A Crítica

Eduardo & Mônica: mocinhos apaixonantes, história agradável e uma bela homenagem à canção

critica-nota-4-5

Procurando uma opção de leitura, me deparei com uma que me chamou a atenção de cara: Eduardo & Mônica. O título de uma das melhores músicas da Legião Urbana obviamente era algo atrativo. Logo que vi a sinopse, percebi que a história era realmente baseada na música da minha banda favorita. Me senti instigado a ler o primeiro episódio.
A contextualização da história, mostrando o cotidiano, a personalidade e os conflitos individuais dos protagonistas antes de se conhecerem é um dos pontos altos da série. Os mocinhos foram apresentados de forma envolvente e natural, não começou do nada, forçadamente ou sem explicações.
Logo que se conhecem, nossos mocinhos já provocam empatia em quem lê, despertando a vontade de acompanhar essa trajetória. Eles se envolvem aos poucos e é impossível não torcer para o que sentem um pelo outro se torne mais forte. Eduardo e Mônica desenvolvem uma cumplicidade interessante ao longo do enredo. Eles são justamente o melhor de toda a série. Confesso que queria conhecer mais as particularidades de cada um, e isso poderia ter sido mais bem desenvolvido, mas isso não foi um incômodo, nem prejudicou o restante. Se houvesse um desenvolvimento nesse ponto, seria mais um atrativo.
Ao longo dos episódios, percebi alguns erros gramaticais e uma cena repetida no quarto episódio; tudo que poderia ter sido corrigido por uma revisão mais cuidadosa, mas nada que atrapalhasse ou incomodasse a leitura.
Um dos pontos que mais me chamou positivamente atenção foram as referências à Legião Urbana. Por exemplo, o sobrenome ‘Russo’ de Eduardo (assim como o vocalista da banda, Renato), o fato de Eduardo gostar da banda e a criação de uma música baseada na história dos mocinhos (que era exatamente a mesma que inspirou a série).
E ainda: a história se manteve fiel à música, mesmo com todos os conflitos e personagens inseridos na trama, o que poderia acabar tirando o foco do enredo original.
Me decepcionei um pouco com o episódio final. O ritmo acelerado atropelou os acontecimentos, em contraste com o ritmo acertado dos outros episódios. Se ele fosse transformado em mais outro episódio, acredito que isso não aconteceria. Além disso, achei-o um tanto raso e pouco surpreendente, o que, penso eu, ocorreu por conta do ritmo corrido.
Em geral, é um leitura extremamente agradável. A história tem um desenvolvimento certo e dinâmico, com boas e instigantes reviravoltas, mocinhos apaixonantes e vilões bem escritos. Com certeza recomendo.

 

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web