A Crítica

Dádiva de Amor: Decepção com um texto fraco e sem recuperação em 75 capítulos

 

Dádiva de Amor é um nome bem pitoresco para uma trama, diria que nos remete a algo bem brega e cafona, talvez fosse a maior da trama, só que o que era insuperável consegue ser superável em apenas uma imagem. Vamos ser mais claros? Que banner é aquele? Mais cafona não há. Um dos piores que já vi. É um grande lixo visual. Alguns ficarão revoltados com minha sinceridade extrema (Sim, meus queridos estou sendo bem sincero e vocês?), mas estou falando o que alguns não têm a coragem de falar, pois estes são regidos pela mais completa hipocrisia (…) outros dirão que eu deveria avaliar apenas a obra, mas digo uma coisa meus caros: Eu avalio tudo, TUDO! Agora vamos à obra.
Dádiva de Amor em condução e estilo de trama é a que tem a história mais linear e lógica das que avaliei até aqui. É uma trama que tem a cara de folhetim com condução de folhetim. Nesse ponto ela dá um banho nas outras. Por muitas vezes a história se arrastou, ficou com barriga, talvez a culpa seja do seu tamanho exagerado (75 capítulos). É uma história das mais clichês e segue ele arisca, mas que por vezes prende o leitor e em outros o afugenta. Não é uma brilhante obra, mas dá uma luz quem sabe a outras em termos de condução, já que esse em grande parte é o maior defeito de várias obras no Portal, só que o defeito de Dádiva de Amor assim como todas as outras não pertence apenas ao singular e sim ao plural.
A trama tem um texto fraco, bem fraco que beira ao mínimo do bom gosto e qualidade que qualquer um deve ter. Os erros ortográficos foram dos mais variados possíveis e até impossíveis. Sei que erros existem. Nada e nem ninguém é perfeito, mas os de Dádiva tiveram 75 capítulos para serem corrigidos e em nenhum momento isso aconteceu. Neste ponto da crítica devo estar sendo praguejado, mas trago – lhes um exemplo: de que forma o autor escreveu a palavra a seguir em sua trama? Coincidência ou Coinsidência?. Segundo o dicionário dele a forma correta é a segunda opção o que contradiz o dicionário de todos até o presente momento. Os erros são horrorosos e persistiram por toda a novela, desde a sinopse ao último capítulo. Tudo no texto esteve ruim, fraco ou péssimo. O autor misturava tudo colocando rubricas rentes ao texto, roteiro envolvido nas falas, por mais que ele tivesse a intenção de mostrar um texto literário ou roteirizado ele não conseguiu fazer nem um e nem o outro. Faço uma ressalva que apesar de tudo ele manteve os cabeçalhos das cenas e isso é um ponto muito a favor de qualquer aspirante a querer roteirizar algo. Afirmo isso porque li a obra por inteiro e jamais seria leviano de escrever algo sem tê – la lido.
Não estou fazendo esta crítica com o intuito apenas de criticar ou querer destruir o ego de uma pessoa, pois tenho muito mais o que fazer e o meu objetivo em relação a isso é totalmente oposto. Se nesse momento me dispus a escrever algo sobre ela é porque quero ajudar com esse texto na evolução do autor. Se alguns preferem as rosas da falsidade, apresento – lhes os espinhos da realidade. Espero que o autor avalie bem essa crítica e reveja seus conceitos de escrita. Espero que essa avaliação ajude e contribua na evolução desse colega de “profissão”.

Até a Próxima!

Weslley Vitoritti

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