segredos de Familia, Dia Especial e Doce Mel, e aprenda a amar e valorizar sua família !!

Por Domingos Santiago
@karpedom

banner-game-show

Por um problema pessoal, o Lucas Bittencourt precisou se afastar do comando do Game Show vou dar continuidade ao programa. A equipe continua a mesma e as regras inalteradas nesta rodada: cada acerto vale 10 pontos e a resposta incorreta contabiliza a pontuação para a equipe adversária.

Antes de começar game de hoje, que tal saber como anda o desempenho das duas equipes?

parcial-de-resultados-game-show

 

Na equipe PANELA DE PRESSÃO estão:
FAILON TEIXEIRA (@failon)
JOÃO SANTOS (@joao-santos-2)
MARCELO JUNIOR MAIA (@marcelojuniormaiaesilva)

E na equipe GALERA DO GRAU estão:
GABRIEL FONSECA (@gabriel-vargas)
FRANCISCO SIQUEIRA (@nandocouto)
FELIPE LIMA (@felipelima)
LUCAS GOMES (@luan18)

– Será que a equipe Panela de Pressão consegue diminuir a diferença de 50 pontos para a equipe da Galera do Grau e ir pra próxima edição, que será a última, com chances de sair vitoriosa?

Para esta penúltima edição do programa, as perguntas foram sobre a premiação Melhores do Ano 2016 que terminou nesta última sexta (23) com o resultado do voto dos jurados.

– Vamos começar o jogo de perguntas!!!

Começamos com a equipe Galera do Grau que está na frente com 130 pontos. E o primeiro a responder será o Francisco.

perg-1-prog-4

Francisco (Galera do Grau): Alternativa A, Vida que Segue! Diz que eu acertei ?????????

 

– Eita Francisco! Segredos de Família concorreu na categoria Web Novela.

– Nossa… Que pegadinha, hein? Passei por cima do título “série”

Panela de Pressão começa na frente com 10 pontos. A pergunta agora vai para o João e pode ser a chance de a equipe abrir a vantagem nesta rodada.

perg-2-prog-4

João (Panela de Pressão): Opção C. A vencedora foi Agridoce.

Certa resposta do João que soma 20 pontos à Panela de Pressão. Chegou a hora de reagir Galera do Grau e Felipe pode tirar o placar do zero.

perg-3-prog-4

Felipe (Galera do Grau): Letra B. Agent Evans e Sete Pecados.

Corretíssimo Felipe e 10 pontos para a Galera do Grau. Agora o Failon tem a chance de manter a vantagem.

perg-4-prog-4

Failon (Panela de Pressão): Abertura de Webs, letra B.

Muito bem Failon. Panela de Pressão agora tem 30 pontos. Vamos lá Lucas, agora é com você.

perg-5-prog-4

Lucas (Galera do Grau): Agridoce, letra B.

Mais 10 pontos para a Galera do Grau que soma 20 pontos na rodada. Agora vamos pra última pergunta que pode definir a equipe Panela de Pressão como a vencedor da rodada. Agora é com o Marcelo.

perg-6-prog-4

Marcelo (Panela de Pressão): Muito tenso com toda esta responsabilidade. Alternativa A!

Pode aliviar a tensão Marcelo porque você acertou e a Panela de Pressão fez 40 pontos. Ainda tem mais uma pergunta para a Galera do Grau que pode deixar aumentar a vantagem de vocês. Gabriel, agora é você.

perg-7-prog-4

Gabriel (Galera do Grau): Ufa! Vamos lá porque a alternativa correta é a A.

Será Gabriel? Bem, a equipe Panela de Pressão pode comemorar porque venceu esta rodada com… Com 40 pontos. O Gabriel acertou e a Galera do Grau fez 30 pontos.

vencedor-panela-presao-prog-4

 

Parabéns à equipe Panela de Pressão pela vitória nesta semana. A próxima rodada será a última e as equipes acumulam os seguintes pontos:

GALERA DO GRAU: 160 pontos
PANELA DE PRESSÃO: 120 pontos

A próxima semana será especial e marcada por um jogo ainda mais eletrizante que dará chance da equipe Panela de Pressão vencer o jogo!

Abraço e até a próxima semana com o último programa desta temporada do Encontro Marcado 🙂

2 thoughts on “Encontro Marcado [ed. 4]: Em clima de Natal, falaremos sobre “A Importância de uma Família”; Teste seus conhecimentos no Web Show

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web