A CríticaNotícias

Através do Universo: muitas doses de suspense, terror e emoção

atraves-do-universo-banner-logocritica-nota-5-0

 

Abre-se o mundo da fantasia e com ele muitos mistérios a serem desvendados. Através do Universo ora parece acontecer neste mundo comum a nós e ao mesmo tempo, filosoficamente, se transportar para uma realidade alternativa como descrito em sua sinopse.

Quando comecei a ler a web, veio-me imediatamente referências a Strange Things, a avassaladora série da Netflix que conta a história de um grupo de garotos que tem contato com criaturas que vivem num mundo invertido. A exemplo da série da Netflix, Matheus Barbosa apresenta um ambiente cheio de dúvidas que envolvem as temidas e desconhecidas criaturas chamadas de Zerkon e os jovens protagonistas cheios de atitude, representando em muitos casos o ponto alto da série por suas intransigências. Arold, por exemplo, parece inicialmente uma criança fantasiosa e cheia de ideias na cabeça sobre o universo e ao longo da história, vem a certeza. Conseguimos perceber o quanto o garoto é dotado de uma inteligência impressionante e sua teimosia irreparável define os rumos das aventuras aos episódios quem seguem.

Digamos que em Através do Universo não é apresentada uma narrativa surpreendente – a ponto de roer as unhas de tanta tensão, – no entanto, a história tem muitas doses de emoção e conflitos que acabar por deixar as revelações com um ótimo tom de suspense. O capítulo 4 é o ponto alto deste momento da trama apesar de existirem tantos outros neste nível.

Surgiram também outros personagens que ajudaram na fluidez da história e acrescentaram ainda mais uma pintada de suspense como é o caso dos personagens Nancy e Albert. O autor soube criar um mistério em torno da personalidade deles que a todo instante ficamos desconfiados sobre as suas reais inteções.

Críticos e leitores vão sempre fazer comparações dos textos com suas experiências, ou seja, aquilo que viu, leu ou ouviu. Não paro as referências aqui, não. Quem assistiu ou já ouviu falar, sabe que a série Under The Dome da TV estadunidense, CBS, viveu uma excelente primeira temporada por causa do mistério de uma capsula que envolveu toda uma cidade e obrigou seus habitantes a ficarem presos à diversas situações desenvolvidas ao longo das três temporadas. O ponto alto na primeira temporada está ligado com toda a tensão que envolvia o motivo daqueles acontecimentos na cidade. Assim acontece em Através do Universo que faz com que os leitores fiquem instigados a descobrir todos os segredos deste mundo paralelo em que seus personagens vivem, a história que envolve os Zerkons, o motivo do sumiço da avó dos garotos e todo o mistério por trás da restrição do conhecimento do espaço.

*Crítica realizada com base na leitura de 23 capítulos do total de 69.

Dominus Santiago

Recifense. Fundador e administrador do Séries de Web, possuo uma paixão pela leitura e tenho orgulho de ter iniciado este site para que mais e mais pessoas demonstrem seu talento na escrita.

Acompanhe também:
TwitterFacebook

Dominus Santiago

Recifense. Fundador e administrador do Séries de Web, possuo uma paixão pela leitura e tenho orgulho de ter iniciado este site para que mais e mais pessoas demonstrem seu talento na escrita.

6 thoughts on “Através do Universo: muitas doses de suspense, terror e emoção

    • Não descarto esta possibilidade Wesley. É muito uma questão de tempo já que dá um certo trabalho ler tantas histórias, mas quem sabe não consigamos fazer isso e prestigiar os demais autores.
      Abraço e obrigado pela sugestão 🙂

  • Dominus, agradeço pela ótima crítica e pela leitura de 23 dos capítulos. Realmente não esperava que alguém tão ocupado fosse dispor de tempo para ler tal obra! Aproveitando, queria elogiar-te pelo seu trabalho aqui no Séries de Web; é vísivel a sua dedicação por este site e pode ter certeza que está dando resultados, o ambiente aqui é excelente para autores e leitores! Quando conheci o site, me atraiu muito o padrão de entreterimento que você construiu.
    Quando decidi postar, foi um desfio que encontrei, pois eu escrevo de um jeito diferente do que é geralmente postado aqui no Séries. Foi difícil amargar as últimas colocações nas audiências em algumas semanas, pois realmente me dediquei, mas faz parte. Acredito que história longas acabem por afastar novos leitores…
    Eu comecei a escrever esta história em agosto de 2014, antes da estréia de Strager Things. Realmente é uma boa assimilação, pois ambas se tratam de um quarteto de crianças tentando resolver mistérios relacionados a monstrons. O fato de eu não divulgar o tempo em que a história se passa, é um ponto chave da trama e explicado posteriormente.
    Me alegraria bastante se não deixasse de ler a história, porque ainda muitos outros personagens irão aparecer para enriquecer ainda mais o conto, como foi o caso de Albert e Nancy; e claro, para não deixar de descobrir o segredo do Universo!
    A história tem 69 capítulos em 420 páginas. Trata-se de um livro inteiro. Eu ainda tenho outros capítulos além do 69, que se tratam de um segundo livro como continuação da história, porém como ainda está incompleto, então não irei postar aqui no site (por enqunato, quem sabe futuramente?)

    • Agradeço Matheus por escolher o Séries de Web e também por apresentar uma ótima história para seus leitores.
      A leitura destes capítulos me deixou, certamente, muito curioso para continuar o acompanhamento. 🙂

  • Através do Universo é uma daquelas histórias que você sente prazer em ler. Tive o prazer de conhecê-la no ano de 2014 e me dá orgulho de ver como o tempo passa e o texto continua primoroso e emocionante. Eu admiro muito a forma organizada e estruturada como Matheus Barbosa elabora essa obra. Parabéns a ele pela crítica recebida, porque a história certamente faz jus à nota. Os acontecimentos não são avoados, mas eles tem seu propósito. O autor consegue fazer uma coisa inicialmente calma se tornar uma trama surpreendente que te deixa aflito, querendo saber o que acontece depois. É um suspense impressionante! E no meu jeito manteiga derretida de ser, eu admito que até derramei algumas lágrimas… Mas também ri. Nisso, dá pra notar que Através do Universo é realmente envolvente!
    Mesmo que tenha ido até o 23, eu recomendo que prossiga com o resto, Dominus. Ainda há muito a ser desvendado. Muito bom!

    • Concordo com seu comentário Gabriela. Quanto à leitura dos capítulos, tenho sim intenção de continuar acompanhando e a leitura dos 23 foi suficiente para chegar a esta crítica. Quis publicar a crítica logo para atrair mais leitores para a web antes de o final.
      🙂

Deixe um comentário

Séries de Web

Séries de Web