A Crítica

Amor Vingativo: Cheia de equívocos no roteiro e erros de condução evitáveis

Por Wesley Vitoritti
Uma trama banal e pessimamente escrita. Assim defino em uma linha a série Amor Vingativo. Uma trama enrolada, desconexa e supérflua, clichê (esse não é o problema), que qualquer autor poderia escrever em dois ou cinco episódios, mas o autor preferiu arrastar tudo por vinte e três! Tudo que aconteceu na trama foi jogado e jamais trabalhado. Uma criança de dez anos escreveria melhor. O autor apenas pensava e jogava. Não se importava com sua trama e principalmente com seus leitores.

Inicialmente fui enganado, calma que explicarei: Os perfis e sinopse foram bem escritos, apesar de terem elementos na sinopse que só ocorreram no último episódio e a falta de características físicas dos personagens em suas descrições, relevei, tinha apenas alguns erros de concordância gramatical e algumas faltas de pontuação, mas dei uma chance para a série. Minha boa vontade já foi massacrada logo na primeira cena do primeiro episódio. O autor jogou sua trama central na cara sem nenhuma preparação, ele poderia até ter feito isso, só que de forma mais cuidada e trabalhada. Durante vinte três episódios esperei por respostas e não veio. Porque Malu acusava Alicia de te ­ la roubado? Como ela levantou essa hipótese antes de questionar Júlio? São apenas alguns exemplos.

A série supostamente é desenvolvida no formato de roteiro, diga – se de passagem, um dos piores que já vi e tive o desprazer de ler. Como as cenas não são enumeradas? Desenvolvidas de forma coerente? Descrito os cenários? Ações dos personagens? Até tinha descrição de algumas ações, mas eram tristes e mal desenvolvidas. Não havia uma formatação na série, tudo era bagunçado. A falta de pontuação, palavras erradas e falta de concordância contribuíram para essa experiência esquecível. Apesar de tudo considero o texto do autor razoavelmente bom, esquecendo tudo e levando em conta só ele.

Outro grande defeito que percebo em Amor Vingativo é a forma e a condução de sua história que não se assemelha a uma série e sim novela. Para quem não sabe séries e novelas são gêneros dramatúrgicos totalmente distintos em suas conduções, exige ­ se uma ousadia maior nas séries, claro que isso não é obrigatório, mas sem duvidas Amor Vingativo não é série e sim novela. Tudo foi ruim. Personagens apáticos, tramas mal desenvolvidas e previsíveis.

O autor tentou apresentar uma trama de forma voraz, ágil, coisa comum a toda série. Ele poderia ter feito isso magistralmente se ele tivesse planejado, só que o dito cujo preferiu simplesmente jogar sua trama como lixo ao vento e fui intoxicado de forma fugaz e instantânea, quase que fatalmente. Lendo os comentários e vendo vários elogios vejo como o mundo virtual prefere ser hipócrita e falso em vez de ser sincero e verdadeiro. Percebo que nesse meio não importa uma boa trama e qualidade. O que impera é o falso elogio visando que aqueles que leem sua trama elogiem também a sua futura, mesmo que esta seja de gosto bem duvidoso.

Para os autores digo lhes uns conselhos: Sempre revisem seus capítulos antes de serem postados ou enviados. Tenham um cuidado maior com suas tramas. Planeje seus enredos e suas conduções. Tenham senso crítico. Pensem melhor em suas tramas. Prestem atenção no português e pontuações gramaticais. Se sua trama for escrita no formato de roteiro ou literário procure seguir as mínimas técnicas que se pede cada um. Seguindo esses conselhos vocês devem escrever tramas bem melhores que Amor Vingativo!

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web