A Sangue Frio
Capítulo - 05
Escrito Por Felipe Lima & Bhrunno Acosta
1ª Cena - Grajaú/ Casa de Marta/ Dia.
(Continuação imediata do capítulo anterior.)
Marta - Então... O que a senhora deseja falar comigo?
Silvina - A sua filha não caiu porque se desequilibrou, ela caiu porque a Stella a empurrou.
( CAM foca no rosto de Marta, que está surpresa com o que acabara de ouvir.)
Marta - Como é?(Balança a cabeça em sinal negativo) Não. Stella jamais faria algo assim. Impossível! Elas eram melhores amigas.
Silvina - Pois ela fez. O motorista e eu vimos tudo.
Marta - E por que você escondeu isso durante todos esses meses?
Silvina - Eu não podia falar nada. Eu estava com meu marido doente, se eu abrisse minha boca, sem dúvida iriam me despedir.
Marta - Não iriam. Era para você ter falado no momento que viu isso.
Silvina - Eu sei, eu tive medo. Mas hoje resolvi falar, porque o Vinícius a pediu em casamento. E eu não posso permitir que isso aconteça.
Marta - Mas esse casamento não irá acontecer.
(Foco em Marta determinada.)
CORTA PARA:
2ª Cena - Imagens São Paulo/ Morumbi/ Mansão Drummond/ Interior/ Mais Tarde.
(Stella e Vinícius estão na mesa fazendo desjejum. Eles terminam, limpam suas bocas com uns guardanapos que estavam sobre a mesa e se dirigem para a porta de saída da mansão. Marta está lá, prestes a tocar a campainha. Stella e Vinícius se assustam ao vê-la.)
Vinícius - Dona Marta, que honra ter a senhora aqui, o que deseja?
Marta (ríspida) - Preciso falar com Stella, podemos?
Stella - Claro, vamos até a biblioteca.
(Stella e Marta se encaminham até a biblioteca.)
(Fundo: Erva Venenosa - Rita Lee.)
Stella - Então...Estou aqui.
(Fim da música. Tensão.)
Marta ( esbofeteia Stella) - Como você teve coragem, hein? Eu lhe considerava uma filha. E olha o que fez. Tudo isso por dinheiro?
(Stella furiosa leva sua mão ao seu rosto.)
Stella - Por que isso, tia Marta? Está falando de que?
Marta (irritada) - Não se faça de sonsa. Você matou minha filha para está na posição dela agora, sua assassina.
Stella (cínica) - Que absurdo! Jamais faria tal maldade. Quem lhe disse esse disparate?
Marta - Como você é cínica, dissimulada... Eu sei que foi você quem empurrou ela da escada. [...] E não importa quem falou. Vou agora mesmo falar para o Vinícius.
(Marta corre em direção a porta, mas Stella a impede de sair do local.)
Stella (segura Marta pelo braço) - Sabe, é?! Mas tem provas? Não. Então você vai falar o que para o Vinícius? Que eu dei empurrão na Fernanda? Ele não vai acreditar, ele está apaixonado por mim. Eu estou criando o filho dele com a sonsa da sua filhinha. Então ele jamais vai acreditar nessa besteira. Agora saia daqui e nunca mais volte. (Aponta para a saída.)
Marta (Tira a mão de Stella) - Tudo bem. Eu vou, mas fique ciente que um dia eu volto. E vou acabar com a sua vida, assim como você acabou com a da Fernanda.
Stella - Não tenho medo de ameaças.
Marta - Pois deveria ter.
(Marta se dirige para a saída. Stella a interrompe novamente.)
Stella - Seria uma pena se o jovem Thomaz pagasse pelas burradas da avó. (Gargalhadas.)
Marta (Desespera-se) - Você não seria capaz...
Stella - Diga isso à Fernanda.
(Marta olha com ódio para a garota. Depois disso, ela sai correndo aos prantos. Passa por Vinícius sem dizer nada.)
Vinícius - Dona Marta...
(Stella chega a porta de saída da mansão.)
Stella - Deixe-a ir, meu amor.
Vinícius - O que ela queria? Por que ela saiu assim?
Stella - Queria ver o Thomaz, mas eu disse que ele estava dormindo. [...] Ela se enfureceu.
Vinícius - Eu hein.
CAM CORTA PARA:
3ª Cena - Ruas de São Paulo/ Dia.
(Fundo - Instrumental Tristeza.)
Marta está perambulando pelas ruas da capital paulista. Chega a uma praça e se senta em um dos bancos. Ela volta a chorar silenciosamente. Um homem vê toda a sua angústia, se aproxima e se senta ao seu lado.
Homem - Por qual motivo choras?
Marta - Desculpa, mas não quero dividir minhas angústias com uma pessoa que eu não conheço.
Homem - Não seja por isso... Me chamo Otávio(Estende a mão para cumprimentá-la)
(Marta, ainda aos prantos, pega na mão do homem.)
Otávio - Agora pare de chorar! Como pode uma moça tão linda como você ficar com esses olhos inchados?!
Marta (Esboça um sorriso "amarelo") - Linda e moça? Eu? Não deve está falando da mesma pessoa.
Otávio - Claro que estou. Você é linda.
(CAM se afasta lentamente, mostrando os dois conversando. Fundo - É Preciso Saber Viver - Titãs. Tela escurece.)
Letreiro - 20 anos depois.
4ª Cena - Imagens por cima da capital paulista/ Morumbi/ Mansão Drummond/Interior/ Dia.
(Fundo: *Ego - Beyoncé.*)
Stella,de forma elegante, desce a escada. A mulher está com um vestido vermelho e decotado. O mordomo Sam aparece em sua frente. (Música cessa.)
Sam - Senhora, o que deseja para o almoço?
Stella - Isso é pergunta que se faça? Eu pago uma fortuna para Silvina e você, obviamente era para vocês saberem os meus desejos. Estou saindo, vou até a empresa, volto no almoço.
(Stella sai, deixando o rapaz falando sozinho.)
Sam (Em voz baixa) - Fortuna. [...] Sei...(ele dá uma risada falsa.)
CAM CORTA PARA:
(Stella entra em seu carro e manda uma mensagem para Fred.)
Mensagem - Te espero no mesmo lugar de sempre, seu gostoso. Beijos! Stella.
(Ela dá partida no carro, CAM lentamente se afasta.)
5ª Cena - Drummond Têxteis/ Matriz/ Sala de Vinícius/ Dia.
Vinícius está sentado em sua cadeira, na sala da presidência da Drummond Têxteis. Em sua frente está James, um grande amigo e filho de uns do acionistas da empresa, que infelizmente faleceu. Ele morava em Nova Iorque, e veio para o Brasil para administrar as ações que herdou de seu pai.
Vinícius - Fico muito feliz que você tenha regressado ao Brasil, James. [...] Ahhh, já ia me esquecendo. Hoje à noite chega um dos melhores diretores do Brasil, Bruno Lafaiete. Ele atualmente é diretor da nossa filial no Sul, mas o chamamos para nos auxiliar aqui em São Paulo.
James - Entendi. Então você quer me colocar como vice-presidente mesmo da Drummond Têxteis?
Vinícius - Isso. Se você aceitar, claro.
James - Raquel me convenceu a vir, né. Eu aceito.
(Eles se dão as mãos, em forma de cumprimento.)
Vinícius - Que ótimo, depois que papai se afastou das empresas, eu fiquei muito abarrotado de trabalho.
James - Eu sei que sim.Agora eu tenho que ir, Raquel me convocou para ir ver uma casa em Pinheiros.
Vinícius - Então vá o quanto antes. (Fala com um sorriso.)
CORTA PARA:
6ª Cena - Moscou-Rússia/ Mansão Wurttemberg / Noite.
Imagens da capital da Rússia são mostradas. CAM lenta para no luxuoso bairro Rublyovka. Por fim, adentra a Mansão dos Wurttemberg.
(Marta desce a escada, falando com preocupação.)
Marta - Otávio, Natasha ainda não chegou em casa. Estou preocupada.
Otávio - Ela me ligou, disse que iria dormir na casa de uma colega.
Marta - E por qual motivo não ligou pra mim?
Otávio - Talvez não queria lhe preocupar.
Marta - Iremos nos mudar para o Brasil depois de amanhã. Ela precisa arrumar suas malas. Você também.
Otávio (Estranha) - Qual a pressa de voltar ao Brasil?
Marta (Com raiva)- Não sei. Está aqui sua passagem. (Entrega a passagem para Otávio.)
Otávio - E se eu não quiser voltar?
Marta - Irá ficar aqui sozinho, porque eu irei de qualquer forma.
Otávio - Tudo bem. Eu vou com vocês.
Marta - Melhor escolha que fez.
(CAM escurece.)
7ª Cena - São Paulo/ Dia.
(Fundo: Aquarela do Brasil - Gal Costa.)
Mostram-se imagens de São Paulo. Pessoas transitando nas calçadas. Engarrafamentos.
(Fim da música. CORTA PARA:)
8ª Cena - Morumbi/ Mansão Drummond/Interior/ Dia.
(Vinícius entra na mansão, vai diretamente ao seu quarto. Ele estranha o fato de Stella não estar. Vai até a sala procurar por ela, sem êxito. Ele, então, chama Sam, o mordomo da família.)
Sam - Pois não, senhor! Me chamou?
Vinícius - Onde está Stella?
Sam - Ela disse que iria à empresa.
Vinícius (Desconfiado) - Tudo bem, obrigado. Pode se retirar.
(Sam retira-se.)
9ª Cena - Porto Alegre/ Dia.
(Fundo: Me Too - Meghan Trainor.)
Imagens aéreas de Porto Alegre são mostradas. Mostram-se pontos turísticos da cidade. CAM corta para o Bairro Bela Vista. Cobertura de Bruno Lafaiete.
(Bruno está em seu quarto, tranquilamente ele arruma suas malas. Gabriel, seu melhor amigo, adentra o local. Fim da música.)
Gabriel - Bicha, você quer mesmo que eu vá?
Bruno - Lógico. Minha vida inteira eu passei com você. [...] Se você não quiser ir, vou entender. Sei que será difícil se afastar dos seus pais.
Gabriel (Triste) - Que nada. Você sabe que desde que assumi minha homossexualidade, meus pais esqueceram que sou seu filho. [...] O problema é que percebo que sou um fardo para você.
(Bruno abraça Gabriel.)
Bruno - Para com isso, garoto. Eu te adoro!
Você é minha alegria. Não consigo me imaginar sem você.
Gabriel (Meio triste) - Não, Bruno. Você paga tudo pra mim. Minha faculdade, meus cartões, tudo. [...] Tenho que retribuir de alguma forma.
Bruno - O problema é esse? Vamos fazer assim, a partir de hoje você será meu assistente pessoal. Cuidará de toda minha agenda, okay?
(Gabriel dá pulos de alegria.)
Gabriel (Grita) - VIADOOOO, ADOREI! Serei tipo a Lú de Totalmente Demais. [...] Nem sei como agradecer por tudo.
(Os dois riem.)
Bruno - Não precisa. Agora vá arrumar suas malas, o vôo é logo à noite.
Gabriel - Tudo bem, estou indo.
Gabriel sai.
(CAM mostra Bruno continuando a arrumar suas malas. Música "Me Too - Meghan Trainor" toma conta do local.)
CORTA PARA:
10ª Cena - São Paulo/ Morumbi/ Mansão Drummond/ Interior/ Dia.
(Vinícius está deitado em sua cama. Stella chega, abre a porta vagarosamente. Stella adentra o local. Ao virar-se toma um susto com Vinícius, que a encara.)
Stella (Assustada, gagueja) - Vo, você aqui? A essa hora? Não deveria estar na empresa?
(Vinícius se levanta e vai em direção a sua esposa.)
Vinícius - Ué, vim passar a tarde com você.
Stella (Desconsertada) - Ah que bom.
(Vinícius puxa Stella para si, de modo que eles fiquem cara a cara.)
Vinícius - Onde você estava? Não me diga que estava na empresa, eu acabei de sair de lá. Ande, fale, onde você estava?
Stella (gaguejando) - É, é, é... Eu iria pra empresa, mas Raquel me ligou, disse que iria a Pinheiros ver umas das mansões que estava à venda. E eu fui com ela.
Vinícius - Ah, James me disse mesmo que Raquel iria ver essa mansão. Na próxima vez, avise.
Stella - Tudo bem, eu aviso. [...] Agora vou tomar um banho, estou cansada.
(Stella vai para o banheiro, Vinícius se joga na cama, fica pensativo. CAM CORTA PARA Silvina que ouvia toda a conversa atrás da porta. Ela desce a escada e fala a si própria.)
Silvina - Essas paredes dessa mansão guardam segredos que se revelados podem arruinar essa família.
(Sam ouve parte da conversa, estranha e indaga.)
Sam - O que você disse? Tá maluca? Falando sozinha...
Silvina (Desconversa) - Nada não. Estou pensando alto.
(CAM escurece. CORTA PARA)
11ª Cena - Moscou/ Mansão Wurttemberg/ Noite.
CAM mostra Natasha chegando com o seu carro. Estaciona, desce e adentra a sua casa. Marta está lá esperando por sua filha. Ela corre até Natasha.
Marta (preocupada) - Já estava ligando pra Polícia. Como some e me deixa sem notícias? Onde você estava?
Natasha (Abraçando Marta) - Desculpa, mãe. Prometo não fazer isso mais. E aí, comprou as passagens?
Marta - Comprei. Agora é só chegarmos ao Brasil. E lá, enfim, dar os primeiros passos de nosso plano.
Natasha (rindo) - Estou louca pra isso!
(Otávio, nesse momento, entra.)
Otávio - Que plano?
(As duas se calam. O silêncio toma conta do local.)
Otávio - Ande, me digam, que plano é esse?
(Marta e Natasha se olham assustadas.)
Foco em Marta. A imagem congela ganhando tons de vermelho sangue.
Fim do Capítulo.

0 Comentários